segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Adios muchachos ....Bienvenidos a la nueva temporada

Hoje acordei animada e encantada com a esperança de uma nova forma de se viver em minha Mangaratiba. Saber que hoje se encerra um período de sombras que tanto nos humilhou, me faz bem.

Alguns me dirão para pisar no freio, outros me dirão que sou otimista demais e alguns me aconselham a não respirar ares que já estão viciados por conta de tanto mal que Mangaratiba já sofreu. Mas, não sou comedida e me recuso a viver não sendo barro ou tijolo. Como não ter esperança? Como não me arriscar em amassar a terra até ver seus novos contornos?

Gosto de novidades! Gosto de experimentar! Tantos apostaram nesta nova época que não posso me omitir em participar disto tudo. Ah! Participar! É isso?

Sofremos tanto tempo sussurrando pelas ruas, deixando lágrimas por nossos caminhos, quando nossos direitos eram roubados na mão grande e só recebíamos afronta daqueles que um dia foram a esperança também.... e por isto mesmo, quero e devo participar! Não quero deixar a corda solta, quero o tempo todo a tensão no fio que liga uma ponta a outra. Quero ser escutada, mas para isto, preciso de conhecimento. Quero meus direitos, mas jamais quero privilégios. Tenho pressa e não descontrole, mas tenho que ter paciência e não passividade.

Enfim, estas cicatrizes que adquirimos ao longo de nossa vida em comunidade, serão as oferendas que faremos aos novos governantes. Elas ainda sangram, elas estão em nosso corpo e em nossa alma e não podemos maquiá-las e fingir que elas não doem.

Então, aos que partem, desejo firmemente que se concentrem em avaliar seus conceitos morais, éticos, sociais e que o façam bem longe de nossas vidas.

Aos que chegam, desejo firmemente que honrem o título de paladinos da justiça, de heróis da resistência e recebam nossas cicatrizes como uma oferenda de nossos sacrifícios.

Parabéns ao povo de Mangaratiba, parabéns ao grupo que entra, parabéns a vida que só se vive uma vez!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Preguiça de Domingo...vou de Lulu Santos!

Lulu Santos, recado para os amigos:




Lulu Santos, recado para os inimigos:





Lulu Santos, recado para os encantados:


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Filhos de políticos em escolas públicas já!

Postagem original: Comunidade Marina Silva - PV


Projeto obriga os eleitos a matricularem seus filhos em escolas públicas.

Trata-se do Projeto de Lei do Senado nº 480/2007, que determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas.
http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166

"O PLS 480 de 2007 se encontra atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ, do Senado Federal, que realizará Audiência Pública para instruir a votação, por força do Requerimento nº 74 de 2009, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares. Após a Audiência Pública, o projeto ficará apto a entrar na pauta de votação, em que cabe à CCJ a decisão terminativa. Caso o projeto não seja aprovado na CCJ, é remetido ao arquivo, a menos que haja recurso de um décimo do total de senadores para que a decisão final seja proferida pelo Plenário da casa."

O senador Cristovam Buarque não é membro da CCJ, e não poderá votar. Por isso, a participação da sociedade civil é muito importante, fazendo pressão junto aos senadores membros da CCJ.
Para acessar a composição da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, acesse o link:
http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/comissao.asp?origem=SF&com=34

Ainda não há data definida para a Audiência, e informações sobre sua realização poderão ser obtidas junto à CCJ, pelo telefone 3303 3972.

Segue, ainda, link para o abaixo assinado em apoio à proposição:
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4641

SE VOCÊ CONCORDA COM A IDEIA DO SENADOR, ajude a divulgar, o projeto PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Só para mim!

Tenho vivido dias de cão de rua. Dias de muitas angústias pessoais, de coração apertado com tantos asuntos que me assustam e que não tenho solução e que nem sei como agir!

É! Sou cheia de opinião sobre tudo e tão temerosa de machucar as pessoas que amo, que por vezes penso que isto prejudica justamente aqueles que precisam de uma ação mais interventora da razão, do que a do amor que tem receio de quebrar o cristal da alma alheia. Quero segurar, encaminhar, convencer e proteger os que amo de forma vital e não acerto o traço do desenho....

Como pode isto? Como posso também, ficar me dedicando a assuntos que são de todos e que nem todos se interessam e não saber agir com os assuntos que me consomem de fato?

Talvez fosse fuga...mas não! Só consigo me recarregar de forças para enfrentar as amargas compotas de jiló de minha vida, quando tento transformar as compotas dos outros em doces de sabor suave.

Que grande ironia..... querer ser força para muitos e receber força da força partilhada.

Sei que amanhã estarei melhor, mas hoje vou me alimentar de mim mesma. Me fortalecer em minha tese de que se consigo tranformar alguns conceitos, que estão adormecidos em uma só pessoa, já me fará menos inútil em meus amores particulares.


Tenho tantos depoimentos que não posso aceitar em minha página pessoal, de pessoas que conseguiram entender aquilo que vivo e penso, que vou colocá-los aqui para ler, reler e me convencer de que ao menos estou caminhando e deixando pequenas tatuagens na alma de alguns.

Os primeiros, são de uma amiga que olhou, escutou e jogou no fundo do baú algumas tolices que só nos afastam do prazer de ser:

"Amiga, conhecer vc foi o grande BOOM da minha vida em 2009. Embora vc não saiba, vc me ensinou muita coisa boa, inclusive a ver o mundo sob uma ótica diferente e isso foi muito bom. Quero te agradecer muito por ter tornado o meu 2009 diferente daquela vidinha sem expectativa que eu levava. Espero que em 2010 eu consiga ser o que vc espera de mim, mas se eu não o for, que vc possa entender os meus limites. Nunca me abandone. Feliz 2010, 2011, 2012, dois mil e sempre."

"Muito linda a sua homenagem... Me emocionou. Acho que pela falta de docilidade sou a primeira, não sou? Embora eu não conheça a ...., olhando para o rostinho dela vejo nela uma pessoa muito mais doce que eu, que recebe melhor os conselhos, que se coloca mais na defensiva para aprender mais rápido. Já eu sou acelerada. Acho que é o meio que me faz assim. Vivo no meio de cobras: se não as engulo, elas me engolem. Mas eu também sei receber conselhos, reconheço quem sabe mais, peço desculpas (raramente, é verdade rsrsrsrsrsrs...) E não sei se não demonstro mais gosto muito de ser ajudada, orientada. E olha que vc tem o meu lado mais doce. Adoro vc, amiga! Beijos!"


Agora, de outra amiga que estava esperando alguém olhar, perceber e incentivar:

"Um dos maiores presentes que eu ganhei em 2009 foi a sua amizade, em 2010 foi estar ao seu lado nessa primeira conquista tão árdua e em 2011 espero que conquistemos a vitória dessa batalha com a nossa amizade ainda mais forte para que no futuro, quando nossos pequeninos estiverem maduros, possamos enfim comemorar a vitória de uma guerra."

"Ontem lá no meio daquele povo todo, aflita vendo o nervosismo da .... todos olhando de um lado para o outro para tentar descobrir quem era a Leila Castro. Eu tive vontade de gritar bem alto EITA LÊLE !!!!! rsrsrsrsr"

Este, é de uma amiga que tanto tem para dizer e tão poucos para escutar:

"Te amo, obrigada por me ajudar a jogar fora a "boneca adormecida". E apresentar a "maluca da net", foi o que mais me incentivou. Sem ela, não conseguiria entender minha vontade de ser mais e mais social."


Pode até parecer narcisismo, mas hoje eu precisava me alimentar de mim mesma e dos frutos que venho colhendo!




quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Prá acabar de vez com esta disritmia.....vem logo....

TRE-RJ diploma novo prefeito de Mangaratiba

Eleito em seis de fevereiro com 55,76% dos votos válidos, Evandro Bertino Jorge, o Capixaba, será diplomado no cargo de prefeito de Mangaratiba no dia primeiro de março. Capixaba teve a prestação de contas aprovada no último dia 18 e vai receber o diploma das mãos do juiz da 54ª Zona Eleitoral, Rafael de Oliveira Fonseca. A solenidade ocorre no auditório do Tribunal de Júri da cidade e representa a última etapa do processo eleitoral conduzida pela Justiça Eleitoral. A cerimônia de posse é uma atribuição do Poder Legislativo.

Aprovadas com ressalvas pelo juiz Rafael Fonseca, as contas de campanha apresentavam falhas no preenchimento de recibos eleitorais. Além disso, Capixaba havia deixado de declarar o carro de som de grande porte utilizado em comícios, que é considerado pela legislação como um recurso de campanha. O candidato reconheceu a “omissão não proposital” e corrigiu as irregularidades. Mas, na decisão publicada no Diário Oficial do dia 21, o juiz da 54ª ZE lembrou que permanecera “a impropriedade quanto ao momento do preenchimento do recibo eleitoral”, o que levou à aprovação com ressalva.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

E agora José? Mangaratiba não te quer!

Não queria mais postar sobre ações e processos. Não queria mais saber que querem adiar nosso caminhar. Não queria mais escrever sobre insegurança! Quero escrever sobre esperança, participação, estímulo e mudanças em nosso futuro político, mas está quase que impossível!


Então, receio que esta novela não termine, parecendo até os dramalhões do SBT, que são longos, dramáticos, surreais e quando terminam, colocam no ar a reprise de um vale de lágrimas ainda maior.


Ontem, fui dar uma espiada no site do TRE-RJ e vi uma nova ação contra a diplomação do Capixaba. Me arrepiei e me deu uma sensação de Déjà vu, pois estou começando a deixar meu lado insano se apoderar de minha razão. Sei que é direito do insatisfeito, promover ações, mas sei também que nossa justiça é morosa, sem agilidade para promover a segurança necessária à população em seus direitos


Sem a menor consideração por nosso município que literalmente PAROU, nossos políticos não param de entrar com ações na justiça. Isto vale para o executivo, que no nosso caso não executa nada, a não ser o "executar" a população, e vale também para o legislativo que não legisla, não fiscaliza e não nos representa. Lutam, discutem, "discurtem", desfazem, desrespeitam e distorcem suas reais funções e nós, população, ficamos amargando anos de intolerância e falta de ética.


A nova ação é mais uma manobra, mais uma tentativa de ganhar no tapetão, aquilo que não ganharam nas urnas e que demonstra o quanto o poder pode ser maléfico, se os que disputam nossa representação, não tiverem como princípio o bem estar e o desenvolvimento daqueles que os elegeram.


Agora, eu, cidadã, já não aguento mais esta disputa nojenta que tanto mal está fazendo a todos nós, deixando-nos sem serviços básicos, sem poder fazer da esperança de um caminhar social, a alavanca para nossos projetos de vida. Não podemos adoecer, não podemos educar, não podemos andar pelas ruas com segurança, não podemos arregaçar as mangas e trabalhar com dignidade.

Estou tão insana, que já me imaginei acorrentada na prefeitura, já fiz discursos imaginários nas sessões da câmara e já protocolei em meus devaneios, diversas petições públicas exigindo que se intervenha no município. Mas, o maior dos devaneios foi me projetar a 2012 e ver o resultado das urnas, quando não elegeríamos os mesmos vereadores e repudiaríamos aqueles candidatos do executivo, que nos prometessem o céu e nos enviassem para o inferno com passagem só de ida.


Senhores políticos, queremos progresso, desenvolvimento e tranquilidade. Queremos muito? Não! Queremos somente nossos direitos!


OBS: O novo processo foi protocolado ontem 22/02/2011:

PROCESSO:
Nº 1751 - REPRESENTAÇÃO UF: RJ
54ª ZONA ELEITORAL
Nº ÚNICO:
1751.2011.619.0054
MUNICÍPIO:
MANGARATIBA - RJ N.° Origem:
PROTOCOLO:
279442011 - 22/02/2011 15:03
REPRESENTANTE (S):
ELEIÇÃO SUPLEMENTAR JOSÉ LUIZ DO POSTO 15 PREFEITO, ORGANIZAÇÃO ELEITORAL DO PMDB
REPRESENTADO (A) (S):
EVANDRO BERTINO JORGE
REPRESENTADO (A) (S):
JORGE LUIZ SIMÕES ALCÂNTARA
REPRESENTADO (A) (S):
HUMBERTO VAZ
REPRESENTADO (A) (S):
FRANCISCO DE OLIVEIRA FAÇANHA
JUIZ(A):
RAFAEL DE OLIVEIRA FONSECA
ASSUNTO:
REPRESENTAÇÃO - COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA - ELEIÇÃO SUPLEMENTAR - NULIDADE DE REGISTRO DE COLIGAÇÃO - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE REGISTRO - PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE - PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO - SUSPENSÃO DE DIPLOMAÇÃO
LOCALIZAÇÃO:
ZE-054-54ª Zona Eleitoral
FASE ATUAL:
22/02/2011 16:42-Autuado zona - Rp nº 17-51.2011.6.19.0054



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ser ou não ser? Eis a questão! Mangaratiba sem lei!





Esta semana, este vídeo rolou nas comunidades de Mangaratiba e nele, vimos um “barraco” entre os vereadores Marquinho da Ilha e o vereador premiado com o Peixe Podre com Banana, vereador Sidinho. Então, pensei que deveríamos ter conhecimento de como chegaram àquela forma de nos representar, já que são nossa voz no governo.
Antes, quero entender o título do vídeo e peço a ajuda dos leitores, pois não sei se o título do vídeo é "discursão" por conter um dircurso grande, longo, ou se é "discursão" por fuga da escola...
Eis um breve relato da situação de nossa Casa Legislativa:
Investigado pelo Ministério Público por usurpação da função pública, que pode acarretar na nulidade de todos seus atos como Prefeito a partir de 01 de janeiro de 2011 e o tornar inelegível, o Prefeito Interino, Sr. Edson Ramos, tentando anular pela segunda vez a eleição para Presidente da Câmara de Vereadores, se baseando na votação contrária de uma simples ata da sessão anterior (que elegeu o Vereador Marquinho da Ilha Presidente da Câmara Municipal de Mangaratiba), conseguiu a assinatura do vereador Sidinho, do vereador Dr. Simões, do vereador Gustavo e do vereador José Carlos Costa (apenas 04 assinaturas não são maioria simples) em um requerimento solicitando uma sessão extraordinária para tratar de uma nova eleição para a mesa diretora.
O Presidente, Vereador Marquinho da Ilha, barrou esta sessão extraordinária e outras mais que foram tentadas no período eleitoral. Para isto, quase que se acorrentou a Câmara Municipal. Mas, na última sessão não aguentou a pressão dos vereadores da bancada do Prefeito Interino, principalmente com a arrogância com que o vereador Sidinho o tratava. Tentando colher as emendas na ata anteriormente reprovada pelo exército do Prefeito Interino, o Presidente Marquinho da Ilha interrompeu a sessão para que as emendas fossem feitas e a ata refeita pelo funcionário da casa. Neste momento é que ocorreu o desentendimento entre os vereadores, onde o Vereador Sidinho acreditava que o Presidente não poderia interromper uma sessão sem consultar o plenário. Estava enganado! Claro que nada justifica o fato do Vereador Marquinho da Ilha chamar o seu par de “BABACA”! Mas, não agüentando a pressão dos vereadores da tropa de elite do Prefeito Interino, não suportando conviver o tempo todo com homens armados dentro da Câmara Municipal, disfarçados de seguranças de vereadores, não querendo mais estar no meio desta briga pelo poder, já não é mais segredo que o Vereador Marquinho da Ilha renunciará ao cargo de Presidente nesta segunda feira às 10:00 hs, numa sessão fechada somente para os vereadores.
Nesta luta doentia pelo poder, a tropa do Prefeito Interino se esquece da demanda judicial que ainda não foi resolvida na justiça, ou seja, o vereador Dr. Simões ainda pode ganhar na justiça o direito de retornar a cadeira de Presidente, caso a Justiça interprete como ilegal a anulação da eleição que o elegeu.
Mas, como pretende o interino ocupar dois cargos ao mesmo tempo?
Desta vez o Prefeito Interino vai se licenciar da prefeitura, ocupar a cadeira do vereador suplente (Kabeça), podendo votar e ser votado. Mas se ele vai se licenciar, quem será o Prefeito enquanto ele estiver licenciado?
O município pode ficar sem prefeito? Parece que em Mangaratiba, a casa de leis é a primeira a promover a desordem e o desrespeito!
Concordando com tudo isso, o Dr. Simões automaticamente desiste de sua luta pela injustiça feita contra ele, desiste de uma vez por todas de ser presidente e os processos que estão na justiça brigando por sua volta cairão por terra!
Esta afronta a população tem como intuito legalizar a ilegalidade do interino, pois com a eleição do vereador Edson Ramos para Presidente da Câmara Municipal de Mangaratiba, na sua terceira tentativa, seria ele mesmo o prefeito interino à partir de primeiro de janeiro de 2011, legalizando todo e qualquer crime que ele tenha cometido por não ter largado o osso a partir de primeiro de janeiro. Livrando-se assim, dos processos, do MP e do risco de ficar inelegível para a próxima eleição (ficha suja) e ainda ganha os 09 meses de presidente da Câmara dos Vereadores.
Na sessão ordinária das 14:30 hs, desta segunda feira, creio que já poderemos assistir a nova eleição para presidente. E tenho certeza de que o eleito será o Vereador Edson Ramos (o Prefeito Interino irregular) e que o seu Vice – Presidente, o Ver. José Carlos Costa assumirá a Presidência, até o seu retorno da prefeitura, após a posse do prefeito eleito.
O que os Vereadores Sidinho, José Carlos Costa, Gustavo, José Luiz do Posto e Dr. Simões, ganham com tamanha devoção e fidelidade aos desejos mais macabros deste forasteiro, que hoje é Prefeito de nossa cidade? Nem ouso pensar!

Ação contra Capixaba - Ação contra o Zé Luiz

Tenho percebido pelo Feedjit, que as pessoas estão procurando informações sobre o processo em que o Zé Luiz do Posto questiona o registro de candidatura do prefeito eleito Evandro Capixaba, e buscam também informações sobre a investigação ao chefe do cartório eleitoral, Sr. Francisco.


Procurei informações e o que obtive é que no dia 17/02, o Juiz Luiz Márcio Pereira, arquivou a sindicância em relação ao chefe do cartório, pois não se vislumbrou irregularidades no referido registro. Ora, não havendo irregularidades no registro, nem fraude por parte do chefe do cartório, não há o que se questionar quanto ao registro da candidatura do prefeito eleito Evandro Capixaba.

Assim, só nos resta aguardar a diplomação do eleito, a posse e acompanhar o processo que pode tornar o Zé Luiz do Posto e o Kabeça, inelegíveis por uso indevido de meio de comunicação, no processo em que o MP, questiona o vereador candidato Zé Luiz, seu vice e o Jornal Atual, aquele jornal que fez um protesto de indignação ÉTICA quando eu publiquei uma entrevista do Dr.Ruy antes deles...Também lembro que este foi um dos motivos que levou o ex a cassação! Lição não aprendida!

Êta lelê !

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Procurado em Mangaratiba

Copiado do blog: http://cabralnuncamais.blogspot.com/

Campanha na internet: “Procura-se Sérgio Cabral”, um governador que sempre foge e se esconde quando há algum problema grave no Estado do Rio.


Aproveitando uma interessante reportagem de O Globo, assinada por Fabio Vasconcellos e Sergio Roxo, circula na internet uma brincadeira com o governador Sergio Cabral que na verdade expõe uma revoltante realidade. Sua Excelência SEMPRE se esconde quando ocorre algum grave problema no Estado do Rio.

A crítica a Sérgio Cabral é um cartaz do velho Oeste, com aquelas letras características, e o título de PROCURA-SE. O texto diz que ele está FORAGIDO, tendo fugido para Mangaratiba (onde possui uma mansão hollywoodiana, comprada com os modestos rendimentos de homem público) ou para Paris, onde costuma espairecer. E em anexo segue a reportagem de O Globo, publicada dia 16.

O texto, sobre o mar de lama na Polícia estadual, destaca que “mais uma vez o governador estava ausente num momento de crise. Que o governador Sergio Cabral gosta de viajar, até as colunas do Palácio Guanabara sabem. Mas o que vem se confirmando nos últimos anos é a coincidência de sua ausência toda vez que o governo passa por alguma crise. Desta vez Cabral estava fora do Rio após a Operação Guilhotina da Polícia Federal, realizada na sexta-feira e que acabou desencadeando a troca de comando na Chefia da Polícia Civil”.

A reportagem-denúncia é excelente, muito bem redigida, exibe a fraqueza e a covardia do governador, que costuma tirar onda de machão e recentemente deu declarações dizendo: “Disse aos traficantes que eles tinham 48 horas para abandonar as favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho”.

Na época, perguntei aqui no blog: “O governador disse isso a que traficante? Falou cara-a-cara ou usou algum intermediário? Se usou intermediário, qual é a autoridade do governo estadual que se relaciona com os traficantes?”

Depois viemos a saber que o intermediário foi o ‘dono’ do AfroReggae, que tem celebrado, em nome do governador, o acordo com os mais diversos grupos de traficantes. O acordo é o seguinte: não há mais confronto com a polícia nem balas perdida, não há mais dominação de favelas, e em contrapartida a Polícia não prende ninguém, os traficantes podem fazer seu “movimento” à vontade, desde que discretamente e usando motoboys.

Bem, vamos voltar ao admirável do PROCURA-SE: “Um dos momentos mais difíceis do governo ocorreu em janeiro quando as chuvas destruíram nas cidades da Região Serrana. Na época, o governador também estava fora, em viagem pela Europa. Só apareceu dois dias depois. Outro caso aconteceu na enxurrada que destruiu casas e fez muitas vítimas na virada do ano para 2010 em Angra dos Reis: o governador só apareceu dois dias depois”.

Detalhe que acrescentamos: na tragédia de Angra dos Reis e Ilha Grande, o governador estava pertinho, em Mangaratiba, repousando em sua mansão à beira-mar plantada. Outro detalhe: no cartaz que circula na internet, ficou faltando a RECOMPENSA para quem encontrar o governador fujão. A meu ver, a recompensa deveria ser a seguinte; “Quem o encontrar, deve livrar-se dele o mais rápido possível”.


Carlos Newton

O medão do carnaval!

Nossa! Como está demorando esta nossa espera! Parece que os dias estão maiores e que nossas dificuldades estão mais pesadas de se empurrar com a barriga.

Não aguento ficar olhando a ampulheta do município neste pinga-pinga de ação. Penso que esta semana no município deve ser arretada, cheia de planejamentos e de definições, afinal a posse está quase acontecendo e poucos são os nomes divulgados que ocuparão as secretarias.

Mas, sabem o que mais me causa angústia? É a aproximação do carnaval, já com governo novo.
Se os novos governantes não estiverem preparados para este primeiro evento no município, teremos um carnaval de horrores, pior do que os anteriores.

Espero que o secretário de saúde Sr. Sérgio Rabinovici, tenha um plano de ação emergencial, para postos e hospital. Com uma estrutura que possa diminuir os problemas de uma população que triplica neste período, com comportamentos mais exagerados que o normal, levando a uma busca de atendimentos complicados e em maior número que o habitual.

Espero também que o novo secretário de segurança, que creio será o Sr. Otávio Seiler, também já tenha feito seu planejamento para esta ocasião, pois os problemas nesta área estão se avolumando e no carnaval será apavorante. Não precisamos ser técnicos para perceber a população que estamos atraindo para Mangaratiba, tanto para turismo, como para "fixação de residência provisória" e os problemas que estamos enfrentando.

E espero que nossos religiosos e toda a população, orem muito para que tudo funcione, mesmo que de forma emergencial, para que nossas esperanças estejam firmemente calçadas não mais em expectativas, mas de percepção de que teremos uma administração empenhada e capaz de trabalhar também preventivamente.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Boatos e verdades em Mangaratiba

Acalmai-vos, povo de Mangaratiba!

Boatos e falta de informação, são as engrenagens que fomentam a insegurança. Não vamos nos dispersar e temer o futuro de nosso município, pois podemos realmente tocar com muita dignidade nosso destino.

Escrevo isto, pois temos tido muita conversinha fiada que começa a desestimular a participação das pessoas na esperança coletiva de um novo governo. Percebam como os boatos podem promover a insegurança.

O processo que o Zé do Posto promoveu contra a candidatura do Capixaba, é ridículo, mas está em seu direito, já que a justiça é para isto mesmo, processa quem acha que está certo, e a justiça julga se procede ou não. O que está errado são as informações de que não haverá posse, que já foi adiada, que as fraudes foram comprovadas e esquecem de mencionar que nada disto é fato. As fraudes terão que ser comprovadas e julgadas. O processo até seu julgamento, não impede a posse. A resolução do TRE-RJ dá prazo até dia 21 de Fevereiro para julgamento das contas dos candidatos e portanto, tudo corre como devia. O prazo máximo para diplomação dos eleitos é 1o de Março. E nada mudou até agora!

Então, vamos aguardar os prazos!

Vejam o caso da educação, que está parada em compasso de espera, sendo tocada somente pelas UE´s sem um direcionamento da SME, que não tem mais secretária. A função da superintendente é limitada e não pode responder por toda a SME. O governo do interino não é legal, portanto seus atos também não podem ser vistos como legais e ele pode responder junto ao MP por este período, onde não mais deveria ocupar o cargo de prefeito. Assim, como nomear um secretário para alguns dias somente e ainda cometer mais irregularidades?

Enquanto isto, o novo governo ainda não se posicionou quanto aos nomes de seu secretariado e os boatos de que uma ex secretária do governo Charlinho, venha a ssumir a secretaria de educação, está levando a educação a se ligar em repúdio a esta escolha. A comunidade também não está satisfeita com a possibilidade desta escolha, já que muitos viveram a condição de alunos em Mangaratiba e todos, tem sempre uma história triste envolvendo esta pessoa.

Depois de ouvir de tantas pessoas, o pavor que tal nome provoca, cheguei a conclusão que nossos educadores querem um nome novo, não querem nenhum secretário que já tenha exercido este cargo, querem uma pessoa com carisma suficiente para conduzir uma classe e que respeite a comunidade escolar em geral. Alguém que esteja na ativa e que conheça profundamente os problemas educacionais do município e suas diversidades culturais. Enfim, querem de fato agregar conhecimento com cidadania e para isto, precisam de alguém que tenha acompanhado todo o processo de crescimento desordenado da educação e queira trazer novos rumos educacionais para Mangaratiba.

No caso da educação, o novo governo, já poderia se manifestar, contribuindo com a paz neste setor, pois já viemos de um ano anterior caótico e iniciamos outro em piores condições.

Não queremos mais ficar sob o domínio dos boatos e da falta de informação!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mais eu me mordo de ciumes!!!



A letra já diz tudo!!!!!!
Ultraje a Rigor é sempre bom. Sem ciumes......

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Uma despedida quase perfeita...e a solidariedade do fake

Ele é bom no que escreve, é também sentimental. Dá para perceber sua sensibilidade interior. Sentiu apego ao nosso lugar e poderia ter sido um destaque em um péssimo governo, mas optou por rancores e submissão. Assim, não consegue ver a liberdade de outras pessoas que justamente por não almejarem um lugar ao sol do status interiorano, prefere participar da vida pública, como toda população.... vivendo em seu anonimato, atingindo em cheio as mazelas dos profissionais que não conseguem conviver com isto.

O perverso fake, como sou chamada, consegue conviver assim, somente participando e não desejando nada mais que ver nosso município melhor. Sem cargos, sem ser reconhecida na rua, ouvindo os discursos dos "batutas"e aprendendo, mas aprendendo muito sempre.

E bom também é perceber que muitos não olham o perverso fake como um monstro anônimo que assombra suas vidas. Muitos sabem que o não muito anônimo fake, tem um coração apaixonado, corajoso e que descobriu que atingiria mais as pessoas deixando-as em seu imaginário, amá-lo ou odiá-lo. Este perverso fake tem solidariedade, tem amor demais e se derrama em lágrimas com injustiças, sejam elas dirigidas a amigos ou aos adversários.

Assim, também me despeço de um profissional que aportou por aqui e por quem nutri um curioso olhar. Já que percebi que por dentro ele é melhor que por fora.

Quero dizer a ele que dentro do perverso fake, existe um coração bem sem vergonha que gosta gratuitamente, se perceber algo de bom nas pessoas.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Educação básica em Mangaratiba

Bom, estava eu, uma anônima munícipe pensando na educação de Mangaratiba e como sou ansiosa demais, não estou conseguindo esperar o novo governo assumir para expressar minhas preocupações.

Vejo todos falarem em escola técnica, faculdades e segundo grau, mas não vejo uma grande preocupação justamente com o que diz respeito a competência do governo municipal, que é o ensino básico. Claro que tudo isto é importante, mas sendo práticos e realistas, para que servirá esta distorção de prioridades, se não se consegue ainda perceber que a educação em Mangaratiba, ainda engatinha em sua responsabilidade.

Uma educação que vem sendo distorcida em seus valores ao longo destes anos, onde seu quadro de efetivos é mínimo e é tocada por profissionais contratados, que muitas vezes é indicado sem que sua capacidade seja avaliada. Uma educação que ainda prima pela politicagem à serviço dos governantes e não da sociedade.

Nossa educação não atinge seus objetivos, pois ainda não conseguimos atender nem 50% das necessidades da população com creches e pré-escola que está incluida nos repasses de verbas do governo federal, pois faz parte do ensino básico, daí termos a mudança na nomenclatura de Fundef para Fundeb (Fundo de desenvolvimento da educação básica).

Nossa educação tem como instalações, prédios que deveriam ser interditados, por não atenderem as normas estabelecidas na LDB. Onde o espaço físico não foi elaborado para atender as exigências legais, nem técnicas, quanto a adequação a faixa etária, mobiliário, ventilação, tamanho, equipamentos, som, iluminação e tantas outras necessidades.


Se pensarmos então na educação infantil (pré-ecola e creches), ficaremos boquiabertos com tantos problemas que encontramos. Não precisamos visitar todos os estabelecimentos de ensino para esta constatação, os de Muriqui, procurem a escolinha Maria de Lurdes que constatarão os graves problemas deste estabelecimento. Problemas que são minimizados pela competência do grupo e dedicação, e que ainda atende crianças com necessidades especiais e não vejo adaptação alguma para atendê-los.

Na creche de Muriqui pode ser que tenhamos uma melhora, mas será necessário a inauguração para que possamos verificar. Será que atenderá a demanda?

Além destes problemas, ainda temos o transporte para estas crianças e seus responsáveis, que percorrem um longo caminho até estas instalações, no sol escaldante ou na chuva e vento tão comuns em nosso município.

Creio que isto acontece em todos os distritos! Então, como visar algo imediatamente que não é de nossa alçada e não priorizarmos aquilo que será a base para estas reivindicações futuras?

Com graves problemas na esfera de nossa competência, quem serão os usuários das escolas técnicas e faculdades tão sonhadas?

Então, peço socorro imediato e penso que devemos colocar os pés no chão e começar de fato a arrumar a casa para depois pensar nas flores para enfeitá-la.

Controle Social - Um exemplo em Maringá.





Como falo sempre em participação social e percebo que a "luz" ainda não chegou a Mangaratiba, e falamos tanto em desgoverno, falamos em partidos, falamos que "os outros" é que são responsáveis por nossa infelicidade social, penso que chegou a hora de entendermos que nós somos responsáveis por nossa inércia cidadã.

Sei que muitos conhecem o que significa controle social, mas é sempre bom avivar nossa consciência e impulsionar nossas atitudes.

Vai Mangaratiba, caminhe tranquila e em passos firmes para um novo tempo!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mangaratiba e seus boatos.... tudo como sempre!

Queria ficar só escrevendo.... sem compromisso nenhum, a não ser comigo e meus pontos de interrogação.

Mas, caramba! Não consigo! É um tal de boato prá lá, boato prá cá, que me deixam indignada.

Mal acabamos de escolher os novos rumos de Mangaratiba e recebemos uma avalanche de informações que se não forem bem esclarecidas, continuaremos como sempre. Ficaremos nas mãos dos boateiros de plantão e dos aniquiladores da dignidade da população.

Vamos tentar viver em tranquilidade, procurando informações corretas ou ao menos factível.
E se memso assim tivermos dúvidas, que nos posicionemos com argumentos verídicos e não fantasiosos.

Vejam, ontem algumas pessoas me perguntavam aflitas se eu havia recebido alguma informação de que o próprio governador estava com um "calhamaço" de documentos para impugnar a eleição do Capixaba. Me diziam que haveria nova eleição e que tudo estava nebuloso...

Bom, antes de mais nada, eu tento crer em notícias e não em boatos. Tento buscar informações nos sites dos tribunais eleitorais e se mesmo assim, fico com dúvidas, vou aos meus amigos virtuais que estejam envolvidos nos assuntos.

Sempre procedo desta forma. E isto tem me ajudado muito em meu discernimento. Claro que nem tudo é esclarecido, mas ao menos gero o compromisso das palavras que me são ditas ou escritas. Então, vou fazendo a minha parte, tentando contribuir com mais calma, para que este momento seja o mais tranquilo possível.

Assim, peço que me ajudem a entender o mais recente boato eleitoral:

1) Foi instaurada uma AIJE (ação de investigação judicial eleitoral) contra a candidatura do Capixaba. O autor é o José Luiz do Posto.
2) Nesta ação, se contesta o registro da candidatura do Capixaba, que foi feita um dia após o prazo da resolução para que o partido e a coligação fizessem o registro.
3) Esta ação foi indeferida, por dois motivos, se entendi bem a sentença:
a) Por julgarem que o registro foi feito conforme estabelece a resolução que norteou a eleição suplementar.
b) Por não ter sido feita a impugnação dentro do prazo legal do registro da candidatura, também estabelecido nestas resoluções.

Sentença:
Sentença em 05/02/2011 - AIJE Nº 707 excelentíssimo RAFAEL DE OLIVEIRA FONSECA
Vistos etc. Valho-me do relatório do MPE, quanto aos fatos articulados na inicial e documentos juntaados. Relatados. Decido. Hipótese de Inferimento liminar do pedido de investigação, nos liames da alinea 'c', inciso I da LC 64/90. verifica-se, da análise dos autos que o registro da candidatura do indicado a ser investigado revestiu-se da mais absoluta regularidade, não tendo sido oposto recurso no prazo decadencial para impugnação. Na ausência, pois, de possibilidade de utilidade do prosseguimento no feito, Indefiro-o de pleno e Julgo Extingo o feito., ante a regularidade do registro atacado. P.R.I.


E meu entendimento, que pode estar equivocado, já que sou uma total ignorante nos assuntos da justiça, é que a candidatura poderia ser registrada na data que foi feita, pelo próprio candidato e não mais pelo partido. As atas dos demais partidos, foram feitas conforme o prazo e nestas atas, estabeleciam o apoio ao Capixaba.


Agora, mesmo que a eleição não estivesse valendo, não haveria nova eleição. Teríamos que engolir um prefeito interino, até 2012. E sabemos como ficaria nossa prefeitura, já que até agora, ainda não se resolveu o problema por lá. O interino não larga o osso, estão fazendo manobras de todos os tipos para que ele possa se manter e justificar as irregularidades de ocupar um cargo que já não mais poderia estar em suas mãos. E de quebra, ainda teríamos que aturar o Kabeça como vereador! Caramba! É a treva!

É isto que queremos para Mangaratiba? É a paz que precisamos para recuperar o tempo perdido destes anos de vergonha? Se exercermos o direito de questionar, de duvidar e de buscarmos informações, não seremos mais bonecos nas mãos de nenhum político.


OBS: Aproveito a postagem para solicitar aos candidatos, que façam como o Dr. Ruy e retirem as placas que tanto poluem nosso município. Poluição moral, já que somos do grupo dos poucos municípios que foram vítimas de fraude eleitoral e que tiveram que ter eleição suplementar, e poluição ambiental mesmo. Sem contar que aqui em Muriqui, o Vieira está arrancando as placas que se tornam um perigo para os transeuntes.


É Dr. Ruy, continua dando show de bola! Arraste os outros para esta conduta!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sem assunto!!!!!!!!!

Estou tão sem assunto e tão cansada que pensei em não postar nada.
Na verdade, não é falta de assunto, mas o respeito em esperar mais um pouco para dar umas catucadas, tanto no desgoverno que sai, como no governo que entra.

Reclamar neste momento, do desgoverno que está se dissipando como fumaça negra, seria em vão pois de nada adiantaria. Desacreditar o governo eleito, que entrará, com suposições e atropelamentos, seria ridículo. Então vou ficar alguns dias só com postagens mais intimistas, daquelas que só interessam a própria pessoa que escreve.

Antes disto, quero contar um fato ocorrido hoje, já que não resisto em dar uma catucadinha em políticos....

Uma jovem senhora de Itaguaí, está com sua filha de 4 anos com conjuntivite, e a encontrei em Mangaratiba. Perguntei o motivo dela vir de lá para ser atendida aqui. E para meu espanto, ela disse que em Itaguaí não está com pediatra e que eles recomendam que venham para Mangaratiba.....

Meu sinal de alerta logo funcionou e fiquei apreensiva, já que a Saúde em Mangaratiba está um Ó bem sonoro e todos sabemos que nada funciona por aqui. Pensei se isto não seria o abandono de lá que já está refletindo aqui, pois os serviços da prefeitura de Itaguaí também não estão funcionando como se espera de um governo tão popular. Então, me assustei com a possibilidade de vivermos também mais esta realidade, da qual estamos querendo fugir.....

Então me lembrei da educação em outros tempos e também me assustei....
Me lembrei de um governo duro com seus funcionários públicos, quando este discordavam de algumas atitudes... e também me assutei!

Mas, depois relaxei e raciocinei que AQUELE governo, não será ESTE NOVO governo. E me acalmei! Afinal, são só alianças, espero eu!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ação de investigação Judicial eleitoral - Jornal Atual

Vejam meus amigos, eu uma simples blogueira, recebi a acusação de falta de ética, por postar uma entrevista antes de um jornal.

Mas, como dizia minha mãe, o mundo dá muitas voltas. Vejam que padrão ético é este:

PROCESSO:
Nº 889 - AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL UF: RJ
54ª ZONA ELEITORAL
Nº ÚNICO:
889.2011.619.0054
MUNICÍPIO:
MANGARATIBA - RJ N.° Origem:
PROTOCOLO:
180542011 - 04/02/2011 18:11
MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL:
MINISTERIO PÚBLICO ELEITORAL
INVESTIGADO (A) (S):
JOSE LUIZ FIGUEIREDO FREIJANES, INVESTIGADO
INVESTIGADO (A) (S):
GILMAR ABRAHÃO DA SILVA, INVESTIGADO
INVESTIGADO (A) (S):
ATUAL COSTA VERDE COMUNICAÇÃO LTDA., INVESTIGADO
INVESTIGADO (A) (S):
JOSIAS FLORENCIO, INVESTIGADO
INVESTIGADO (A) (S):
MARCELO GODINHO, INVESTIGADO
INVESTIGADO (A) (S):
junior martins
JUIZ(A):
RAFAEL DE OLIVEIRA FONSECA
ASSUNTO:
AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - DE PODER DE ECONÔMICO - USO INDEVIDO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE REGISTRO
LOCALIZAÇÃO:
ZE-054-54ª Zona Eleitoral
FASE ATUAL:
05/02/2011 16:30-Atualizada autuação zona

Música do dia 07/02 - Senhora Liberdade

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Detalhes da eleição em Mangaratiba

Agência de notícias do TRE



Capixaba é o novo prefeito de Mangaratiba

Com 11.250 votos, o candidato da Coligação Renova Mangaratiba (PR, PSL, PCdoB, PHS, PRB e PT), Evandro Bertino Jorge, o Capixaba, venceu a eleição suplementar de Mangaratiba. O novo prefeito do município recebeu o equivalente a 55,76% dos votos válidos e deve ser diplomado em 10 dias, caso sejam aprovadas as contas de campanha. O candidato do PMDB, José Luiz Figueiredo Freijanes, o José Luiz do Posto, ficou em segundo lugar com 6.892 votos (34,16%). Em terceiro, ficou Ruy Tavares Quintanilha, o Dr. Ruy, da Coligação Por uma Mangaratiba com mais Saúde (PV, PSB e PT do B), com 2.032 votos (10,07%).

“Tudo ocorreu conforme o planejamento por diversos motivos, como o trabalho preventivo realizado por meio de reuniões com os candidatos e partidos e o suporte do TRE-RJ, principalmente da Corregedoria e da Presidência”, analisou o juiz da 54ª Zona Eleitoral, Rafael de Oliveira Fonseca. Houve uma abstenção de 4.735 eleitores (18,42%), número que o magistrado considerou dentro do esperado. “As ausências foram normais, tendo em vista se tratar de um local de veraneio, onde muitos eleitores não moram no município”, esclareceu.

O promotor eleitoral Vinicius Winter de S. Lima destacou a atuação da fiscalização. “A eleição foi um sucesso graças ao trabalho, ao longo de todo o período eleitoral, da fiscalização realizado pela Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral”, disse. Nenhuma das 92 urnas eletrônicas instaladas nos 16 locais de votação foi substituída.

Detenções

Mesmo com o clima de tranquilidade, a eleição suplementar em Mangaratiba registrou duas detenções por suposta prática de crime eleitoral. Encontrado com uma relação de nomes de eleitores, um homem foi detido próximo à Praça Robert Simões, no Centro de Mangaratiba. Também surpreendido com uma lista de nomes, outro homem foi detido na praia do Saco. Ele carregava notas de R$50, que totalizavam a quantia de R$550. Por determinação do juiz da 54ª ZE, Rafael de Oliveira Fonseca, os suspeitos foram encaminhados ao Fórum da cidade e serão ouvidos por agentes da Polícia Federal. Nos dois casos, os policiais vão investigar a possível captação ilícita de sufrágio.





Parabéns Capixaba! Mangaratiba agora é 22.

Evandro Capixaba é o novo prefeito de Mangaratiba por 1 ano e 10 meses.


Venceu com os votos da revolta e da esperança, mas com os votos da Mangaratiba que tem muito medo de arriscar em novidades, sejam elas relativas a confiar em pessoas que vieram somar ao município, como a de crer em política mais moderna com conceitos mais amplos.

Capixaba terá a árdua tarefa de colocar nosso município nos trilhos da paz, do desenvolvimento e da retomada da autoestima mangaratibense. Vamos juntos colaborar com todo este processo, desejando ao nosso novo prefeito a força necessária para separar o joio do trigo, levando assim, toda população a não se intimidar na participação de nossas causas.

Quero deixar aqui meus sinceros votos de uma boa administração, de um bom recomeço político ao grupo e intensificar meus pedidos de SOCORRO a toda nossa gente!

Eleição tranquila...por enquanto só o chiclete foi confiscado!

Agência de notícias do TRE



Mangaratiba tem eleição tranquila na manhã de domingo

A eleição suplementar para prefeito do município de Mangaratiba transcorreu com tranquilidade por toda manhã deste domingo (6). Meia hora depois de iniciada a votação, o candidato Evandro Bertino Jorge, o Capixaba, da Coligação Renova Mangaratiba (PR, PSL, PC do B, PHS, PRB e PT), compareceu ao Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças para votar. Neste mesmo local, o candidato da Coligação Por uma Mangaratiba com mais Saúde (PV, PSB e PT do B) Ruy Tavares Quintanilha, o Dr. Ruy, votou por volta das 11h. Já o candidato do PMDB, José Luiz Figueiredo Freijanes, o José Luiz do Posto, votou às 11h30, na Escola Estadual Coronel Moreira da Silva.

Na véspera do pleito, o juiz da 54ª Zona Eleitoral, Rafael de Oliveira Fonseca, solicitou à Prefeitura o recolhimento de papéis, panfletos e folhetos de candidatos. “Solicitei que a limpeza fosse realizada durante todo o dia nos locais de votação”, explicou o magistrado, para quem a iniciativa inibe irregularidades. “Nosso objetivo principal é coibir a boca de urna”, concluiu.

Até o momento nenhuma das 92 urnas eletrônicas instaladas nos 16 locais de votação foram substituídas e o único incidente registrado ocorreu na Escola Estadual Montebello Bondim, provocado pelo equívoco de um correligionário do PR. Ele pensou ter visto um mesário entregar um santinho a uma eleitora e decidiu tomar o documento de identidade e o título dela, para fazer a denúncia. Mas, na verdade, o mesário havia apenas oferecido um chiclete à filha da eleitora. O delegado do PR foi identificado e levado ao cartório eleitoral para prestar esclarecimentos sobre o incidente.

O corregedor regional eleitoral, juiz Luiz Márcio Pereira, viajou à Mangaratiba, para acompanhar o início da eleição suplementar, ao lado do juiz da 54ª ZE, Rafael de Oliveira Fonseca. Por volta das 11h, o corregedor retornou à sede do TRE-RJ, onde permanece até o final da totalização do pleito. As Polícias Federal, Civil e Militar, além do Grupo de Apoio da Promotoria (GAP), vão dar suporte à eleição durante todo o dia..

É hoje! Mangaratiba aprendeu?

E seja o que Deus quiser e o que nossa cidadania decidir!

Será mais um momento de decisão que afetará o meu, o seu e o nosso destino. Na hora de concluir nossa escolha, sejamos sinceros e façamos aquilo que nosso caráter decidir e aquilo que nossa formação exigir.

Mas, a importância maior, acontecerá depois das 17:00 hs, quando soubermos quem governará Mangaratiba pelos próximos 1 ano e 10 meses. A importância do somar, a importância do participar, criticar e elogiar quando ocorrer acertos. Isto será fundamental para que tenhamos paz, desenvolvimento e oportunidades de vislumbrarmos um futuro melhor para nosso município.


Que vença aquele que atingiu em cheio os valores mangaratibenses, sejam eles quais forem. Podem ser valores sociais, podem ser valores coletivos, mas podemos também mostrar nas urnas, como estamos ainda crus em nossa cidadania. De qualquer forma, o resultado refletirá nossa cultura política, nossa forma de explicitar nossos anseios quanto aos políticos.


Se errarmos novamente, e Deus permita que tenhamos discernimento para que isto não aconteça, que arregacemos as mangas e façamos nossa parte em reconhecer nosso engano. Trabalhando para minimizar estas consequencias e empurrando o próximo governo para o caminho mais justo e ético em nosso município.


Então, torço para que vença a vontade da população e peço que vença também nossa força de vontade em participar, somar e tocar a bola para o gol, dando dribles maravilhosos em nosso sofrimento!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Íntegra da decisão - Ação cancelamento eleição Mangaratiba

03 de fevereiro de 2011 - 20h48

TSE mantém eleições em Mangaratiba-RJ neste domingo (6)

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve na sessão desta quinta-feira (3) as eleições suplementares diretas em Mangaratiba-RJ para a escolha dos novos prefeito e vice-prefeito, que estão marcadas para este domingo (6). Por unanimidade, os ministros negaram seguimento ao mandado de segurança apresentado pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) estadual, que solicitava a substituição das eleições diretas na cidade, determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), por eleições indiretas, em que o novo prefeito seria escolhido pela Câmara Municipal.

O PRTB argumentou no mandado que a decisão do TRE do Rio de Janeiro contrariou o parágrafo 1º do artigo 81 da Constituição Federal, que o partido solicitava que fosse aplicado nas eleições de Mangaratiba por analogia. A norma estabelece que, vagando os cargos de presidente e vice-presidente da Republica nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita pelo Congresso Nacional trinta dias depois de ocorrer a última vaga, na forma da lei.

No entanto, o ministro-relator Marcelo Ribeiro informou que as cassações do prefeito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto, e de seu vice ocorreram no final de 2010, ou seja, ainda no primeiro biênio do exercício de seus mandatos, não incidindo no caso a hipótese de eleições indiretas prevista no artigo 81 da Constituição Federal.

“Além disso, é sempre importante o Tribunal prestigiar as eleições diretas [com a escolha da Chefia do Poder Executivo pela população]”, frisou o ministro Marcelo Ribeiro em seu voto.

O ministro disse que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro apenas fixou a data das eleições suplementares em Mangaratiba para o começo do segundo biênio dos mandatos, mas destacou que os cargos de prefeito e vice-prefeito do município já se encontravam vagos no final de 2010.

Entenda o caso

As eleições suplementares de Mangaratiba vão ocorrer devido à cassação do prefeito Aarão de Moura Brito Neto e de seu vice por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.

A cassação foi motivada por um fato ocorrido em 7 de abril de 2008, último dia permitido pela legislação eleitoral para a revisão salarial de servidores públicos, tendo em vista o calendário eleitoral daquele ano.

Na data mencionada, Aarão enviou à Câmara de Vereadores um projeto de reestruturação de cargos e salários que aumentava em 41,4% os vencimentos de 1.450 servidores municipais.

Sancionada em 3 de julho, a Lei Complementar nº 6 do município teve os benefícios alardeados durante a campanha eleitoral, com amplo apoio de alguns jornais locais. Porém, o prefeito Aarão Neto revogou a lei 15 dias após ser reeleito.



Agência de notícias do TSE

Vinte advogados ....Negado seguimento ação suspensão eleição

PROCESSO:
MS Nº 18634 - Mandado de Segurança UF: RJ

Nº ÚNICO:
18634.2011.600.0000
MUNICÍPIO:
MANGARATIBA - RJ
PROTOCOLO:
16172011 - 02/02/2011 18:30
IMPETRANTE:
PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO (PRTB) - ESTADUAL
ADVOGADO:
CARLOS EDUARDO CAPUTO BASTOS
ADVOGADO:
CLÁUDIO BONATO FRUET
ADVOGADA:
BEATRIZ DONAIRE DE MELLO E OLIVEIRA
ADVOGADA:
MARIANNE DOS SANTOS ABE
ADVOGADO:
RICARDO MESQUITA DE ABECI
ADVOGADO:
ALEXANDRE MÜLLER BUARQUE VIVEIROS
ADVOGADO:
MAURÍCIO DE CAMPOS BASTOS
ADVOGADO:
CARLOS ENRIQUE ARRAIS BASTOS
ADVOGADA:
JULIANA CABRAL LIMA
ADVOGADA:
ANA CAROLINA ARRAIS BASTOS
ADVOGADO:
GUSTAVO TOSI
ADVOGADO:
GUILHERME BARBOSA MESQUITA
ADVOGADO:
GUSTAVO HENRIQUE CAPUTO BASTOS
ADVOGADO:
LUÍS EDUARDO CORREIA SERRA
ADVOGADO:
PABLO MALHEIROS DA CUNHA FROTA
ADVOGADA:
FERNANDA PERES TOSCANO DANTAS
ADVOGADO:
ADEMIR COELHO ARAÚJO
ADVOGADO:
FRANCISCO QUEIROZ CAPUTO NETO
ADVOGADO:
MIGUEL DUNSHEE DE ABRANCHES FIOD
ADVOGADO:
VANESSA DUMONT BONFIM SANTOS
ADVOGADO:
RODRIGO SOARES BORGES
ADVOGADO:
RAMIRO FREITAS DE ALENCAR BARROSO
ADVOGADO:
LUCIANO DE ANDRADE PINHEIRO
ÓRGÃO COATOR:
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO
RELATOR(A):
MINISTRO MARCELO HENRIQUES RIBEIRO DE OLIVEIRA
ASSUNTO:
PREFEITO - VICE-PREFEITO - ELEIÇÃO SUPLEMENTAR - PEDIDO DE CONCESSÃO DE LIMINAR - PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO A RESOLUÇÃO
LOCALIZAÇÃO:
SEDIV-PS-SEÇÃO DE PROCEDIMENTOS DIVERSOS - PREPARAÇÃO DE SESSÕES
FASE ATUAL:
03/02/2011 19:49-Julgado MS Nº 186-34.2011.6.00.0000 em 03/02/2011. Acórdão Negado seguimento


Zé do Posto - Ação contra Capixaba

PROCESSO:
AIJE Nº 3625 - Ação de Investigação Judicial Eleitoral UF: RJ
TRE
Nº ÚNICO:
3625.2011.619.0000
MUNICÍPIO:
MANGARATIBA - RJ N.° Origem:
PROTOCOLO:
153412011 - 01/02/2011 17:33
AUTOR:
JOSÉ LUIZ FIGUEIREDO FREIJANES (JOSÉ LUIZ DO POSTO), Candidato pelo PMDB ao Cargo de Prefeito do Município de Mangaratiba/RJ
ADVOGADO:
Adeloni de Miranda
ADVOGADO:
Carlos Cezar Ferreira Botelho
INVESTIGADO:
EVANDRO BERTINO JORGE (CAPIXABA), Candidato pelo PR ao Cargo de Prefeito do Município de Mangaratiba/RJ
RELATOR(A):


ASSUNTO:
AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - ABUSO - DE PODER POLÍTICO / AUTORIDADE - ELEIÇÃO SUPLEMENTAR - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE REGISTRO - PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS - PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE - APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DO CARTÓRIO ELEITORAL
LOCALIZAÇÃO:
VP-VICE-PRESIDÊNCIA
FASE ATUAL:
02/02/2011 17:22-Recebido

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eu não desisto de tentar .... Dr. Ruy

Foram cerca de 5 anos que muitos combateram algo que nos humilhava e diminua como cidadãos. Alguns, perceberam logo no início do 1o mandato do ex-prefeito cassado, que algo não estava indo muito bem. Outros, só um pouco mais tarde se deram conta, que o caminho que estávamos percorrendo não iria nos levar a lugar nenhum e até nos fazia caminhar para trás. Mas, foi somente no 2o mandato, que a coisa desgringolou de vez.

Qual foi o motivo que levou ao caos completo nossa Mangaratiba neste segundo mandato?

Foi a nossa incapacidade de reação, quando aqueles primeiros anônimos e alguns não anônimos, começaram a se manifestar e eram ridicularizados pela tropa de choque do ex.

Foi quando as primeiras denúncias contra o ex e a Casa legislativa de nossa Mangaratiba foram feitas e novamente éramos aviltados, com a prepotência e a opressão do ex e de sua tropa de elite. Foi quando permitimos ser comprados, foi quando permitimos que alguns diminuissem a opinião popular, foi quando aceitamos passivamente que nossa voz fosse silenciada.

Isto levou aos governantes a sensação de onipotência e que estavam liberados para toda e qualquer infâmia que decidissem lançar contra a população. Fomos enganados por matéria pagas em jornais, fomos iludidos com prêmios inexistentes, fomos combatidos com alianças de latão entre políticos que sorriam e prometiam ao povo que nossa Mangaratiba estava no caminho certo, pois TÍNHAMOS o apoio dos grandes caciques estaduais e dos caciquinhos municipais. Fomos esmagados pelo descaso dos partidos que ajudavam a perpetuar este sofrimento a nós população.

Ficamos com serviços públicos dignos de escravos, povo que não mais podia adoecer, povo que já não sabia mais perceber a educação precária que seus filhos recebiam, povo que já não sabia mais quais eram seus direitos, povo que já não sabia que o restante do país caminhava para o desenvolvimento e que nós íamos na contramão, retrocedendo em todos os sentidos.

A cada golpe que sofríamos, eles se fortaleciam e aumentavam a carga de desprezo e de artimanhas que enchiam seus bolsos e seus egos distorcidos. Perderam totalmente a noção de sua real função, perderam, enfim, a noção de perigo!

E aconteceu aquilo que a física bem explica, na terceira Lei de Newton, "Toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário"

Receberam a reação de uma população, que espero ver concretizada nas urnas no dia 06 de Fevereiro. Mas, para que este tempo sombrio termine em nossa Mangaratiba, será necessário a "tolerância zero" em nossa cidadania.

Não podemos errar, não podemos neste momento, nos dar ao luxo de tentar a mesmice, travestida de "jogada política" onde os mesmos, se agruparam em lados opostos e não permitem que novas formas de se viver políticamente cheguem ao nosso município.

Por isto, peço aos eleitores que se permitam de fato inovar, que se permitam buscar a sua própria identidade. Já é tempo de renovação, e não é avaliando famílias de políticos, seja repudiando por não ser da terra, ou endeusando por ser da terra, que estaremos fazendo uma boa escolha.

E pensando assim, que escolhi quem trilhou o caminho mais digno em sua trajetória política. Aquele que ao longo do caminho, esbarrou, tropeçou, caiu e levantou com a dignidade e até mesmo sendo radical, em não se unir aos restos de um governo sujo. Aquele que não comprometeu nossa Mangaratiba com apoios viciados. Aquele que demonstrou sozinho, que um homem pode e deve modificar atitudes e convicções sem precisar "escrachar" mais adiante, o voto do eleitorado.

Voto em Dr.Ruy, por ter tido a certeza de que o jovem médico, o jovem parlamentar, antes de tudo é um homem obstinado e capaz. Voto em Dr. Ruy, pelas longas conversas que tive e que tantas vezes me fez perceber que ainda podemos dar uma chance a quem quer fazer uma gestão moderna e eficiente na administração pública. Voto em Dr. Ruy, por termos discutido vários pontos de suas propostas e ouvir como seriam realizadas.

Voto também pela dignidade em não se furtar em responder a mim e aos comentaristas de nosso blog. Voto pela ajuda anônima na causa dos professores, voto por sua posição na sessão de quebra do veto, voto pela simplicidade jovial, voto pela capacitação em gestão pública, voto pelo desejo de combate.

Mas, voto também contra a injustiça ao seu nome, voto contra boatos, voto contra a hipocrisia dos velhos políticos que nada fizeram, nada farão e massacram com difamações aquele que deu seu grito de liberdade e não aceitou pactuar com Deus, nem com o diabo.

Meu voto é o de tolerância zero!