sexta-feira, 23 de julho de 2010

O decadente Stallone & A decadente cultura local

Mangaratiba parou em homenagem subserviente ao cinema americano de quinta categoria.
Foi gente prá lá, gente prá cá, prefeito sorrindo em posição de halterofilista, secretária de turismo (??????) dando entrevistas de como elevar Mangaratiba ao turismo internacional, guardas municipais sendo contratados como seguranças do medíocre ator. E agora, vemos o resultado de tamanha indolência mental de nossa população e representantes.

O comércio levou o tão conhecido "beiço" da equipe de produção, aqueles que fizeram críticas ao grande empreendimento turístico local, foram execrados pelos "visionários" administradores e seus seguidores.

Retirei o texto abaixo do site da prefeitura municipal de Mangaratiba:

"Fim das Filmagens

Filmagens de Stallone chegam ao fim.

Cenas de ação movimentaram o centro da cidade.

As gravações em Mangaratiba do filme “Os Mercenários”, chegam ao fim esta semana. Depois de quase um mês de convivência, Sylvester Stallone, Jet Li, Jason Statham, Eric Roberts e companhia se despedem da população mangaratibense. Nesta sexta-feira (1), serão gravadas as últimas cenas na cidade. Esta última semana de gravações foi a mais emocionante, por contar com cenas de helicóptero, explosões de grande porte e ação pelas ruas da cidade.

Para Kelly Nascimento, superintendente de Turismo, a cidade terá um crescimento a curto prazo. “Sem dúvida esta é a melhor proposta para o desenvolvimento do turismo na região nos últimos anos. A economia local cresceu com essa produção, temos excelentes propostas para o futuro do turismo em nossa cidade“, comemora Kelly, que já adiantou alguns projetos futuros como exposições em praças, reestruturação da orla com uma estátua do ator no calçadão.

Para o Secretário de Segurança, Marcos Torres, apesar da mudança na rotina dos moradores no dia das filmagens, tudo correu como planejado, sem incidentes maiores. “A população entendeu a importância das filmagens e do planejamento da Prefeitura”, disse o secretário.

Os moradores de Mangaratiba terão assunto para conversar durante um bom tempo. Para Luciana Galvão, moradora de Muriqui, os dias de filmagens foram emocionantes, “São cenas que não sei se vou ver novamente, como aquelas manobras que o helicóptero fazia e depois a explosão no píer”, vibrou Luciana, que foi a cidade pagar uma conta a aproveitou para assistir as gravações."



Agora leiam a entrevista de Sylvester Stallone e, o que disse de nosso país e consequentemente de nosso povo local:


Sylvester Stallone faz piadas de mau gosto sobre o Brasil

Logo Terra

San Diego (EUA) - "Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles (os brasileiros) dizem obrigado", diz Sylvester Stallone, no painel de divulgação de seu filme Os Mercenários, durante a Comic-Con 2010. E se complicou ainda mais: "Obrigado, Obrigado e leve um macaco!", disse, imitando a voz de uma pessoa simplória.

Instigado pelo moderador do evento, Harry Knowles, dono do famoso site Ain't It Cool News, Stallone fez piada com o Brasil e, finalmente, demonstrou seu verdadeiro descontentamento com as filmagens no Rio de Janeiro.

Depois de sugerir problemas com a equipe de filmagem (cerca de 65 pessoas), em entrevista na semana passada, e inclusive mencionar o assunto no material oficial de divulgação do filme, o diretor e ator transformou a violência local em piada ao mencionar que foi necessário um grupo de 70 seguranças para garantir o bem estar de sua equipe.

Além disso, comentou o símbolo do B.O.P.E "os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro; já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso? Já mostra o quão problemático é aquele lugar".

A lavagem de roupa suja terminou com uma menção ao fato de "podermos ter explodido vários prédios, todos ficaram felizes e ainda trouxeram cachorros-quentes para aproveitar o fogo".


E a estátua do machão? Quem se habilita a inaugurar?

6 comentários:

  1. Seria muito bacana que o mesmo "staf" que ficou a paparicar a celebridade americana, inclusive dando as ordens de quem poderia ou não chegar perto do mesmo... afinal somos gratos ao tão acelerado crescimento ocorrido após as filmagens. (resposta a última pergunta do texto de Leila.)

    ResponderExcluir
  2. a triste declaração de uma pessoa
    As vezes falamos sem pensar e menosprezamos quem nos abriu portas e facilitou nossa vida. é muito triste estar hoje mangaratiba no centro destas tristes declarações. Que mudou rotina dos seus moradores, do comercio e sua vida. Ser tratada desta forma na imprensa internacional. Recebendo de forma até exagerada a produção deste filme, que até agora não vimos nenhum retorno deste esforço em dividendos para nossa região. a não ser sermos chamados de primitivos. serve de exemplo. Quando alguns cineastas nacionais não mereceram este "tapete vermelho" que este cidadão e sua produção estiveram por aqui. fica aqui uma reflexão. até quando vamos avaliar mal, quem realmente merce ser bem recepcionado.

    ResponderExcluir
  3. Cledson,

    Sinto que é mais que uma reflexão. Temos de fato que impulsionar uma mudança de comportamento cultural. Gestores medíocres, tomam decisões medícocres, baseados em sua pequena visão e formação diminuta. Resultado, população subserviente, desvalorizada em sua dignidade e cultura.

    Sempre me pergunto se temos estes gestores por sermos "assim", ou se somos "assim" por termos estes gestores.

    Ou se resgata a educação, a identidade cultural e a confiança em nossa cidadania, ou viveremos e veremos futuras gerações mais medíocres e incompetentes do que a atual.

    ResponderExcluir
  4. oi adorei este texto foi tudo aguardo outro cafè beijos

    ResponderExcluir
  5. vou dar minha opinião Turismo não é abrir as portas de nossa cidade para "os mercenários" nem encher as ruas com festas juninas sem estrutura com pessoas urinando ao ar livre e enchendo a cara, temos mar, montanha e cachoeiras para que?
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Anônimo ?????,

    Você tem razão. Turismo é mais que "arreganhar" as portas do município para "uso e desuso".

    Mas, isto só acontece, por falta de formação geral. Falta formação de identidade local, falta capacitação profissional dos gestores e munícipes, falta VONTADE de fazer certo.

    Crescimento predatório, onde o comércio não é capacitado ou incentivado a fornecer bons serviços, atrai que tipo de turismo?
    Crescimento sem infra-estrutura até mesmo para atender a população local, o que diremos em temporada?
    Fora o descaso com a cultura, com o meio ambiente que poderia sim, trazer o turismo ecológico para nossa Mangaratiba.

    São várias as questões que deveriam ser discutidas em plano diretor com a PARTICIPAÇÃO REAL da população e técnicos na área, para que mudássemos o futuro deste perfil turístico que vem destruindo nossa terra.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!