terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval? 2010

Nossa! Nunca pensei que fosse torcer tanto para o fim do carnaval, como fiz este ano.
Foram dias de agonia, e só me lembrava de um amigo que pensa que mora em um balneário chamado Muriqui e deve ter passado dias festivos e alegres...

Já eu, moro em um local que não pode mais ser chamado de balneário e acho até que faz divisa com o deste meu amigo. Aquilo tudo que já não mais freqüenta seu balneário, foi despejado para o meu, que coincidentemente chamam de Muriqui. O dele recebeu um choque de ordem que está sendo duradouro. Por aqui, só os quiosqueiros foram disciplinados a ferro e fogo. Recebemos neste feriado, os extraditados que lá freqüentavam. Todos e mais alguns se esbanjaram com o abandono de minha praia. Ambulantes invadiram a orla, as ruas e, em uma só noite, contei 33 vendedores de bebidas nas calçadas, que não poupavam crianças, nem adolescentes, isto porque não contei os vendedores de comida, legumes e frutas, roupas e objetos para moda praia de gosto surreal.
Os traficantes vieram curtir o carnaval e ainda aumentaram sua renda, desbancando os traficantes locais que tiveram que fazer liquidação, vendiam ovos de codorna e ofereciam seu brilho especial para o carnaval e acabaram utilizando com mais intensidade seus produtos que quase ficaram encalhados, mas por estar tão lotado meu balneário, acabaram por vender todo seu estoque.
Os poucos interessados em um divertimento saudável, ficavam vagando por meu Muriqui com suas famílias, perguntando onde poderiam levar suas crianças fantasiadas para curtirem uma folia gostosa, como deve ser a folia dos futuros adolescentes.
Aquela animação de blocos que tanto me deixa animada, com a batida de seus instrumentistas, não foi possível sentir. Para não ser injusta, teve um bloco na Segunda, que me tirou do exílio e me fez ter uma leve sensação de Carnaval. Um bloco que foi puxado por uma voz feminina e com uma batida de tremer o coração. Foi o bloco Afro de Muriqui.
Tivemos também, alguns blocos campanha eleitoral antecipada, patrocinados por José Luiz do Posto, sem posto, que “amorosamente” saudava seu eleitorado, aproveitando que o prefeito abandonou o município. Mostrava e dizia, que quem estivesse com raiva, fizesse melhor que ele.

Meu Muriqui não recebeu um adorno, meu Muriqui não recebeu bem seus turistas, meu Muriqui não se respeitou, meu Muriqui não protegeu seus habitantes.

Ficamos sem água, sem luz duas ou três vezes por dia, com carros de som tocando o nojento funk que foi expurgado do Muriqui de meu amigo e com os quiosqueiros localizados próximo do único evento patrocinado pela prefeitura, que foi o "Liberta Almas", entregue às moscas.

Fiquei com inveja do Muriqui do meu amigo, com delegado comprometido em sua palavra, com secretário de segurança empenhado em colocar ordem, com uma secretária de turismo eficiente e com seu prefeito empreendedor.

Culpei nossos quiosqueiros pela falta de infra-estrutura, falta de eventos para crianças, a insegurança, a falta de fiscalização e a invasão de lixo turístico.
E como não sou de ferro, terça-feira à tarde, fui participar do carnaval do município ao lado, que fez uma festa para todos os gostos e idades. Itaguaí não é turístico, mas cuidou da data com dedicação.
Parabenizo a administração do Muriqui do meu amigo, que fez um carnaval digno de um município turístico de fama internacional, como diz a secretária de turismo Keli Nascimento. Eta lêlê!

E Deus acaba de ouvir minhas preces e mandou uma chuvinha para lavar a alma e refrescar o corpo!

13 comentários:

  1. Me dá o endereço desse Muriqui do seu amigo pra eu passar o próximo carnaval pq Muriqui que moro é o mesmo retratado em sua vivência...

    Markito

    ResponderExcluir
  2. Eu sou o amigo oculto da Leila. E o balneário de que ela fala foi o que descrevi com sarcasmo em minha postagem de 23 de novembro último.
    "Foi um fim de semana prolongado e ma-ra-vi-lho-so que passei. Advinha onde... Foi num tranqüilo recanto de pescadores. Um aprazível resort denominado Muriqui. Mais exatamente na praia, dentro da minha casa."
    Na época, exaltava o choque de ordem que vinha sendo feito pelo Marquinhos e pelo Dr. Anderson.
    Isso porque não sou sectário do maniqueísmo injustificável para pessoas inteligentes. Ninguém foi mais crítico do carnaval de Muriqui do que eu quando escrevi "Muriqui no auge da bosta", em fevereiro/2009.
    Ninguém critica com maior rigor do que eu tudo que acontece de errado em Muriqui. Quem me acompanha sabe: critico com veemência atos e palavras de nossas autoridades. Apenas não levo a crítica para o terreno pessoal porque não sou maniqueísta. Ninguém, absolutamente ninguém, é totalmente bom ou totalmente mau.
    Exaltarei sempre quem, seja lá quem for, tentar - pelo menos tentar - impor a ordem no município.
    E sempre darei minha cara a tapa nas reuniões comunitárias com as autoridaddes, onde tenho feito e sempre farei as mesmas rigorosas críticas.
    Embora fique triste ao ver que sempre estou só nessas reuniões.
    O que eu vi e senti no carnaval deste ano está lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Adoro você!
    Mas, vamos reconhecer que também foi dito várias vezes por mim em seu blog, que o problema não é uma ação bombástica que surtiria o efeito desejado. Falei por diversas vezes que políticas públicas não são o ataque as consequências e sim a causa. E nunca poderia dar certo o tal "choque de ordem", já que a causa é justamente não existirem políticas públicas.
    As causas são falta de planos de ações, as causas são desqualificação dos gestores, as causas são falta de real interesse de todos, inclusive da própria sociedade.
    Quanto a comparecer em reuniões, não pense que só você está lá.
    Alguns esbravejam, outros observam e concluem se vale a pena a manifestação naquele momento. Prova disto, é que tu te manifestas e nada é assimilado por estes falsos gestores. Outros, não se manifestam ali, e agem com ações concretas que não aparecem de imediato, mas que trazem resultados sem estardalhaço e que não são imediatistas.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Leila, eu também te adoro.
    Mas, me diga quem está comigo esbravejando nas reuniões com as autoridades e pseudo-autoridades? Os anônimos do "Mangaratiba sem prefeito"? Se estavam, não abriram o bico e permaneceram no anonimato. Lançar ofensas e calúnias na comunidade do Orkut seriam as ações concretas de que você fala?
    Como um Dom Quixote, estarei sempre me manifestando e esbravejando - cara a cara com eles - até que um dia minhas opiniões sejam assimiladas. Tal como foi - entre outras - o choque de ordem que já surtiu algum efeito, embora seja combatido por aqueles que deveriam dar-lhe apoio.

    ResponderExcluir
  5. Essa é para o Marcos Silva (Markito).
    Como faço com todos os blogs que surgem no Município, estou saudando o seu em meu blog e colocando um link para encaminhar meus leitores para você.

    ResponderExcluir
  6. Lacerda,

    O que disse, é que vc esbraveja sozinho e ninguém assimila nada.
    Eu compareço a estas reuniões, não só nessas, como conferência da cultura, conselhos municipais e não me manifesto na maioria das vezes.
    Você mesmo já me disse que não adianta discutir com determinadas pessoas, pois corre-se o risco de assemelhar-se e ninguém distinguirá a diferença.
    As ações concretas que te disse, realmente estão acontecendo e não gostaria de alardear, pois ainda está só frutificando e pode ser podada intencionalmente por aqueles que se sentem ameaçados.
    Não é lorota, o trabalho não é com o poder público, mas afeta o poder público.
    Quase todos que participam não ofendem, ou lançam calúnias na comunidade.
    Claro que estes com perfil caluniador, estamos tendo todo o cuidado, mas não os rejeitamos, pois acreditamos que "ninguém é totalmente bom, nem totalmente mau" e queremos é mudar a forma de ver a responsabilidade de toda população neste caos que estamos enfrentando.
    Quanto ao choque de ordem, não consigo acreditar em ações espalhafatosas, descontinuadas e sem um próposito direcionado a população.
    Isto que você tem acreditado, não passa de promoção pessoal das pessoas envolvidas.

    ResponderExcluir
  7. O choque de ordem é p´ra valer e continua em vigor, sim. Eu vi. Tivemos carros de funkeiros rebocados e multados. Motos com descarga aberta foram apreendidas. Não vi passar nenhuma neste carnaval. Houve até uma tentativa de controle do acesso de carros à Av. Beira Mar.
    É impossível o controle absoluto dos ilícitos em todos os lugares e ao mesmo tempo. O ordenamento total vai levar tempo. Começou agora.
    Os quiosques - quase todos - já atenderam as determinações. E cada vez ganham mais dinheiro. Ninguém foi prejudicado. Aliás, por que você sempre defende os quiosques? Serão os quiosqueiros todos sempre perfeitos? Todos sempre bons moços? Experimente passar uma tarde de domingo de sol no quiosque 13. Leve a família.
    Temos que reconhecer que este ano não tivemos o auge da bosta do carnaval passado.
    Pô! Diga somente para mim quais são as ações concretas que estão frutificando. Quero apoiá-las. Eu quero participar de tudo que for feito pelo bem estar de Muriqui. Deixe o segredo para a Unidos da Tijuca. Mande-me informações por e-mail.
    Negar uma iniciativa como o choque de ordem porque ainda há desordem, é o mesmo que combater a Lei Seca porque muitos irresponsáveis ainda bebem e vão dirigir, causando mortes e acidentes graves.
    Disse, sim, que não discuto com idiotas porque os que assitem podem não perceber quem é quem. Mas, nas reuniões comunitárias sobre a segurança e o choque de ordem - nas quais jamais te encontrei - tenho discutido é com autoridades executivas, legislativas e policiais, não com idiotas.
    Ninguém é, mas, em certos momentos, o indivíduo pode ser sim totalmente mau. Por exemplo, quando usa o anonimato para dirigir ofensas e assacar calúnias contra outrem, não perdoando nem o defeito físico do semelhante. Quem coordena aquela comunidade devia ter um mínimo de escrúpulo e não permitir que aqueles conceitos funestos permaneçam lá para sempre. Será que é muito difícl colocar ordem naquela comunidade?
    As ações do Delegado não são espalhafatosas nem descontinuadas. Também não é promoção pessoal. É apenas uma atuação firme para ordenar o comportamento dos munícipes.
    Leia, por favor, o comentário que o Dr. Anderson Ribeiro Pinto fez hoje em meu blog.
    Estou com ele e não abro. Sei que ele me lê e assimila o que escrevo ou digo nas reuniões.
    Já existe vereador avaliando a reformulação da Guarda Municipal pois assimilou o que disse e escrevi.
    Você, também, assimilou tudo que escrevi sobre a GM e está usando os argumentos que lhe forneci.
    Portanto, eu esbravejo e muita gente boa assimila.

    ResponderExcluir
  8. Lacerda,
    "Disse, sim, que não discuto com idiotas porque os que assitem podem não perceber quem é quem. Mas, nas reuniões comunitárias sobre a segurança e o choque de ordem - nas quais jamais te encontrei - tenho discutido é com autoridades executivas, legislativas e policiais, não com idiotas."

    Por pertencerem ao executivo, legislativo e segurança, não poderemos encontrar idiotas?

    Procuro respeitar e não difamar, mas continuo não acreditando no choque de ordem da forma que foi implantado, mas não o boicoto. Eu somente o contesto.

    Quanto as ações do delegado e da PMM, é meu direito não concordar e isto não é prejudicial a sociedade é meu direito de opinião.
    E da mesma forma que você não gosta de comentar sobre milícia no município, eu também não quero entrar em detalhes com "autoridades policiais".

    E o fato de ter sido convencida quanto a GM ser reformulada, já te disse que pouco conheço do assunto e que diante de seus argumentos, atendi seu pedido e sempre que posso, peço para lerem seu blog que esclarece e amplia nossos conhecimentos em relação ao assunto, o que não te faz um comentarista incontestável e que está SEMPRE correto.
    Quanto as ações concretas, também acho imprudente divulgá-las e sinto que não são da forma que você acha impactantes e necessárias.
    Outra coisa, você não me encontrou, mas eu te encontrei em várias reuniões.
    O meu respeito por você é tamanho, que não tens nem idéia, mas não me impede de em certos assuntos, pensar e agir de forma antagônica.
    E quando foi que disse que os quiosqueiros são bons moços?
    Eu não os defendo, só não os acuso por toda esta porcaria que está virando nosso município.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. "...um comentarista incontestável e que está SEMPRE correto."
    Jesus diria assim: vós o dissestes.
    Eu não. Não me considero incontestável e digo sempre que sou politicamente quase incorreto. Apenas tenho opinião e fortes argumentos para defendê-la. Mas, posso mudá-la, a qualquer momento, pois, a coerência é uma virtude própria dos imbecis.
    Quando polemizo, não radicalizo, não sofismo, não invento. E nem me defendo, parto sempre para o ataque e deixo o oponente irritado. Por isso, vou parar por aqui. Senão você vai me odiar tanto quanto ao Gregório de Matos.
    Antes, porém, quero lhe dizer que o mais idiota nas reuniões de que participei - e não te vi - era este seu polêmico amigo. Das autoridades com as quais discuti, o menos esperto dava nó em pingo d´água.

    ResponderExcluir
  11. Eu disse que ia parar, mas não me contive. Tenho que reproduzir aqui o comentário que recebi do Aloísio Freitas em meu blog.
    "Aloísio Freitas disse...
    Não é porque o executivo não provê medidas de incentivo ao bom turismo que a polícia deve deixar de combater o mau turista.
    É ótimo que existam autoridades que fazem sua parte independentemente de outras se omitirem. Não é porque não posso ter um mundo ideal que vou desistir de apoiar um mundo razoável.
    Se cada um pensar desse jeito: "ah, eu não acredito porque só isso não basta", então será o caos."
    Agora, parei mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Lacerda,
    Que bom que parou, pois devo estar com algum problema para ordenar e expor minha opinião.

    Achei que tivesse conseguido expressar por tantas vezes que não sou contra o choque de ordem, mas está difícil de entender isto.

    Não vou mais rebater sua provocação. É sem sentido e perda de tempo. Como disse o Markito, "nem melhor, nem pior. Apenas diferente."

    Não é falta de argumentos que encerro este assunto, mas respeito por você e seus leitores que penso que não entenderam ou distorceram por alguma conveniência minhas palavras.

    Leia desde o início de suas postagens sobre o assunto, que não verás em nenhum momento críticas a se combater o mau turista, até porque isto ainda não aconteceu.

    Nunca disse que a "autoridade policial" não deve fazer a sua parte. Só penso que isto é balela, pois sem que as "autoridades municipais" não façam a sua parte, continuaremos com esta bandeira hasteada a meio pau.
    E não acredito nas intenções da "promoção choque de ordem", quando é tão omissa nas situações cotidianas do município. A mistura dos poderes é que combato, por ver por tantas vezes isto ser prejudicial a sociedade. Creio que você deve ter vivenciado estas situações.

    E interessante é que no tópico Balaio de Kotscho, eu é que dizia que criticar a ação correta da polícia no caso em questão era tolice. Sendo assim, se prestassem mais atenção nas postagens dos leitores, talvez conseguissem conhecê-los melhor e não houvesse tanta distorção a serviço da intransigência.

    Só respondendo a seu leitor,digo que justamente EU, é que não acredito que devemos parar de agir, por não querer pouco para nossa sociedade.

    Querendo muito, contestando o pouco, buscando mais alternativas é que talvez possamos chegar perto do melhor. Pedir ética, respeito, menos promoção pessoal e mais ações coerentes dos poderes, não é ser "sectário do maniqueísmo injustificável".

    ResponderExcluir
  13. Me desculpem a intromissão mas é que a Leila mensionou a minha pessoa com uma frase que utilizo com frequência.

    Olhando a discursão de vcs percebo que realmente Não existe o melhor e o pior já que vcs dois defendem a Cidade de Mangaratiba de forma tão brilhande.

    A grande diferença é que o Sr. Lacerda se mostra querer a ordem de forma totalmente radical enquanto a Leila se preocupa muito com a ordem só que com imensa preocupação de não prejudicar a sociedade.

    me desculpe Sr. Lacerda mas em seu Blog o Sr. disse que os quiosqueiros que a princípio se sentiam ameaçados, hj estão satisfeitíssimos. Não é isso que nós moradores percebemos...Andando pelas ruas, conversando com um e com outro dá pra sentir a insatisfação geral.

    É necessário ordem não só em nosso município como em toda área nacional só que em muitas situações se faz desnecessárias essas ações para mostrar serviço e sair tripudiando em pessoas que precisam trabalhar e manter suas famílias.Os quiosqueiros estariam realmente rindo á toa se não tivessem tantos ambulantes vendendo mercadorias a cada passo que se dava pelo calçadão...E cadê o choque de ordem nesse momento?

    Só para concluir: Vocês são os blogueiros mais populares de Mangaratiba e formadores de opinião qdo se trata de defender essa cidade tão ameaçada literalmente pela desordem em todos os sentidos.

    Markito

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!