quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A tortura social

Definição de tortura:

Fonte Wilkipédia
Tortura é a imposição de dor física ou psicológica por crueldade, intimidação, punição, para obtenção de uma confissão, informação ou simplesmente por prazer da pessoa que tortura.


Fonte dicionário do Aurélio
Suplício, tormento, inflingido a alguém.


Com estas definições, percebo que Mangaratiba está vivendo o holocausto. Vivemos a barbárie social e que imposta a todos nós, deixa a marca da maldade estampada em nossa população.

E isto está acontecendo para toda população, já que até aqueles que levam fé ou pactuam com o desgoverno, também estão sob a tortura da incerteza que os leva a novos atos insanos, que alimentam a insegurança e o medo dos demais.

Amanheci assustada com nossa situação! Recebo tantos depoimentos e emails de pessoas querendo saber notícias de nossa situação política, apavoradas com a possibilidade de volta do ex-prefeito e o medo das ameaças que lhes são feitas.

A cada notícia de retorno de cassados, como foi o caso de Rosinha em Campos, a cada pipocar de fogos de artifícios, a cada sussurro nas repartições públicas, o medo se agiganta e queima nossa paz.

Toda quarta e toda sexta, em que o cassado não retorna, é um alívio para a população em geral, e um desespero para aqueles que esperavam o retorno, como quem joga na mega sena e se decepciona quando o sorteio lhes rouba os projetos de vida.

E pensando em projeto de vida, até nisto, sofremos muito. Como fazer projetos se as cores que se apresentam para pintarmos nossa tela cidadã, é escura e nebulosa?

Falam tudo de todos, soltam ao vento sujeiras que nos assustam!

Será que Mangaratiba só tem como futuro, a podridão do passado? A podridão varrida para nosso município?

Será que precisaremos sofrer mais? Será que Mangaratiba terá eternamente que conviver com a submissão ao pior que produzimos ou que agregamos a nossa sociedade?

Falam de máfias, milícias, contravenção, tráfico, grileiros, assassinos e toda sorte de crimes que alegam ser praticados por nossos possíveis substitutos ao ex-prefeito cassado que ainda nos assombra com suas ameaças de vingança e de maldições.

O delírio é tanto e a nossa condição psicológica é tão frágil, que estamos entregues a escuridão intelectual que o medo nos provoca.

Vamos sair disto! Vamos nos preparar para sermos donos de nossos destinos! Perder batalhas não significa perder o combate!

Eu continuo pronta para gritar! Vamos nos alimentar de força conjunta e participativa.

Quero cada um participando com as ferramentas que temos disponíveis. E se não temos ferramentas, temos nossa voz, nossas mãos que abrem caminhos, nossa liberdade de pensar e de caminhar sobre os escombros de nosso município.

E se mesmo assim não acertarmos, chamaremos o MOVIMENTO DE DIREITOS HUMANOS para promover um abraço simbólico a praça central de Mangaratiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!