sexta-feira, 30 de julho de 2010

Comunicado Cidadão - Conselho Tutelar

Para todos os eleitores de Mangaratiba que não lêem os jornais da prefeitura, ou melhor, os jornais que servem a prefeitura, ou melhor, os jornais locais, comunico que haverá eleições para o Conselho Tutelar de nosso município.

Não deixem de comparecer nos locais indicados, munidos de seu título de eleitor e carteira de identidade para EXERCEREM seu direito de cidadão e DEVER de participar das decisões tão importantes para nossa Mangaratiba.

Todos os conselhos devem ter a participação da sociedade civil, tanto em sua composição, quanto de sua eleição, para que tenhamos condições de fiscalizar, gerir e principalmente demonstrar com nossa participação, que estamos presentes nas decisões que afetarão nossa sociedade.

Locais de votação:

CRAS - Rua Ceci nr. 143, Itacuruçá
CECAP - Av. Nações Unidas nr. 653 - Muriqui
Secretaria Municipal de Ação Social - Rua Coronel Moreira Da Silva nr. 91 - Centro Mangaratiba
CAICA - Rua Angra dos Reis nr.125 - Praia do Saco
CAICA - Estrada São João Marcos s/nr - Serra do Piloto
CRAS - Estrada Rio Santos Km 65,5 - Conceição de Jacareí

Horário: 09:00 hs às 17:00 hs
Data: 09/08/2010

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Art. 155 do Código penal

Nos últimos dias, tenho sofrido muito por não ter optado por Direto quando era estudante!

Não entendo nada disto e mais, acho, vejam bem, ACHO que nosso código penal é ultrapassado, nossa justiça é uma lerdeza só, nosso judiciário está infectado de todas as mazelas que acometem a sociedade e não atende o clamor da sociedade em nenhuma de suas esferas.

Bom, mas o que quero escrever hoje é sobre um sonho que tive. Sonhei que batiam em minha porta, durante a noite, para que eu colocasse uma placa de candidato no meu jardim. E como estava com medo, gritei para o pessoal que já estava no jardim, intimidando-os de que eu estaria com o Código Penal nas mãos e, eles deveriam me dizer qual era o número do candidato para ver se eu podia deixá-los fincar a placa.
Disseram que não podiam dizer, disfarçaram depois, e eu insistindo. Até que tentaram me convencer de que eu iria aprovar por Amor a nossa Mangaratiba. Ameacei mais uma vez e fui muito corajosa, dizendo que iria soltar meu Labrador neles.
Foi quando me disseram que o número era 155. Clamei por Deus e gritei que ia chamar meu advogado e pedi que se retirassem.

Fiquei tão espantada com este sonho, que por favor, peço, não me deixem ver nenhuma placa com este número de candidato.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Decisões do TRE /RJ- Campos e Mangaratiba

A prefeita de Campos dos Goytacazes e seu vice, foram cassados no dia 30/05/2010, em processo "com semelhanças" ao do prefeito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito e seu vice Marcelo Tenório, que também tiveram seus diplomas cassados em 26/07/2010.

Trancrevo as notícias que foram publicadas no site do Tribunal Eleitoral/RJ :




TRE-RJ torna casal Garotinho inelegível e cassa mandato de Rosinha

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosângela Rosinha Garotinho por abuso do poder econômico. Ela foi beneficiada pelas práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008. Como Rosinha Garotinho obteve mais de 50% dos votos, o município pode passar por novas eleições. O uso indevido dos meios de comunicação social também levou a Corte a tornar inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio O Diário.

Por precaução, o TRE-RJ vai aguardar eventuais recursos e embargos, antes de convocar eleições suplementares em Campos. Caso a prefeita recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há imediato efeito suspensivo. Isso permite que ela aguarde o julgamento do recurso no cargo, além de repassar ao TSE a decisão final sobre a possível convocação de novas eleições na cidade. Já um eventual recurso de Anthony Garotinho não produz o mesmo benefício. Apenas uma medida cautelar concedida pelo TSE pode manter a possível candidatura de Garotinho ao governo do Estado neste ano.

O julgamento chegou a ficar empatado em três votos a três. Coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, o voto de desempate. “Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”, justificou o desembargador. Os votos vencidos foram do relator do processo, juiz Célio Salim e dos juízes Leonardo Antonelli e Luiz de Mello Serra. Os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio acompanharam o voto divergente do revisor, juiz Luiz Márcio Pereira. Houve ainda um impasse quanto ao início da contagem do prazo de inelegibilidade.

O juiz Luiz Márcio Pereira defendeu a tese de que o prazo deveria contar a partir da decisão, no que foi acompanhado pelo desembargador Nametala Jorge. Mas os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio entenderam que deve prevalecer a Súmula 19 do TSE, com a contagem a partir das eleições em que os fatos ocorreram, ou seja, em 2008. Para resolver o impasse, o juiz Luiz Márcio Pereira adotou o prazo da Súmula, o que significa que Anthony Garotinho e os radialistas Linda Mara da Silva, Patrícia Cordeiro Alves e Everton Fabio Nunes Paes estão inelegíveis ate 2011


Pseudoaumento a funcionários leva à cassação de prefeito de Mangaratiba

O TRE-RJ cassou e tornou inelegíveis por três anos o prefeito reeleito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto, e o vice, Marcelo Tenório da Cruz, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Como a chapa obteve 64% dos votos válidos nas eleições 2008, o município vai ter que realizar novas eleições, caso a sentença seja confirmada após o julgamento de embargos de declaração e de um eventual recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. A cassação ocorreu por maioria de três votos a dois.

O relator do processo, juiz Luiz Márcio Pereira, chegou a dizer que os fatos “são exemplo do mais completo descalabro e desrespeito ao interesse público”. No último dia permitido pela legislação, no dia sete de abril, Aarão enviou à Câmara de Vereadores um projeto de reestruturação de cargos e salários que aumentava os vencimentos de 1.450 servidores municipais. Sancionada em três de julho, a Lei Complementar n.º 6 teve os benefícios alardeados durante a campanha eleitoral, com amplo apoio dos jornais O Correio, O Foco e Jornal Atual.

Quinze dias após ser reeleito, em 20 de outubro, o prefeito Aarão Neto revogou a Lei que majorava o piso salarial dos servidores em 41,4%, passando de R$ 424,40 para R$ 600,00. Para o juiz Luiz Márcio Pereira, a medida não passou de um ardil para ludibriar os funcionários municipais. “Trata-se de um estelionato eleitoral”, disse. O relator lembrou ainda que, uma semana após revogar o benefício ao funcionalismo, o prefeito enviou à Câmara um projeto de lei em que aumentava o próprio salário, o do vice-prefeito e o dos secretários


No dia 01/07/2010 o Estadão publicava o resultado do julgamento da ação cautelar de Rosinha Garotinho:

MARIÂNGELA GALLUCCI - Agência Estado

A prefeita de Campos Goytacazes, Rosinha Garotinho, e seu vice, Francisco Arthur de Oliveira, fracassaram na tentativa de permanecer nos cargos. O ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou hoje uma ação cautelar na qual os dois pediam que fosse suspensa a cassação de seus mandatos.

Na ação, Rosinha e Oliveira contestavam decisão tomada na segunda-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro que confirmou a cassação dos mandatos e a inelegibilidade por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

A prefeita e seu vice queriam que os efeitos da decisão ficassem suspensos até que o TSE decida um recurso contra a cassação. Para tentar convencer o TSE, os dois argumentaram que havia risco de impossível reparação, já que seriam impedidos de exercer os cargos. Também afirmaram que a comunidade de Campos, no Rio de Janeiro, poderá sofrer prejuízos já que o TRE determinou a realização de novas eleições. Para eles, as "sucessivas alternâncias no exercício da chefia do executivo sempre são traumáticas".

Em sua decisão, o ministro Marcelo Ribeiro disse que o TRE analisou as provas e concluiu que ocorreu o abuso do poder econômico e o uso indevido dos meios de comunicação. Segundo ele, uma eventual reforma do julgamento levaria ao reexame de provas e fatos, o que é impossível no tipo de recurso protocolado por Rosinha e seu vice. Para o ministro, a prefeita e o vice "foram efetivamente beneficiados por atos de abuso com potencial para desequilibrar o pleito".


Podemos perceber que os processos e as argumentações para se manterem nos cargos, são bem semelhantes e, portanto, creio que poderemos confiar que ao menos no TSE, teremos uma decisão mais rápida e coerente, que acompanhará a decisão dos desembargadores que compareceram a sessão de 26/07/2010, varrendo de Mangaratiba este perfil de político que se prolifera em todo país.

Esperança de justiça, esperança de que ainda podemos crer que nem todos são corrompidos, ou esperança de que Deus tarda, mas não falha é o que vem alimentando a população de Mangaratiba!


Meu Guru, mais uma vez obrigada por me equilibrar em meus conflitos!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O decadente Stallone & A decadente cultura local

Mangaratiba parou em homenagem subserviente ao cinema americano de quinta categoria.
Foi gente prá lá, gente prá cá, prefeito sorrindo em posição de halterofilista, secretária de turismo (??????) dando entrevistas de como elevar Mangaratiba ao turismo internacional, guardas municipais sendo contratados como seguranças do medíocre ator. E agora, vemos o resultado de tamanha indolência mental de nossa população e representantes.

O comércio levou o tão conhecido "beiço" da equipe de produção, aqueles que fizeram críticas ao grande empreendimento turístico local, foram execrados pelos "visionários" administradores e seus seguidores.

Retirei o texto abaixo do site da prefeitura municipal de Mangaratiba:

"Fim das Filmagens

Filmagens de Stallone chegam ao fim.

Cenas de ação movimentaram o centro da cidade.

As gravações em Mangaratiba do filme “Os Mercenários”, chegam ao fim esta semana. Depois de quase um mês de convivência, Sylvester Stallone, Jet Li, Jason Statham, Eric Roberts e companhia se despedem da população mangaratibense. Nesta sexta-feira (1), serão gravadas as últimas cenas na cidade. Esta última semana de gravações foi a mais emocionante, por contar com cenas de helicóptero, explosões de grande porte e ação pelas ruas da cidade.

Para Kelly Nascimento, superintendente de Turismo, a cidade terá um crescimento a curto prazo. “Sem dúvida esta é a melhor proposta para o desenvolvimento do turismo na região nos últimos anos. A economia local cresceu com essa produção, temos excelentes propostas para o futuro do turismo em nossa cidade“, comemora Kelly, que já adiantou alguns projetos futuros como exposições em praças, reestruturação da orla com uma estátua do ator no calçadão.

Para o Secretário de Segurança, Marcos Torres, apesar da mudança na rotina dos moradores no dia das filmagens, tudo correu como planejado, sem incidentes maiores. “A população entendeu a importância das filmagens e do planejamento da Prefeitura”, disse o secretário.

Os moradores de Mangaratiba terão assunto para conversar durante um bom tempo. Para Luciana Galvão, moradora de Muriqui, os dias de filmagens foram emocionantes, “São cenas que não sei se vou ver novamente, como aquelas manobras que o helicóptero fazia e depois a explosão no píer”, vibrou Luciana, que foi a cidade pagar uma conta a aproveitou para assistir as gravações."



Agora leiam a entrevista de Sylvester Stallone e, o que disse de nosso país e consequentemente de nosso povo local:


Sylvester Stallone faz piadas de mau gosto sobre o Brasil

Logo Terra

San Diego (EUA) - "Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles (os brasileiros) dizem obrigado", diz Sylvester Stallone, no painel de divulgação de seu filme Os Mercenários, durante a Comic-Con 2010. E se complicou ainda mais: "Obrigado, Obrigado e leve um macaco!", disse, imitando a voz de uma pessoa simplória.

Instigado pelo moderador do evento, Harry Knowles, dono do famoso site Ain't It Cool News, Stallone fez piada com o Brasil e, finalmente, demonstrou seu verdadeiro descontentamento com as filmagens no Rio de Janeiro.

Depois de sugerir problemas com a equipe de filmagem (cerca de 65 pessoas), em entrevista na semana passada, e inclusive mencionar o assunto no material oficial de divulgação do filme, o diretor e ator transformou a violência local em piada ao mencionar que foi necessário um grupo de 70 seguranças para garantir o bem estar de sua equipe.

Além disso, comentou o símbolo do B.O.P.E "os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro; já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso? Já mostra o quão problemático é aquele lugar".

A lavagem de roupa suja terminou com uma menção ao fato de "podermos ter explodido vários prédios, todos ficaram felizes e ainda trouxeram cachorros-quentes para aproveitar o fogo".


E a estátua do machão? Quem se habilita a inaugurar?

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Crime eleitoral em comício de Sérgio Cabral, Dilma Rousseff e Lula.mp4





Estes são nossos políticos! Lei é para ser cumprida! Se não gostamos da lei, deve-se tentar modificá-la, com os mecanismos que dispomos, mas enquanto ela existe, é para ser cumprida.

Mangaratiba - Atenção / julgamento de processo cassação

Dia 26/07/2010, data em que o povo de Mangaratiba poderá, se a justiça for feita, respirar alividada e resgatar parte de sua dignidade.

Este é só o início de uma caminhada em busca de resgate de nossa capacidade de repudiar maus políticos. Espero que tenhamos aprendido alguma coisa. Espero com sinceridade que a vontade de acertar prevaleça e assim, tentando com toda a nossa capacidade de discernimento, separar o que é vantagem pessoal das necessidades de toda uma população.
Espero que nossa força seja capaz de efetuar a real mudança!

1-Agravo Regimental no RECURSO CONTRA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA Nº 83 (7733-37.2008.6.19.0054)
ORIGEM: RIO DE JANEIRO-RJ
RELATOR: JUIZ LUIZ MÁRCIO PEREIRA
AGRAVANTE : AARÃO DE MOURA BRITO NETO
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
AGRAVANTE : MARCELO TENÓRIO DA CRUZ
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
AGRAVADO : EVANDRO BERTINO JORGE
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outro
AGRAVADO : COLIGAÇÃO RENOVA MANGARATIBA (PCdoB, PSL, PR, PRP, PRB)
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros

2-Agravo Regimental no RECURSO ELEITORAL Nº 7291 (7636-37.2008.6.19.0054)
ORIGEM: RIO DE JANEIRO-RJ
RELATOR: JUIZ LUIZ MÁRCIO PEREIRA
AGRAVANTE : AARÃO DE MOURA BRITO NETO
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
AGRAVANTE : MARCELO TENÓRIO DA CRUZ
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
AGRAVADO : COLIGAÇÃO RENOVA MANGARATIBA (PCdoB, PSL, PR, PRP, PRB)
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros
AGRAVADO : EVANDRO BERTINO JORGE
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros

3-Agravo Regimental no RECURSO ELEITORAL Nº 7292 (8287-35.2009.6.19.0054)
ORIGEM: RIO DE JANEIRO-RJ
RELATOR: JUIZ LUIZ MÁRCIO PEREIRA
AGRAVANTE : AARÃO DE MOURA BRITO NETO
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
AGRAVANTE : MARCELO TENÓRIO DA CRUZ
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
AGRAVADO : COLIGAÇÃO RENOVA MANGARATIBA (PCdoB, PSL, PR, PRP, PRB)
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros
AGRAVADO : EVANDRO BERTINO JORGE
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros

4-RECURSO CONTRA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA Nº 83 (7733-37.2008.6.19.0054)
ORIGEM: MANGARATIBA-RJ (54ª ZONA ELEITORAL)
RELATOR: JUIZ LUIZ MÁRCIO PEREIRA
REVISOR: DES. FEDERAL RALDÊNIO BONIFÁCIO COSTA
RECORRENTE : COLIGAÇÃO RENOVA MANGARATIBA (PCdoB, PSL, PR, PRP, PRB)
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros
RECORRENTE : EVANDRO BERTINO JORGE
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros
RECORRIDO : AARÃO DE MOURA BRITO NETO
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
RECORRIDO : MARCELO TENÓRIO DA CRUZ
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
RECORRIDO : COLIGAÇÃO POR AMOR A MANGARATIBA (PDT, PTC, PTB, PMDB, PV, DEM, PTdoB, PT, PSDC, PSC, PSDB, PP, PHS, PTN, PPS, PMN)
ADVOGADO : Plinio Figueiredo e outros

5-RECURSO ELEITORAL Nº 7291 (7636-37.2008.6.19.0054)
ORIGEM: MANGARATIBA-RJ (54ª ZONA ELEITORAL)
RELATOR: JUIZ LUIZ MÁRCIO PEREIRA
REVISOR: DES. FEDERAL RALDÊNIO BONIFÁCIO COSTA
RECORRENTE : COLIGAÇÃO RENOVA MANGARATIBA (PCdoB, PSL, PR, PRP, PRB)
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros
RECORRENTE : EVANDRO BERTINO JORGE
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros
RECORRENTE : COLIGAÇÃO POR AMOR A MANGARATIBA (PDT, PTC, PTB, PMDB, PV, DEM, PTdoB, PT, PSDC, PSC, PSDB, PP, PHS, PTN, PRTB, PPS, PMN)
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
RECORRENTE : AARÃO DE MOURA BRITO NETO
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
RECORRENTE : MARCELO TENÓRIO DA CRUZ
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
RECORRIDO : COLIGAÇÃO RENOVA MANGARATIBA (PCdoB, PSL, PR, PRP, PRB)
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros
RECORRIDO : EVANDRO BERTINO JORGE
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros
RECORRIDO : COLIGAÇÃO POR AMOR A MANGARATIBA (PDT, PTC, PTB, PMDB, PV, DEM, PTdoB, PT, PSDC, PSC, PSDB, PP, PHS, PTN, PRTB, PPS, PMN)
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
RECORRIDO : AARÃO DE MOURA BRITO NETO
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
RECORRIDO : MARCELO TENÓRIO DA CRUZ
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros

6-RECURSO ELEITORAL Nº 7292 (8287-35.2009.6.19.0054)
ORIGEM: MANGARATIBA-RJ (54ª ZONA ELEITORAL)
RELATOR: JUIZ LUIZ MÁRCIO PEREIRA
REVISOR: JUIZ LUIZ MÁRCIO PEREIRA
RECORRENTE : COLIGAÇÃO POR AMOR A MANGARATIBA (PDT, PTC, PTB, PMDB, PV, DEM, PTdoB, PT, PSDC, PSC, PSDB, PP, PHS, PTN, PRTB, PPS, PMN)
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
RECORRENTE : AARÃO DE MOURA BRITO NETO
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
RECORRENTE : MARCELO TENÓRIO DA CRUZ
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho
RECORRIDO : COLIGAÇÃO RENOVA MANGARATIBA (PCdoB, PSL, PR, PRP, PRB)
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros
RECORRIDO : EVANDRO BERTINO JORGE
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outros


7-AÇÃO CAUTELAR Nº 248 (7758-81.2009.6.19.0000)
ORIGEM: MANGARATIBA-RJ
RELATOR: JUIZ LUIZ MÁRCIO PEREIRA
REQUERENTE : AARÃO DE MOURA BRITO NETO
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
REQUERENTE : MARCELO TENÓRIO DA CRUZ
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
REQUERIDO : COLIGAÇÃO RENOVA MANGARATIBA (PCdoB, PSL, PR, PRP, PRB)
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outro
REQUERIDO : EVANDRO BERTINO JORGE
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outro

8-AÇÃO CAUTELAR Nº 249 (7759-66.2009.6.19.0000)
ORIGEM: MANGARATIBA-RJ
RELATOR: JUIZ LUIZ MÁRCIO PEREIRA
REQUERENTE : AARÃO DE MOURA BRITO NETO
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
REQUERENTE : MARCELO TENÓRIO DA CRUZ
ADVOGADO : Fernando Marques de Campos Cabral Filho e outros
REQUERIDO : COLIGAÇÃO RENOVA MANGARATIBA (PCdoB, PSL, PR, PRP, PRB)
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outro
REQUERIDO : EVANDRO BERTINO JORGE
ADVOGADO : Afonso Henrique Destri e outro

terça-feira, 20 de julho de 2010

Uma espécie de Dom Quixote brasileiro







Ela caminha, não faz passeata.
Ela faz corpo a corpo, não se apoia em outro corpo.
Ela está nas conduções, nas ruas e nos shoppings.
Ela é o novo, o idoso, os cultos e não cultos.
Ela é o Brasil!

Mangaratiba - amor que causa dor.

Acho que vou matar o amor que sinto por Mangaratiba. Sério, estou ficando cansada de tanta impunidade, de tanta passividade.
Foi o lugar que mais amei. Aqui tive os melhores verões de minha vida.

Conheci Mangaratiba quando era uma menininha e logo no primeiro verão foi algo tão bom, que meu pai resolveu que aqui iríamos ter nossa casa de praia.

Por anos foi assim, fazíamos de tudo para passar no colégio sem prova final, para que em Novembro, pudéssemos estar livres. Se um de nós dessse bobeira, os outros só faltavam trucidar, pois perderíamos dias memoráveis.

Cresci vindo para Mangaratiba, aprendendo a ser livre e a viver em paz por 4 meses todos os anos de minha adolescência. Já adulta morei em outros lugares, outros climas e culturas, mas sou carioca e sempre que podia, retornava ao Rio. E, lá estava eu, de volta a visitar Mangaratiba.

Quando pude, vim morar por aqui e logo percebi que meus olhos insistiam em amar uma Mangaratiba que já não existia.

Só que estou cansando de amar e sofrer por isto. Nada funciona, tudo é feito com descuido e desprezo. Escolas que caem, postos de saúde sem médicos, obras de fachada, falta de saneamento básico, pessoas desestimuladas, "turistas" predadores, povo sem dignidade, políticos que são a cara dos eleitores deturpados.

A maior afronta que vejo, é nosso ex-prefeito garantir sua permanência com tanta arrogãncia, deixando toda a população ficar ciente de sua "força estranha" junto ao TRE. Não estou aguentando mais! Eles irão vencer por serem poucos os que realmente querem um lugar melhor para sua vida.

Assim, vou fazer com Mangaratiba, o que faço com amores que tive e que não valeram um minuto de minha vida.

Vou saindo de campo, vou olhando só os defeitos, vou começar a olhar outras paisagens e quando perceber..... já não estarei quimicamente ligada a um nada absoluto.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Apesar de você - Mangaratiba pede passagem!





Com muita fé na população de Mangaratiba, hoje vou de Chico Buarque, já que está chegando o momento de extirparmos um câncer de nossa política.

Apesar de você

(Chico Buarque)

Hoje você é quem manda
falou, tá falado,
não tem discussão, não.

A minha gente hoje anda
falando de lado
e olhando pro chão, viu.

Você que inventou esse estado
e inventou de inventar
toda a escuridão.

Você que inventou o pecado
esqueceu-se de inventar
o perdão.

Apesar de você
amanhã há de ser
outro dia.

Eu pergunto a você
onde vai se esconder
da enorme euforia.

Como vai proibir
quando o galo insistir
em cantar.

Água nova brotando
e a gente se amando
sem parar.

Quando chegar o momento
esse meu sofrimento
vou cobrar com juros, juro.

Todo esse amor reprimido,
esse grito contido,
este samba no escuro.

Você que inventou a tristeza
ora, tenha a fineza
de desinventar.

Você vai pagar e é dobrado
cada lágrima rolada
nesse meu penar.

Inda pago pra ver
o jardim florescer
qual você não queria.

Você vai se amargar
vendo o dia raiar
sem lhe pedir licença.

E eu vou morrer de rir
que esse dia há de vir
antes do que você pensa.

Você vai ter que ver
a manhã renascer
e esbanjar poesia.

Como vai se explicar
vendo o céu clarear
de repente, impunemente.

Como vai abafar
nosso coro a cantar
na sua frente.

Você vai se dar mal,
etecetera e tal,
lalaialalaia....

(1970)

sábado, 17 de julho de 2010

Marina Silva - as respostas que pedi.

Marina diz não ter patrimônio por investir em educação
.
A candidata à presidência pelo Partido Verde, Marina Silva, afirmou que seu patrimônio acumulado é menor que seu salário porque investe na educação de seus familiares. "Tenho oito irmãos e só quem estudou fui eu. Graças a Deus ninguém depende de ajuda do governo. Não juntei patrimônio porque ajudo minha família e invisto na educação de meus filhos e sobrinhos (...) eu ajudo a minha família, foi uma opção que fiz de não juntar patrimônio". Ela disse ainda ser arrimo de família e que patrocina a militância com dinheiro próprio.
.
Durante sabatina promovida nesta quinta-feira (15) pela Rede Record, a candidata disse que "valoriza cada centavo" de sua renda por ter passado por momentos difíceis. "É engraçado... alguns sofrem estranhamento por ter muito patrimônio, outros por ter pouco. Não sou uma pessoa que gasta mal. Eu, como ninguém, aprendi a valorizar meu salário. Quem já passou fome, já costurou para fora até tarde da noite para complementar a renda valoriza cada centavo".
.
Ela ainda voltou a criticar o Novo Código Florestal, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB), e que propõe, entre outras medidas, a anistia a produtores rurais por desmatamento . "Esse código nem merece o nome de código ambiental. Isso é um nome fantasia, é uma espécie de estelionato ambiental". A candidata afirma que está sendo realizado um perdão de desmatamento ilegal na ordem de 40 milhões de hectares. "Isso em qualquer país do mundo não aconteceria. Tenho respeito pelo Aldo, mas nessa questão do meio ambiente não conseguiu atualizar o discurso".
.
Questionada sobre o porquê de estar poupando o presidente Lula de críticas, Marina respondeu que faz isso para ser justa. "Não estou poupando (o Lula), quero ser justa. Não falo mal do vizinho", afirmou.
.A candidata disse que o Brasil está preparado para ter uma mulher presidente e que o que a diferencia de seus principais oponentes - Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) - é a visão de mundo. "A ministra Dilma é um pessoa competente, tenho respeito por ela. Tenho respeito e carinho pelos dois (Dilma e Serra) o que nos diferencia é a visão de mundo".

Ela relativizou a falta de apoio no Congresso Nacional e citou petistas e tucanos como reféns de apoios partidários. "O PSDB achou que iria governar sozinho e acabou refém do fisiologismo dos democratas. A mesma coisa com o PT, que acabou refém do fisiologismo do PMDB".

Aliança Gabeira/Serra
Sobre a aliança entre Serra e Gabeira, Marina disse que o tucano está apoiando Gabeira, mas que o candidato ao governo do Rio está apoiando a verde na corrida presidencial. "Estamos disputando voto do eleitor e o Gabeira coloca claramente a sua opção pelo nosso projeto (...) o governador Serra está apoiando o Gabeira, mas o Gabeira esta me apoiando".

Durante a sabatina, Marina Silva voltou a defender o fim do desperdício para aumentar os recursos destinados à educação. "Se a gente aumentar a eficiência e acabar com o desperdício, que muitas vezes vai para o dreno da corrupção (...) a gente pode chegar em torno de 7% do PIB (para a educação)".

Ao lembrar da sua saída do Ministério do Meio Ambiente, Marina acusou os ministros Stephanes, Mangabeira e Maggi de terem tentando induzir o presidente Lula para mudar o Plano de Desmatamento.

Marina criticou a forma como o governo fez o plano nacional de banda larga, em que a empresa de telecomunicações Oi teriam prioridade nas negociações. "As coisas deveriam ser feitas de forma transparente. (...) as pessoas perdem muito em função do processo". Na segunda-feira, a candidata criticou a maneira como vem sendo feita a compra de aviões caça para a defesa brasileira, acusando o governo ser pouco transparente.
.
Fonte
.
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4568557-EI15315,00-Marina+diz+nao+ter+patrimonio+por+investir+em+educacao.html



Recebi resposta semelhante por email, fazem dois dias.

La Barca e minha mãe




Olhem como o frio me faz pequena.
Desde que a Espanha ganhou a Copa, esta música retornou ao repertório de minha mente.
Minha mãe gostava tanto de Luis Miguel que disputávamos a tapa quem iria dar para ela as novidades do cantor.
Assim, ela tinha tudo que conseguíamos dele. DVD´S, CD´s, trechos de shows que gravávamos e até os mais novos se empenhavam nesta missão, contribuindo com pirataria e poster´s.
Depois que ela nos deixou por aqui, nunca mais consegui ouvir Luis Miguel. Tenho tudo guardado e não consigo nem tirar a poeira destas jóias.
Aí veio a Espanha e ganhou o título e, esta música retornou sem que eu pudesse fugir.
Resultado, conjugação de frio com saudades, me trazem lágrimas infantis que não consigo segurar.

Saudade dói demais...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

MANGARATIBA -situação ou oposição?

Em Mangaratiba, campanha eleitoral se faz durante 4 anos, ou melhor, é motivo para "arrumação" por 4 anos.

Venho recebendo propostas para apoiar candidatos(??????), tanto da situação, como da oposição, mas fico espantada com tudo isto, pois acho que até agora, não consegui me fazer entender.

Então resolvi postar uma explicação, da forma mais simples possível, que talvez faça com que meus amigos virtuais, percebam os motivos de não atender estes apelos de apoio.


Se eu apoiar algum candidato local, nunca mais vou conseguir escrever uma linha sobre minha forma de pensar o que é política, cidadania e responsabilidade. Vou matar minhas concepções e ideais.

Escrevo por independência, escrevo por querer partilhar aquilo que penso e, se com isto conseguir que uma pessoa somente passe a encarar a política e cidadania de forma mais ativa e consciente, já me sentirei com a sensação de dever cumprido.

Eu jamais irei manipular a confiança das pessoas que por aqui passam,escrevendo coisas de políticos locais que já tiveram sua oportunidade de fazer valer a representação que a população lhes confiou e desperdiçou-a em sujeira e lama.

Uma vez, meu amigo disse que não existem pessoas totalmente boas, ou totalmente más, e concordo com isto, mas até agora, por aqui, só tenho recebido convites sinistros, onde a distorção de valores é a máxima, travestida de interesse em mudanças.

Não existe dinheiro ou massagem no ego que suplantem minha liberdade de expressar meu interior. Assim, vou dispensando os convites que me levem ao meu pior elemento de composição, fazendo com que seja mais uma pessoa a ceder as tentações de dinheiro fácil.

Nenhum candidato precisa me conhecer pessoalmente, posso ajudar sim, trocando ideias e colaborando com a mudança que dizem querer, caso seja este o intuito real.

Sou como qualquer um, e preciso ganhar o pão nosso de cada dia, mas gosto de pão fresquinho, quente e com manteiga derretendo, e este pão que gosto, não tem preço!

Este pão é sonhado, feito com minhas mãos e servido com muito carinho.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Que dia!

Que dia cansativo e teimoso. Teima em não acabar, insiste em me fazer pensar e não permite que eu descanse.

Corri para lá, corri para cá e parecia que estava correndo atrás do rabo, como fazem uns cachorros loucos que nada mais podem fazer do que tentar parar o ridículo rabo que não para de balançar.

Hoje, somente por dois momentos, tive motivos para não desanimar.

O primeiro, foi quando entrei em casa e vi minha irmã. Como ela é linda! Como pode ser tão amiga e intacta? Ela é a minha outra eu. Tão diferente de mim, e tão completa, que me faz sentir paz.
Depois de sentir este calor de paz, meus olhos e sentidos absorveram meus outros amores que foram me aguando, até que todo ressecamento causado pelo vento Vieira fosse embora.

O outro momento, foi quando iria postar minha indignação com a administração de Mangaratiba e passei antes no blog do Lacerda. Antes de ler a postagem nova de meu guru, vi somente o título e pensei: "- Hoje não! Não vou aceitar esta provocação! Lá vem a Dilma!"

E para me aconchegar mais ao final do dia e, esquecer por algumas horas, que temos tanto que brigar, para que o mínimo de respeito às pessoas aconteça, fui presenteada com um carinho virtual que me recarregou de forças para um novo dia.

Obrigada meu guru!

CMNSG - Mangaratiba parte 2

Dia 30/06 foi entregue a comunidade a obra de resserviço do telhado do Colégio Nossa Senhora das Graças, que havia desabado em 3 de Junho, após obra de reforma que durou 4 meses.
Infelizmente, hoje amanhecemos com o colégio interditado novamente pelos mesmos motivos.

Até quando teremos que desviar as responsabilidades e culpar o Vieira?
É um absurdo que não haja uma manifestação de cobrança de responsabilidades.

Hoje iria postar uma mensagem ao vereador Gustavo Busse, que passou a ser um dos seguidores de meu blog neste fim de semana, mas vou aproveitar para me dirigir a ele para que se posicione ao lado da população que o elegeu e, cobre esclarecimentos, prioridade de ação junto a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Obras.

Descaso mata, revolta e tenta submeter a população aos desmandos de um desgoverno que nem em ações simples, como reforma de um colégio, consegue estabelecer um mínimo de qualidade para atender as necessidades de seu povo.

Sr. Gustavo, em nome de sua representação, solicito que abrace esta causa.

sábado, 10 de julho de 2010

Dilma Rousseff, Rolando Lero em BH!




Genuinamente um produto sem certificado de garantia!

Perguntei a algumas amigas, se, sendo elas acionistas de alguma empresa, ou se precisassem contratar algum funcionário para sua casa, ou se precisassem escolher um médico e outras questões, confiariam em alguém que não tem convicção em suas ações.

Fiz as seguintes perguntas:

- Você confiaria sua empresa a algum executivo que antes de uma reunião de votação, mudasse por diversas vezes um projeto de ação, e que assina sem ao menos ler o que está escrito?

- Você confiaria a organização doméstica de sua família nas mãos de um profissional que deixa que outros escolham a equipe que comandará?

- Você confiaria a saúde de seus filhos ou a sua, a algum profissional que não tratasse uma pneumonia, por estar de olho em instrumentar uma cirurgia cardíaca?

- Você confiaria a educação de seus filhos a uma escola cujo diretor fosse o .... Rolando Lero?


Todas me responderam que NÃO CONFIARIAM!

ESTE É O PATRIMÔNIO DE MARINA SILVA

terça-feira, 6 de julho de 2010

IDEB 2009 - MANGARATIBA

Saiu o resultado do IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) e mais uma vez a realidade contradiz o slogan de nossa prefeitura, onde "Educação de Ouro" é mais uma propaganda enganosa a serviço do nada.

http://portal.mec.gov.br

Município Mangaratiba
IDEB observado
2005 - 4,1
2007 - 3,9
2009 - 4,2

Metas Projetadas
2007 - 4,2
2009 - 4,5

Resultado por escola
2009 - 4a série

Colégio Hermínia de Oliveira Mattos - 2,7 Meta Projetada - 3,8
Colégio Nossa Senhora das Graças - 4,0 Meta Projetada - 4,8
CIEP Candido Jorge Capixaba - 4,0 Meta projetada - 4,6
Escola Caetano de Oliveira - 4,4 Meta projetada - 5,0
Escola Coronel Moreira da Silva - 3,9 Meta projetada - 3,8
Escola Maria Augusta Lopes - 4,9 Meta projetada - 4,6
Escola Presidente Castelo Branco - 3,7 Meta projetada - 4,4
Escola Victor de Souza Breves - 5,0 Meta projetada - 4,0

Resultado por escola
2009 - 8a série

Colégio Hermínia de Oliveira Mattos - 3,2 Meta Projetada - 3,0
Colégio Nossa Senhora das Graças - 3,9 Meta Projetada - 4,1
CIEP Candido Jorge Capixaba - 3,7 Meta projetada - 3,9
Escola Caetano de Oliveira - 3,1 Meta projetada - 4,0
Escola Coronel Moreira da Silva - 4,7 Meta projetada - 3,8


Já sabíamos que este seria o resultado, já prevíamos esta contraprova.
Não é necessário ser educador, nem mesmo especialista na área para que tivéssemos este "feeling". Bastaria ser responsável por algum aluno da educação básica de nosso município para termos uma ideia dos resultados.


Dizer que fiquei admirada de uma educação tão premiada, não conseguir atingir as metas estabelecidas novamente, seria mentira. Ainda espero a resposta no blog do Lacerda, do superintendente de comunicação da prefeitura, elucidando as dúvidas da população quanto aos prêmios conquistados por Mangaratiba.

Assim, sem respostas fui comparar alguns municípios com o nosso e vejam:
Angra dos Reis, Aperibé, Areal, Armação de Búzios, Bom Jardim, Cabo Frio, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Casemiro de Abreu, Comendador Levy Gasparin, Conceição de Macabu, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Itatiaia, Japeri, Macaé, Mesquita, Miguel Pereira, Natividade, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçú, Paracambi, Paraiba do Sul, Paraty, Paty de Alferes, Petrópolis, Pinheral, Piraí, Porto Real, Quatis, Quissamâ, Rezende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santo Antonio de Pádua, São fidelis, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Tanguá, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda, CONSEGUIRAM ATINGIR AS METAS PARA O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Este resultado é fruto de investimentos na área de educação destes municípios, mesmo que suas metas sejam baseadas em índices iniciais menores.
Isto é fácil de se perceber até em Mangaratiba, pois as escolas que se destacaram, receberam investimentos diferenciados das outras.

Vi municípios com PIB per capita bem menores que o nosso, investirem em educação.
Vi municípios com problemas maiores até que os nossos, em dois anos, modificarem o quadro de sua educação, como Itaguaí e Seropédica.
Enfim, vi municípios sem premiação nenhuma, valorizarem seus educadores com piso salarial muito acima dos educadores de Mangaratiba, resultando em maior qualidade de ensino.

E aí? Quem poderá explicar este enigma da Educação de Ouro?