domingo, 5 de dezembro de 2010

De adversários a inimigos - como inverter este caminho?

Estou totalmente descapitalizada em transferir minhas ideias para outras pessoas.

Quando isto acontece, procuro fazer o caminho inverso, capitalizar-me de várias leituras e assim, chegar a algo que ficará cravado em minha essência.
Fiquei estes dias lendo, navegando silenciosamente pela net, escutando pessoas e o mais importante, saboreando os pensamentos alheios.

Achei isto em um site, www.opinionsur.org.ar e já que continuo insossa...


http://www.opinionsur.org.ar/De-inimigos-a-adversarios

Transformaçôes - De inimigos a adversários
Roberto Sansón Mizrahi

  1. "Acontece que sou o dono da verdade; de toda a verdade, sempre. Procuro impor minha verdade e, se isso não for possível, rejeito as outras verdades e me recuso a colaborar. Me causa frustração e rancor que haja pessoas que não aceitem a minha verdade.
  • Essa atitude provoca sérios danos, que se agigantam quando várias pessoas igualmente convencidas de serem as donas da verdade colidem. O choque de verdades absolutas faz com que seja mais difícil distinguir entre inimigos e adversários, fato que nos leva a cometer erros e injustiças e a dilapidar as oportunidades de construir coisas em conjunto.
  • Acontece que sou o dono da verdade; de toda a verdade, sempre. Procuro impor minha verdade e, se isso não for possível, rejeito as outras verdades e me recuso a colaborar. Me causa frustração e rancor que haja pessoas que não aceitem a minha verdade".



Essa atitude provoca sérios danos, e seus efeitos se agigantam quando várias pessoas igualmente convencidas de serem as donas da verdade —de toda a verdade, sempre— colidem. Então, o diálogo fica travado, os argumentos se radicalizam, não importam as formas de cooperação ou de apoio mútuo. Surgem antagonismos carregados de agressões abertas ou encobertas, que desviam a energia social e a encaminham para o confronto, esterilizando o talento e a determinação.
Nesse cruzamento de egos e interesses, apontar as condutas destrutivas dos outros é mais simples do que reconhecer as próprias. Acontece que temos uma habilidade inacabável para negar que atuamos impelidos por nossos interesses e que somos capazes de justificar qualquer coisa contanto que consigamos nos arrogar a razão.

Num contexto de fortes antagonismos é difícil convocar e ser convocados, utilizar plenamente o potencial de um grupo, de um país ou da aldeia global. Pois, em lugar de tentarmos alinhar interesses e necessidades diversos, procuramos impor os nossos. Quanta dor causamos com isso!, quanta energia dilapidamos!, quantas luzes se apagam ou não chegam a ser acesas!

Qual a diferença entre inimigo e adversário? Inimigo é aquele que procura nossa destruição ou nossa submissão. Adversário é aquele que, ainda lutando por seus próprios interesses (materiais, emocionais, religiosos, ideológicos), não tenta nos destruir ou submeter, nem atua em detrimento de nossa realização pessoal. Se bem que existam casos em que essa distinção se torna difusa, há muitos outros em que fica claro quem é o adversário e quem é o inimigo.





Esta é a primeira postagem..... estou adaptando o que li para nossa realidade. Até mesmo, para que eu assimile que além dos adversários de minhas ideias, eu descobri os inimigos.

5 comentários:

  1. OLÁ PROFESSORES EFETIVOS, RECEBI ESTA PERGUNTA NO MEU BLOG:
    "se recebi um aumento durante o ano com sera o calculo do decimo terceiro? sera uma media dos salarios ou baseado no ultimo SAlArio? se recebi uma parcela jà antes do Aumento VOu recEbeR A DIFERENÇA na ULTima parCElA"?

    PARA ESCLARECER ESTA DÚVIDA, CONSULTEI UM ADVOGADO QUE ME DISSE O SEGUINTE:

    "O 13o. sempre é calculado com base no salário de dezembro, não importando qual valor o funcionário recebia antes. Se o valor da primeira parcela leva em consideração um montante inferior, a diferença tem que ser paga na segunda parcela".

    RESUMINDO O NOSSO 13º SALÁRIO VIRÁ COM REAJUSTE, VEJA O EXEMPLO ABAIXO:

    EU RECEBIA 862 REAIS, RECEBI NA 1 PARCELA DO 13º 431. COM O AUMENTO PASSAREI A RECEBER 1283 REAIS, VAMOS AOS CÁLCULOS?

    1283-129 (DESCONTO DA PREVI)= 1155 REAIS - 431 (QUE JÁ RECEBI DA 1 PARCELA) = 723 REAIS!!! EU RECEBEREI + OU - 723 REAIS DE 13 SLÁRIO JÁ COM A DIFERENÇA, FIQUEM LIGADOS.

    ResponderExcluir
  2. Legal! Só queria saber qual é o seu blog. Já disse que sou fã dos blogs.

    A resposta é esta mesma.

    ResponderExcluir
  3. PROFESSORA DE MURIQUI7 de dez. de 2010, 07:54:00

    PROFESSORES MANGARATIBENSES,
    ESTE NATAL SERÁ GORDO, RSRSRS, ENTÃO DOEM BRINQUEDOS, PARTICIPEM DA CAMPANHA!!!
    NO MEU CASO, NÃO SÓ DOAREI BRINQUEDOS COMO TODO MÊS DOAREI 2 CESTAS BÁSICAS A QUEM PRECISA.
    O QUE ADIANTA TER DINHEIRO NO BOLSO E NÃO TER PAZ NO CORAÇÃO? VAMOS AJUDAR O PÓXIMO TAMBÉM.
    ASS.: PROFESSORA DO C.M.NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (MURIQUI).

    ResponderExcluir
  4. Destaque em desqualificação - Indira!!!
    Adorei!!!, rsrsrs
    Essa cidadã não tem qualificação nenhuma, é estúpida, ignorante e enriqueceu com ajuda do dinheiro público!!!
    Ela tem uma big casa em Campo Grande!!! Não conseguiu po esforço do seu trabalho, pois na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, não exerce função nenhuma, ou seja, vive no telefone, só sabe humilhar os funcionários que ali estão...resumindo não tem competência!!! MAS CALMA, FALTA POUCO PARA ESSA GENTALHA LARGAR O OSSSO!!! VAMOS LANÇAR UMA CAMPANHA? ELA SE CHAMARÁ : BOTA O LIXO PRA FORA!

    ResponderExcluir
  5. E temos tanto lixo para botar para fora que precisaremos até de coleta seletiva....
    Claro que não vai dar para reciclar nada, mas vamos colocar o lixo poluente em caixas de chumbo, e enterrar bem fundo para não contaminar nosso município.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!