sábado, 20 de novembro de 2010

As mulheres de Mangaratiba

Bom, hoje, já estou refeita da quarta-feira. Não é que tenha ficado sem forças, mas fiquei por três dias, comemorando e analisando tudo que se passou.

E nestes dias de "boreste", onde fiquei ali, olhando da popa para a proa deste navio Mangaratiba, pensei muito em duas grandes mulheres que participaram desta suave rebelião. Escrevo sobre elas, pensando em todas nós.

A primeira, é uma grande mulher, muito inteligente e corajosa, que confiou em si e nas outras amigas, que nem conhecia profundamente.
Esta mulher tem o jeito despojado de quem sabe o que quer, sem precisar mostrar isto a todo momento. Muitas vezes é até mal interpretada, pois poucos são os que a conhecem de fato. É amiga até não poder mais. E como toda mulher inteligente, é cheia de conflitos interiores que a fazem pensar, pensar e agir sempre. É dona de seu destino, seja ele qual for.

A segunda é uma companheira de atitudes. É muito mais intuição do que razão. Coragem, também não lhe falta. E mais, é entrega pura, em tudo que faz. Esta é aparentemente mais "doce", porém não se enganem com este jeitão, que é a superfície da mais intensa dinamite. E como a primeira, é dona de suas decisões e das consequencias de seus atos.

A estas duas, vai aqui o meu carinho, minha admiração e minha reverência.

Parabéns a vocês e a todas que as acompanharam, sem mesmo saber que as estavam acompanhando. Parabéns pela sutileza em agregar conceitos, sem os impor a ninguém.
Parabéns as "Das loucas" que agiram como seres pensantes, racionais, emocionais e sociais.

Parabéns as mulheres de Mangaratiba que souberam se dar valor! Parabéns as novinhas, as senhorinhas, as bravas, as meigas, as assustadas, as corajosas e as pequenas meninas que se formarão grandes mulheres com a atitude de vocês.

Mangaratiba conta com vocês.

4 comentários:

  1. Tenha certeza de que você foi a força para nossas ações.

    Obrigada amiga!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    Não sei se você acertou quem és, mas a outra advinhou direitinho....

    Tenho muito orgulho de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao prêmio peixe podre com banana, não faltou a secretaria de obras e urbanismo? Cadê nosso valor histórico? E essa praça de Muriqui hein, que horror!

    ResponderExcluir
  4. Ricardo,

    Esta indicação vai para a categoria "hors concours". Com a Secretaria de obras e urbanismo, não dá para competir, sempre se supera. Como é uma secretaria cujo estrago é mais cultural e financeiro, deixemos que fique com a homenagem "hors concours".

    Aquela obra da praça é de extremo mau gosto, um desperdício de dinheiro público, já que logo que assumiu o governo, o ex-prefeito, "urbanizou" a praça, tirando chafariz, colocando brinquedos que ficaram sem manutenção, assim como a praça de skate, que está com tudo destruído. Não esquecendo de citar também aquela entrada no distrito, metálica e sem beleza. Os dizeres logo abaixo, perto do DPO; "Muriqui, CIDADE das cachoeiras".... POLUÍDAS, INVADIDAS, ABANDONADAS...

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!