quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Entrevista ao jornal Atual -Dr. Ruy

Entrevista ao Jornal Atual, que será publicada em 04/02/11.



RESPONDENDO:

1 - Comparada a dos adversários, o senhor fez uma campanha tímida, não anunciou apoios de políticos, não promoveu grande reuniões. O senhor acredita que a estrutura de que dispôs garante alguma chance de vitória?

Não é uma candidatura apenas para avaliar o potencial?

Não classifico a nossa campanha como tímida! Classifico-a como uma campanha de poucos recursos. Não tivemos nossa campanha financiada por políticos de outros municípios nem por empresários interessados em prestar determinados serviços para a Prefeitura. Não acredito no vale-tudo para se eleger e nem que somente com dinheiro se consegue uma vitória nas urnas.

Pautamos nossa campanha na propaganda que podíamos pagar, em poucos carros de som e em reuniões com 20 a 30 pessoas. Mas nosso grande esforço foi percorrer o município a pé, de casa em casa, conversando com todos os eleitores.
Toda candidatura é para se avaliar o potencial. A vitória não é de quem tem mais placas, mais carros de som, de centenas de pessoas trabalhando em sua campanha ou de quem gastou mais milhões. A vitória vem do povo. Vem do voto de cada um de nós. Por isso acredito na vitória.


2 - Não é complicado estar num embate eleitoral contra adversários que se associam a padrinhos com o peso de deputados federais, prefeitos, secretários de estado, senadores, governador e até presidente?


São padrinhos políticos que muitos munícipes nem conhecem (prefeitos de cidades distantes, deputados e senadores que nunca vieram ao município). Apoios de políticos conhecidos (prefeitos cassados, secretários envolvidos com escândalos na LOTERJ, secretários municipais que já tiveram seu enterro simbólico em frente a prefeitura de Mangaratiba) e já reprovados pelo povo. Apoio de um governador que retirou as vans de Mangaratiba, que retirou o segundo grau da Ilha da Gamboa, de Itacuruça e de ConceiÇão de Jacareí e que prometeu asfaltar a Estrada da Serra do Piloto. E a Presidente e o ex-presidente, será que sonham que em Mangaratiba seus nomes estão sendo usados?
Sem estes apoios minha campanha ficou sem os milhões investidos, mas ficou leve e sem compromissos com pessoas de fora, meu c ompromisso é com os mangaratibenses.


3 - Quais o senhor considera as suas melhores credenciais para almejar o cargo de prefeito?


O maior problema que encontramos em nosso município são as condições precárias em que se encontra nosso serviço de saúde. Nada melhor que um médico para enfrentar essa situação. Já trabalhei no Hospital Municipal e em todos os postos de saúde do município, conheço os problemas da saúde por dentro. Sou jovem, pós graduado em administração pública pela Universidade Cândido Mendes e estou em meu segundo mandato de vereador, por isso acredito ser o candidato mais preparado para assumir o cargo.


4 - O senhor acha que em apenas dois anos consegue tornar realidade todas as prioridades que apresentou ao ATUAL

As propostas na área da saúde são prioridade, pois o estado do serviço é muito ruim. Acredito que em menos de 02 anos veremos a grande diferrença no serviço prestado. E nas outras áreas, as prpostas que não conseguirmos tornar realidade, já teremos dado o pontapé inicial para que elas se concretizem.


5 - Agora, na campanha, o senhor tem seis vereadores como adversários. Em caso de eleição, como será sua relação com eles?

A mesma relação respeitosa que tínhamos anteriormente. Um Prefeito deve valorizar o vereador, pois este é o elo entre o povo e o Prefeito.


6 - E com o Poder Legislativo, de uma maneira geral?


Numa eleição os adversários nunca devem tornar-se inimigos. Acabada a eleição a cidade deve ser gerida da melhor forma possível. O Poder Legislativo deve ser respeitado, pois tem a importante função de fiscalizar os atos do Executivo. E assim o farei.


7 - Quais serão as suas primeiras preocupações caso seja eleito?


Fazer um levantamento imediato das condições financeiras em que a prefeitura se encontra e dos compromissos já empenhados para o ano de 2011, pelos dois gestores que me antecederam. Intensificar medidas para aumentar nossa arrecadação. Rever todos os contratos da prefeitura, principalmente os contratos milionários. E iniciar a operação caça funcionário fantasma. Com o dinheiro economizado, faremos uma saúde melhor para nossa população.

8 - Que perfil terá o secretariado em sua eventual administração?


Pessoas preferencialmente moradoras do município e que possuam qualidades técnicas para exercer a função de secretário da melhor forma possível.


9 - O tema Saúde foi prioridade para os três candidatos, principalmente para o senhor, que fez dele a principal bandeira. Antes mesmo da eleição, os vereadores eram unânimes em criticar a gestão da área. O que se pode fazer de imediato para mudar essa situação?


Somente com a valorização do médico, aumentando seu salário e melhorando suas condições de trabalho, é que poderemos contratar médicos clínicos para substituir os acadêmicos (estudantes de medicina) nos postos de saúde e no Hospital Municipal. Contratando pediatras para atender nos postor de saúde, inicialmente em dias alternados. E iniciar o atendimento no Posto de Saúde do Ranchito para 24 horas.


A - É fato que as soluções nessa área demandam esforços que não se restringem aos limites das municipalidades. É possível, por exemplo, investir já num Consórcio Intermunicipal de Saúde?


Na saúde de Mangaratiba não funciona o básico, o atendimento nos postos de saúde e na emergência do Hospital Municipal é feito por acadêmicos. A estratégia de saúde da família (ESF) que supostamente abrangeria toda a população, atende dois ou 03 dias na semana, nas unidades que dispõe de médicos, em outras o trabalho é realizado pela enfermeira. Essa atenção básica é de responsabilidade do município.


O consórcio intermunicipal é para tentar resolver situações mais complexas, como exames de tomografia, cateterismo e ressonância, cirurgias complexas, como neurocirurgias e tratamentos caros como quimioterapia e radioterapia. Para que o consórcio seja viável, os políticos devem deixar as divergências políticas e seus super-egos de lado, para que haja uma união em prol da saúde do povo.

B - Como um médico prefeito vai lidar com uma situação tão complicada?


Situação complicada e muitas vezes desesperadora para um gestor mal preparado, mas para mim a solução deste problema será iniciada no primeiro dia de governo.

10 - O senhor falou que como eventual prefeito vai governar para a periferia. Que medidas práticas, por exemplo, estariam incorporadas a essa vontade?


Construção do Parque Ecológico Macaco Muriqui, na Cachoeira I. Trazendo turistas e gerando mão de obra na localidade. Reurbanização, construção de fossas sépticas, captação de água e a criação dos agentes de limpeza urbana, que devem ser moradores das comunidades e serão responsáveis pela limpeza, nas comunidades da Gamboa, Cachoeira I e II, Morro do Cristo, Parque Bela Vista e Morro Santo Antônio.
E garantir que estas comunidades sejam cobertas pela Estratégia de Saúde da Família.


11 - Qual a visão de um integrante do Partido Verde sobre a realidade de Mangaratiba nesse particular?


Temos em nossa cidade um verdadeiro LIXÃO. Queremos, através de um estudo feito pela UFRJ, transformar esse lixão em um aterro sanitário. Implantar a coleta de lixo seletiva e a reciclagem do óleo de cozinha. Queremos em parceria com as escolas e com a comunidade efetuar o replantio de mudas de árvores nativas para reflorestar nossas encostas.

Queremos construir muros ecológicos, nas comunidades, para conter as construções ilegais e iniciar medidas de despoluição de nossas cachoeiras.


12 - Qual a estratégia para os últimos momentos da campanha?


Tentar refazer todo percurso, de forma mais rápida, de toda nossa caminhada por todas as ruas do município.


13 - Sua expectativa com relação ao resultado?


Espero que o resultado seja a eleição de um prefeito que governe realmente para o povo, e não para o grupo de pessoas que o elegeu ou que patrocinou sua campanha! Que olhe pelas comunidades mais carentes e pelas pessoas mais humildes e que tome atitudes firmes para melhorar o sistema de saúde de nosso município.


14 - Independente do resultado, com que sentimento o senhor encerra a campanha?

Com o sentimento de dever cumprido. De poder ser a opção de uma candidatura limpa e sem apoios milionários, de ter oferecido a população um candidato, médico e especializado, realmente preparado para ser o gestor do nosso Município. Com a conciência limpa de não ter loteado a Prefeitura e negociado as sua secretarias em troco de apoio político ou financeiro. De ser contra o vale-tudo para se eleger.

15 - Alguma surpresa positiva ou negativa marcou esses dias?


Negativa - O estado de abandono, dos serviços essenciais que o poder público deveria estar oferecendo e não está, nas comunidades da Vila Benedita, Cachoeira I e II, Morro Santo Antônio e Morro do Cristo.


Positiva - Ter visto nos olhos de centenas de pessoas, mesmo daquelas que não votam comigo, a esperança que tem de que nesta nova eleição será eleito um prefeito que realmente irá melhorar a qualidade de suas vidas.

RUY TAVARES QUINTANILHA

13 comentários:

  1. Extremamente ético colocar uma entrevista exclusiva a um jornal antes dele publicar...

    Lamentável mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Eu só coloquei por ser entrevista feita na internet e meu amigo, não sou jornalista, não tenho que seguir regras de vocês.

    E mais, se ela não estivesse disponível, não teria recebido não é mesmo?


    Acho que a mancada está aí no Jornal...
    Agora, veja o lado bom disto, assim,ela será a cópia fiel da entrevista, sem nenhuma alteração.

    ResponderExcluir
  3. Que papel ridículo. Que falta de ética.

    O pessoal do jornal tá P da vida com esse fato lamentável!!!

    O candidato se compromete a dar entrevista esperando que saia no jornal na sexta e o blogzinho dele fura a imprensa!

    Que coisa feia! Não precisava dar entrevista no jornal, então. Usava esta merda de blog mesmo.

    E mais: em que site essa entrevista, já que vc disse que foi feita na internet?

    Caiu sua máscara, Leila!

    ResponderExcluir
  4. Recebi por email e neste, me informavam que estava disponível na internet. Não falei que estava no site.
    Agora, volto a dizer que não sou jornalista e não tenho vínculos nenhum com jornais, inclusive leio este jornal desde os tempos de "Circulando por Mangaratiba" e publico o que quiser no blog de merda que causa tanta polêmica, até maior que o tal jornal.


    Se me enviam por email, publico quando acho interessante e verdadeiro. Cadê a máscara?

    Que pena que o blog é tão merda! Se ganhasse alguma coisa com minha merdice, não seria blog, seria JORNAL.

    ResponderExcluir
  5. Só mais um lembrete! O jornal O Foco, foi mais cuidadoso, precisei esperar sair a edição para poder publicar.
    Ponto para o O Foco! Não vazou!

    ResponderExcluir
  6. O RESPONSÁVEL SOU EU, FUI EU QUE REPONDI AS PERGUNTAS DO ATUAL PELA INTERNET COM CÓPIA PARA O BLOG. NÃO FOI SOLICITADO NENHUM SEGREDO, NEM SEI MESMO SE ESTA ENTREVISTA SAIRÁ NA ÍNTEGRA NO JORNAL. E ATÉ AGORA, NINGUÉM DO JORNAL ENTROU EM CONTATO COMIGO.

    ResponderExcluir
  7. PELO MENOS PODEMOS VER NA ÍNTEGRA.VALEU RUY

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Dr. Ruy!

    Agora, continuo dizendo que o O Foco foi mais cuidadoso, olhem o título: Entrevista exclusiva...

    Tinha que respeitar! O circulando e não sai do lugar por Mangaratiba, Atual, não pediu segredo e creio que o meu candidato Dr.RUY, 43, muito bem explicou.

    ResponderExcluir
  9. ELE ESTA MAIS QUE CERTO. O JORNAL É QUE É UMA MERDA, SE FOSSE AO MENOS TRANSPARENTE COMO O BLOG QUE NÃO FINGE SER UM JORNAL. PIOR É UM JORNALECO TENDENCIOSO. AMIGOS, BLOG É UMA COISA E JORNAL É OUTRA. VEJA QUE SÃO TÃO TAPADOS QUE O BLOG DA LEILA, INCOMODA. DEVE SER MAIS LIDO QUE O JORNAL. HA!HA!HA!

    ResponderExcluir
  10. Acho realmente engraçado certas pessoas chamarem de merda este blog e continuarem lendo e comentando, ora bolas se eu acho determinado produto ou serviço uma merda simplesmente ignoro!
    Outra coisa as pessoas se esquecem que a internet é maravilhosa por isso mesmo, quantas notícias vazaram para a net antes de sairem até em grandes jornais, até filmes ja vazaram antes do lançamento! Tão reclamando de que?

    ResponderExcluir
  11. É interessante mesmo...
    E vou intensificar esta m.... aqui, depois da eleição.

    Vou reproduzir as sessões da Câmara, vou continuar postando os assuntos de Mangaratiba mesmo, aqueles assuntos que nos fazem tão desrespeitados e sem segurança.

    E vou continuar como sempre fiz, tentar mostrar que por vezes somos injustos com as pessoas, independente se mais adiante, elas retornem ao seu antigo modo de proceder, mesmo que isto já tenha acontecido algumas vezes.

    Vou continuar a aplaudir e criticar.

    E vou continuar a postar o que quiser.
    Um jornal, vive com seu código de ética....será?
    Deveria!

    Eu vivo sob o meu código de ética, que nada tem a ver com jornalismo. Sou livre para minha opinião, não sou responsável pelo problema de jornal algum.

    Já disse, o jornal O Foco, foi mais competente....quem diria que eu iria um dia escrever algo assim sobre o O Foco!

    ResponderExcluir
  12. Now I am ready to do my breakfast, once having my breakfast coming
    again to read more news.

    Also visit my web-site :: book review websites

    ResponderExcluir
  13. I'm extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog.

    Is this a paid theme or did you customize it yourself?
    Either way keep up the nice quality writing,
    it is rare to see a great blog like this one nowadays.


    Take a look at my homepage - free cell phone offers

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!