domingo, 6 de fevereiro de 2011

Detalhes da eleição em Mangaratiba

Agência de notícias do TRE



Capixaba é o novo prefeito de Mangaratiba

Com 11.250 votos, o candidato da Coligação Renova Mangaratiba (PR, PSL, PCdoB, PHS, PRB e PT), Evandro Bertino Jorge, o Capixaba, venceu a eleição suplementar de Mangaratiba. O novo prefeito do município recebeu o equivalente a 55,76% dos votos válidos e deve ser diplomado em 10 dias, caso sejam aprovadas as contas de campanha. O candidato do PMDB, José Luiz Figueiredo Freijanes, o José Luiz do Posto, ficou em segundo lugar com 6.892 votos (34,16%). Em terceiro, ficou Ruy Tavares Quintanilha, o Dr. Ruy, da Coligação Por uma Mangaratiba com mais Saúde (PV, PSB e PT do B), com 2.032 votos (10,07%).

“Tudo ocorreu conforme o planejamento por diversos motivos, como o trabalho preventivo realizado por meio de reuniões com os candidatos e partidos e o suporte do TRE-RJ, principalmente da Corregedoria e da Presidência”, analisou o juiz da 54ª Zona Eleitoral, Rafael de Oliveira Fonseca. Houve uma abstenção de 4.735 eleitores (18,42%), número que o magistrado considerou dentro do esperado. “As ausências foram normais, tendo em vista se tratar de um local de veraneio, onde muitos eleitores não moram no município”, esclareceu.

O promotor eleitoral Vinicius Winter de S. Lima destacou a atuação da fiscalização. “A eleição foi um sucesso graças ao trabalho, ao longo de todo o período eleitoral, da fiscalização realizado pela Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral”, disse. Nenhuma das 92 urnas eletrônicas instaladas nos 16 locais de votação foi substituída.

Detenções

Mesmo com o clima de tranquilidade, a eleição suplementar em Mangaratiba registrou duas detenções por suposta prática de crime eleitoral. Encontrado com uma relação de nomes de eleitores, um homem foi detido próximo à Praça Robert Simões, no Centro de Mangaratiba. Também surpreendido com uma lista de nomes, outro homem foi detido na praia do Saco. Ele carregava notas de R$50, que totalizavam a quantia de R$550. Por determinação do juiz da 54ª ZE, Rafael de Oliveira Fonseca, os suspeitos foram encaminhados ao Fórum da cidade e serão ouvidos por agentes da Polícia Federal. Nos dois casos, os policiais vão investigar a possível captação ilícita de sufrágio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!