quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pirâmide Social e os piruás.


Pirâmide social é um modelo de relacionamento social. Pessoas com as quais um indivíduo tenha menor grau de intimidade social são colocadas na base da pirâmide. No topo da pirâmide está o próprio indivíduo. A cada nível descendente, o indivíduo possui um grau de intimidade descendente. Por exemplo, a pessoa com a qual você interage enquanto está na fila do supermercado, está na base da sua pirâmide, mas seu cônjuge estaria posicionado(a) bem perto do topo.

A filosofia das pirâmides sociais sustenta que a energia que uma pessoa investe na base da pirâmide amplifica-se para o topo. Assim, se um indivíduo fornece energia positiva para pessoas na base da própria pirâmide, isto se refletirá em sua vida pessoal. O mesmo pode ser dito quanto à energia negativa.

Tem sido dito que aquilo que alguém traz para sua rede social é o que cria com sua pirâmide social.

Está lá, na Wilkipédia!!!

A partir desta definição bem resumida, podemos tentar aplicar estes conceitos na gestão de nossa Mangaratiba...

O bom gestor, tem como objetivo a base da pirâmide, ou não?

Se esta base só recebe as tais energias negativas, sua vida pessoal, ou melhor, sua gestão só receberá energias negativas.

Ah! Mas, então se o gestor pensa que suas ações estão emanadas de energias positivas e na verdade não estão, como fica?

Primeiro deve-se rever os conceitos! Se o gestor não consegue identificar que suas ações ou seu relacionamento são negativos para a sociedade ou seu público alvo, então, será necessário que a sua volta, exista o famoso "grilo falante" que o questionará constantemente. Mas, precisa ser um VERDADEIRO GRILO FALANTE com conceitos firmes, legais, éticos e até mesmo, conceitos generosos.

Vejam, se o topo da pirâmide é desvirtuado, e tende a espelhar para seus subordinados certos conceitos e práticas que afetarão a base desta pirâmide, então, estaremos fadados ao insucesso.

Para o bom gestor, se requer firmes conceitos de justiça, de imparcialidade, de coragem e vigilância constante nas leis e no perfil ético que se quer promover.

Deve-se evitar "as panelinhas" que são completamente diferentes de "afinidades", pois estas são perfeitamente aceitáveis, mas requer um senso de justiça e ética profundo para que não haja a propagação da insatisfação, que mais adiante toma corpo de fofoca, rasteiras e inevitavelmente, afeta a base piramidal.

E pensando na sociedade, base desta pirâmide, percebemos que esta já recebeu a dose de pressão suportável e aqueles que se comportavam como piruás, já começam a se transformar em pipocas para nossa alegria.

E a história nos conta que toda transformação da sociedade, veio de evoluções sociais que promoveram as mudanças sociais.

E amigos, não pensem com a mente de quem está afastado da população, pois quem possui "olhos de ver" já consegue perceber que a evolução está acontecendo, e sendo promovida pela própria pressão a que estamos submetidos.

Sabem aquelas indignações bobas, estupefatas que tínhamos antes? Já estão se transformando em ações concretas, com arregaçar de mangas que formam grupos e tomam para si a responsabilidade em promover a educação informal, feita de atitudes e conhecimentos partilhados.

Lembram do chororô social que até pouco tempo precisava de heróis? Hoje, este chororô está menor, com a consciência plena de que somos nós os responsáveis por nosso destino.

E vamos nós! Errando, acertando, porém, executando sem esperar que lá de cima da pirâmide, alguém nos transmita dignidade, confiança e segurança.


Um comentário:

  1. querida leila, a caçarola na minha escola em muriqui é visível!!! funcionário antigo X gestão nova que "mostra o serviço, que trabalha de verdade, não persegue..."

    eita! tá puxado...

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!