segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Marcelo Freixo - Um deputado que é exemplo!


Fonte: Jornal do Brasil - Carlos Caroni

A assessoria de imprensa do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) confirmou a informação de que, a convite da Anistia Internacional, o parlamentar e pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas próximas eleições deixará o país ainda nesta terça-feira.

Responsável pelo indiciamento de cerca de 220 pessoas ligadas a grupo paramilitares no período em que presidiu a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Freixo recebeu sete ameaças de morte em apenas um mês. A última delas na sexta-feira. Por motivos de segurança, o destino da viagem é mantido sob sigilo. Sabe-se apenas que é na Europa.

Em sua página na rede de microblogs Twitter, ele afirmou que o retiro é por tempo limitado e que a decisão não foi tomada por medo, mas sim devido a uma necessidade de que sejam feitos ajustes em seu esquema de segurança. Freixo fez ainda duras críticas ao poder público, que classificou como "inoperante e reativo, e lembrou o caso da juíza Patrícia Acioli, executada com 21 tiros no dia 11 de agosto, em Piratininga, Niterói.

"Sobre as ameaças, nunca recebi retorno das providências tomadas. Esse não é um problema meu, não é particular. Patrícia Acioli recebeu várias ameaças e nada foi feito. O poder público é reativo e inoperante. Eles não venceram e nem vão vencer, estarei de volta em breve", disparou.

Para ler a notícia completa (clique aqui)

E qual é a nossa responsabilidade neste caso?

Temos o dever de fazer a nossa parte! Não deixe a milícia se perpetuar no poder paralelo e institucional! Não dê seu voto a qualquer suspeito de fazer parte de milícias! Diga não a segurança paralela, aos serviços irregulares que atraem a população por suas facilidades....o preço é ALTO DEMAIS!

Para lembrar: Marcelo Freixo foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou as ações das milícias no Estado do Rio de Janeiro. É neste relatório que aparece o nome da fornecedora de merenda escolar que hoje atua em nosso município. A Home Bread /São Judas Tadeu que já foi tema por duas vezes de postagem neste blog.


E por onde anda nosso conselho de merenda escolar? Por onde andam nossos "divinos" edis de situação? Será que ser situação significa ser ingnificante e subserviente?

Então, voltamos ao texto em negrito..... Diga não ao voto sujo!

sábado, 22 de outubro de 2011

Segura, Secretaria Municipal de Educação!

Hoje, dei uma olhada nos comentários aqui do blog e vi que havia um interessante, em uma postagem que fiz em Julho de 2010.

Como é comentário de um "possível" aluno do colégio Nossa Senhora das Graças, e escrevo possível, por ser de um anômimo, coloco agora, como postagem mais visível:

"1°- e que eu sou estudante, no colegio, e vejo que o colegio nunca foi passado por uma reforma decente.
2° - a unica coisa que mudam no colegio, e a cor das paredes os uniformes, ventiladores, quadros, e muito dificio o forro do novo teto que vive caindo com os ventos que da.
3° - portas nas salas de aula, nunca foram trocadas, quando muito mudam a massaneta, e pintam ela.
4°- as paredes estao com muitas rachaduras.
5°- temos sala de informatica, mais vive fechada, ou seja, temos computadores na escola, mais nao podemos usar, porq a sala vive fechada.
6°- a sala de video, tem uma TV DE 29" , um tv velha. e o ar condicionado esta quebrado.
7°- dificiomente achar uma porta com massaneta decente !
8°- os banheiros, nem porta tem direito ( no andar de baixo ).
9°- fecharam a metade do patio da escola sem motivos, a parte onde fica o laboratorio.( Bom sera que vendeu aquele pedaço do colegio, ou e alguma coisa que nao podemos saber ? )
10° - professores ?? um sao extremamente mal educados, e outros na hora da prova, dao a resposta, deixam os alunos colarem.
11° - e qualquer um que frequenta, banheiros da escola, tanto MENINAS E MENINOS, sabem que o trafico de drogas dentro da escola, ja chegou no limite !
12°- ja tem muitos e muitos meses que eu nao tenho o novo uniforme, porq ??? o colegio fala que nao receram os uniformes ainda, falam que nao tem uniformes.
12°- as janelas do 2° andar ? todas sem grades de proteçao.
13°- a quadra da escola, e um lixo, as sestas de basquete, ja nao tem mais sesta, so os aneis, mal temos uma quadra, mal temos um nada naquela escola, bom a quedra entrou em reforma, ( NAVERDADE PREGARAM OUTRAS TELHAS NOVAS, E PINTARAM ELA ! ).
desses anos todo, o que foi mudado no colegio, foi os pisos, e o forro do tedo ( que vive caindo com qualquer vento ).
14° - E MAIS FACIO DERRUBAREM, AQUELAS ESCOLA, E CONSTRUIR OUTRA ! "

Não farei um comentário sequer sobre esta postagem, pois ela por si, já nos chama a tantas reflexões....e tenho em mim, a certeza de que devemos respeitar e estimular a participação dos jovens no controle social de Mangaratiba.

Reflexões que devem ser cuidadosamente trabalhadas...que vão desde a própria qualidade de ensino de nosso município, passando pela crítica as dependências do estabelecimento de ensino, entrando na questão de se estimular o educando a uma participação mais ampla nas questões de seu interesse, a motivação do hábito do anonimato e a triste realidade das drogas em nosso cotidiano.

Ou tomamos a frente na condução de nossos destinos....ou estamos fadados a repetir o descaminho que hoje percorremos!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Reunião conselho comunitário de Segurança

Reunião nesta quinta-feira, 20/10/2011 à partir das 17:00 hs.

Local : Iate Club de Muriqui.


População de Muriqui precisa comparecer para acompanhar, denunciar, exigir e participar das decisões de ações de nossas políticas públicas. Segurança é uma delas.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Troca troca de partidos - Quem poderá responder?

CARGO DE VEREADOR - SUPLÊNCIA - ORDEM DE CONVOCAÇÃO - Fábio Nadal Pedro

Advogado integrante da Nadal e Cozatti Advogados Associados,
Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Jundiaí/SP.

SUMÁRIO: 1. Introdução; 2. Competência jurisdicional para dirimir a matéria; 3. A suplência como direito personalíssimo do suplente diplomado; 4. A suplência como direito do partido político; 5. Considerações finais.


1-) Introdução


Pode parecer uma questão de somenos, mas esta discussão, versando sobre a quem pertence o direito à suplência no caso da vacância do cargo de Vereador ganha relevo, em especial, na hipótese do suplente de Vereador diplomado mudar sua filiação partidária.
Diante deste quadro quem deveria assumir o cargo de Vereador ? O suplente originário que mudou de agremiação partidária (direito personalíssimo à suplência) ou ao suplente filiado ao Partido (rompida a fidelidade partidária, o candidato perde sua condição de suplente de legenda).


2-) Competência jurisdicional para dirimir a matéria.


Antes de ingressarmos no tema propriamente dito, cumpre observar que a competência para dirimir tal matéria, está afeta a Justiça Estadual. Nesse sentido, encontramos recentíssima decisão do Egrégio Tribunal Superior Eleitoral:
EMENTA - SUPLENTE DE VEREADOR - ORDEM DE CONVOCAÇÃO - MUDANÇA DE PARTIDO POLÍTICO, MATÉRIA AFETA A JUSTIÇA ESTADUAL - REMESSA DOS AUTOS AO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO PARA NECESSÁRIA MANIFESTAÇÃO JURISDICIONAL. (TSE - Processo nº 13.932, Rec. Cível, Acórdão nº 135.408, Origem SP, 01.08.2000, Rel. Eduardo Bottallo, public. DOE de 07.08.2000).
Logo, não se trata de matéria afeta à Justiça Eleitoral, mas de competência da Justiça Estadual.


3-) A suplência como direito personalíssimo


Os que se filiam na corrente de que o direito à assunção do cargo de Vereador, na hipótese de sua vacância, é personalíssimo do suplente diplomado, mesmo que tenha mudado de partido político, se arrimam sobre os artigos 108 e 215, ambos da Lei Federal nº 4.735/65 (Código Eleitoral), que dizem, respectivamente:


Art. 108. Estarão eleitos tantos candidatos registrados por um Partido ou coligação quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido. (Redação dada ao artigo pela Lei nº 7.454, de 30.12.1985)
(...)


Art. 215. Os candidatos eleitos, assim como os suplentes, receberão diploma assinado pelo Presidente do Tribunal Superior, do Tribunal Regional ou da Junta Eleitoral, conforme o caso.
Parágrafo único. Do diploma deverá constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do Tribunal.


Assim, com a diplomação, teríamos um quadro imutável, estático, que deveria ser observado como ordem de convocação, mesmo na hipótese de mudança de partido político, pelo suplente diplomado, até mesmo porque a fidelidade partidária não possui o condão de alijar o suplente de seu direito ao mandato político.
Nesse sentido, V. Aresto do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:


VEREADOR - SUPLENTE IMPEDIDO DE ASSUMIR O CARGO POR HAVER MUDADO DE PARTIDO - INADMISSIBILIDADE.
- O suplente de vereador, assim diplomado, possui direito de assumir o cargo na vacância pela ordem de suplência, não o impedindo a mudança de partido, pois a fidelidade partidária não é apta a retirar o mandato do eleito. Em que pese ao princípio da representação proporcional e a representação parlamentar por intermédio dos partidos políticos, não perde condição de suplente o candidato diplomado pela Justiça Eleitoral que; posteriormente, se desvincula do partido ou aliança partidária pelo qual se elegeu. Recurso provido, para conceder a segurança. (TJ-SP - Ac. unân. da 2ª Câm. de Direito Público, de 24.10.2000 - MS 160.289-5/4-00 - Rel. Des. Aloísio de Toledo - Impte. Maria de Lourdes Cuter Pisolato)


4-) A suplência como direito do partido político


De outra banda, há os que alegam que, na hipótese de vacância do cargo de Vereador, deve assumir o suplente do partido, porquanto o suplente diplomado, ao mudar sua filiação partidária, perde esta condição - a de suplente da legenda. Noutro giro verbal, a suplência pertence ao partido, estando sujeita a uma situação cambiável, dinâmica.


Apontam ainda, o artigo 112 da Lei Federal nº 4.735/65 (Código Eleitoral), como embasamento legal indicativo de que a suplência pertence ao partido, que transcrevemos in verbis:


Art. 112. Considerar-se-ão suplentes da representação partidária:
I - os mais votados sob a mesma legenda e não eleitos efetivos das listas dos respectivos partidos;
II - em caso de empate na votação, na ordem decrescente da idade.
Para esta corrente, repita-se, a representação junto à Câmara Municipal pertence ao partido político e não à pessoa física do suplente diplomado. Isto porque a eleição para o referido cargo se dá pelo sistema proporcional, somente logrando êxito o candidato na dependência do peso eleitoral da Legenda pela qual disputa a vereança.
Neste passo, uma vez que após a diplomação, altera o suplente sua filiação partidária, a vaga conquistada continua a pertencer ao partido político.
Há reiterados julgados do Egrégio Tribunal de Justiça neste sentido:
MANDADO DE SEGURANÇA - Impetração por suplente de Vereador ocorrida em virtude de licença concedida ao Vereador em exercício - Segurança denegada - Vaga a ser preenchida pelo suplente pertencente ao Partido e não à outro, conforme determinava o art. 112 do Código Eleitoral - Recurso não provido (TJ-SP, MS 118.508-1, rel. Des. Luiz de Azevedo, j. 16.03.1990)


MANDADO DE SEGURANÇA - Impetração por suplente de Vereador que não foi chamado ao exercício da vereança - Alteração de sua filiação partidária - Segurança denegada - Recurso não provido.
A suplência deve guardar correspondência entre partidos, em função do sistema proporcional de representação, essencial apenas que a suplência seja atribuída a quem se mantenha na mesma agremiação partidária, pois ela pertence ao mesmo partido e não ao candidato (TJ-SP, MS 151933-1, rel. Des. Fonseca Tavares, j. 30.10.1991)


VEREADOR - SUPLENTE - Perda da suplência, por abandono de militância partidária - Reconhecimento pretendido, em sede de mandado de segurança, por partido político - Admissibilidade - Segurança concedida - recurso provido para tal fim. Suplente de vereador que vier a deixar o partido pelo qual concorreu, perde sua condição de suplente de legenda, sendo irrelevante que não haja se filiado a outro partido. A simples desvinculação de sua legenda retira-lhe a condição de ser suplente. (TJSP - AC 160.520-1 - Guarulhos - Rel. Des. Alfredo Migliore - J. 10.03.1992)
Na mesma traça, V. Arestos de outros Tribunais:


PARTIDO POLÍTICO - SUPLENTE DE VEREADOR - FILIAÇÃO A PARTIDO DIVERSO DAQUELE PELO QUAL DISPUTOU O CARGO ELETIVO - VAGA - PREENCHIMENTO POR OUTRO SUPLENTE, NA ORDEM NOMINAL DE VOTAÇÃO, E INTEGRANTE DA MESMA GREI PARTIDÁRIA DO EDIL QUE SE AFASTOU DO EXERCÍCIO DO MANDATO - Segurança denegada, em Primeiro Grau - Apelo desprovido, por maioria: pelo voto do relator, considerando legal a convocação impugnada; pelo do revisor, ao entendimento de estar prejudicada a impetração face ao término do período legislativo objeto do pedido. Voto vencido. (TJSC - AC-MS 3.992 - SC - 4ª C.Cív. - Rel. Des. Alcides Aguiar - J. 07.04.1994)


DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO DE JURISDIÇÃO - CÂMARA MUNICIPAL - VEREADOR - REGIMENTO INTERNO - MANDADO DE INJUNÇÃO - CONVOCAÇÃO DE SUPLENTE - Impedimentos sucessivos e supervenientes. Inexistência de Norma Regulamentar. Mandado de Injunção concedido. Não tendo o Regimento Interno da Câmara disciplinado a convocação de suplente de vereador na hipótese de impedimentos sucessivos e supervenientes dentro da mesma legenda partidária, pode o Judiciário, através de regulamentação provisória, sanar a omissão a fim de garantir ao suplente da vez o exercício do seu direito constitucional de desempenhar o mandato enquanto o titular e os suplentes anteriores estiverem impedidos. Sentença confirmada. (TJRJ - DGJ 25/95 - (Reg. 050795) - Cód. 95.009.00025 - 2ª C.Cív. - Rel. Des. Sérgio Cavalieri Filho - J. 18.04.1995)


5-) Considerações finais
Não há posicionamento jurisprudencial sedimentado sobre a questão, cabendo ao operador do direito, diante deste quadro, fiar-se num dos entendimentos, sem nunca perder de vista a contingência de ver sua conduta impugnada judicialmente.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A ponte do rio que CAI.....

Foto da "ponte????" em Vila Muriqui que dá passagem para a Fazenda Muriqui... facinho de achar....

Uma ação tão simples e ficamos como tolos a espera de um socorro, mas.... quem passa sobre esta "ponte" somos nós, simples mortais a espera de um socorro.

O pedido para esta "manutenção", que é tão simples e barata, vai de um lado para outro, sem que se dê a menor atenção.

Já pediram ao prefeito, ao secretário Pedro, já foi pedido aos vereadores Simões e Edinho e agora, já estamos enviando emails para a Vale, a Dilma e o Papa. Alguém tem que ser responsável por esta manutenção. Não posso esquecer de informar que o vereador Simões, ao menos tentou...

Se não é de responsabilidade da prefeitura, ao menos deveriam em nome da população, solicitar que a empresa responsável faça o serviço. Mas, como eles não passam por lá... pés sobre pontes perigosas é sina da população e eles são "otoridades"....


Bom, estou apelando para o secretário de obras, Sr. Humberto Vaz, que antigamente, dava uma lida aqui no blog. Help! Help!

Até agora, ele não deixou de atender os pedidos e as críticas que fazemos por aqui.

Sr. Humberto, dá uma força aí!!!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AlÔ!!!!! A medalha é do Emil.....

Lá vou eu!!!! Penso que deveria ser contratada pelo governo Capixaba.... Caramba! Nunca vi uma "oposição" mais fiel do que eu.

Eu deveria ocupar a assessoria de imprensa no município, de tanto ter que fazer os esclarecimentos que se fazem necessários... quando os boatos começam, quando as ações são distorcidas ou mesmo quando a assessoria de imprensa "trunca" as informações, lá vou eu fazer o trabalho de graça e ainda de quebra, dou meus pitacos que se fossem "degustados" já teriam parado metade do distanciamento entre população e governo, mas....quem não quer ouvir, permanece de ouvidos tapados com a cêra do egocentrismo...


Vamos aos fatos do dia!!!!
"A Fundação Mario Peixoto vai realizar nesta sexta-feira, dia 14, em comemoração ao dia do professor, dia 15, o evento de “Entrega da Medalha Honra ao Mérito do Professor”, no Centro Cultural Cary Cavalcanti às 20h. A Fundação em parceria com a secretaria de Educação realizou uma votação dentro de cada escola para eleger um professor da unidade de ensino para ser homenageado. O evento ainda vai contar com uma apresentação musical de chorinho com o grupo “Toque de Linha”."
Fonte: Facebook Prefeitura Municipal de mangaratiba


Sei que os professores sempre que podem, dão uma voltinha aqui pelo blog e me sinto bem à vontade com eles, pois são pessoas que se interessam de fato nos "fatos".

Então para ajudar a esclarecer uma certa revolta da classe com a tal premiação, quero explicar que esta "premiação" discriminatória não é uma ação da SME, pois graças ao bom Deus, a secretária é uma professora e sabe o quanto isto não é saudável. Além do mais é uma cópia amarga do que já aconteceu no governo do Charlinho, lembram? Os mais antigos devem lembrar deste tipo de "homenagem"...

Coisas da Fundação Mário Peixoto que ainda não sabemos a que veio neste governo...

Além do mais, mesmo que a SME estivesse participando, coisa que não aconteceu e que pode ser devidamente esclarecida se procurarem a Fundação, que valor este tipo de homenagem teria?

Se a SME vive um momento de austeridade e vocês sabem que é única área que não está fazendo ôba ôba em cima da população ou da classe, como faria um absurdo destes? Que homenagem é esta que não sabemos qual foi o critério para escolha? Quem votou? Baseados em quê?

Vocês educadores que estiverem conscientes das dificuldades deste ano, com sua falta de material didático, mas que perceberam que o momento é de arrumar a educação para que melhores condições de trabalho seja conquistado por vocês, com toda certeza, sabem que tal absurdo, não partiu da SME.

Não existe a tal parceria que está sendo informada, já que por aqui as secretarias não interagem e não trabalham em bloco, onde as questões são debatidas e exauridas até chegarem ao senso comum que é a melhor qualidade nos serviços prestados a população.

Não ponham na conta da SME esta discriminatória "homenagem", pois critérios subjetivos, Mangaratiba já não suporta mais.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia da Criança

É com a criançada que recarrego minhas forças e amenizo minha saudade de ser filha...
E é com Fernando Pessoa que brinco de ser Leila Castro.

VIII - Num Meio-Dia de Fim de Primavera
Alberto Caeiro
Num meio-dia de fim de primavera
Tive um sonho como uma fotografia.
Vi Jesus Cristo descer à terra.
Veio pela encosta de um monte
Tornado outra vez menino,
A correr e a rolar-se pela erva
E a arrancar flores para as deitar fora
E a rir de modo a ouvir-se de longe.

Tinha fugido do céu.
Era nosso demais para fingir
De segunda pessoa da Trindade.
No céu era tudo falso, tudo em desacordo
Com flores e árvores e pedras.
No céu tinha que estar sempre sério
E de vez em quando de se tornar outra vez homem
E subir para a cruz, e estar sempre a morrer
Com uma coroa toda à roda de espinhos
E os pés espetados por um prego com cabeça,
E até com um trapo à roda da cintura
Como os pretos nas ilustrações.
Nem sequer o deixavam ter pai e mãe
Como as outras crianças.
O seu pai era duas pessoas
Um velho chamado José, que era carpinteiro,
E que não era pai dele;
E o outro pai era uma pomba estúpida,
A única pomba feia do mundo
Porque não era do mundo nem era pomba.
E a sua mãe não tinha amado antes de o ter.

Não era mulher: era uma mala
Em que ele tinha vindo do céu.
E queriam que ele, que só nascera da mãe,
E nunca tivera pai para amar com respeito,
Pregasse a bondade e a justiça!

Um dia que Deus estava a dormir
E o Espírito Santo andava a voar,
Ele foi à caixa dos milagres e roubou três.
Com o primeiro fez que ninguém soubesse que ele tinha fugido.
Com o segundo criou-se eternamente humano e menino.
Com o terceiro criou um Cristo eternamente na cruz
E deixou-o pregado na cruz que há no céu
E serve de modelo às outras.
Depois fugiu para o sol
E desceu pelo primeiro raio que apanhou.

Hoje vive na minha aldeia comigo.
É uma criança bonita de riso e natural.
Limpa o nariz ao braço direito,
Chapinha nas poças de água,
Colhe as flores e gosta delas e esquece-as.
Atira pedras aos burros,
Rouba a fruta dos pomares
E foge a chorar e a gritar dos cães.
E, porque sabe que elas não gostam
E que toda a gente acha graça,
Corre atrás das raparigas pelas estradas
Que vão em ranchos pela estradas
com as bilhas às cabeças
E levanta-lhes as saias.

A mim ensinou-me tudo.
Ensinou-me a olhar para as cousas.
Aponta-me todas as cousas que há nas flores.
Mostra-me como as pedras são engraçadas
Quando a gente as tem na mão
E olha devagar para elas.

Diz-me muito mal de Deus.
Diz que ele é um velho estúpido e doente,
Sempre a escarrar no chão
E a dizer indecências.
A Virgem Maria leva as tardes da eternidade a fazer meia.
E o Espírito Santo coça-se com o bico
E empoleira-se nas cadeiras e suja-as.
Tudo no céu é estúpido como a Igreja Católica.
Diz-me que Deus não percebe nada
Das coisas que criou —
"Se é que ele as criou, do que duvido" —
"Ele diz, por exemplo, que os seres cantam a sua glória,
Mas os seres não cantam nada.
Se cantassem seriam cantores.
Os seres existem e mais nada,
E por isso se chamam seres."
E depois, cansados de dizer mal de Deus,
O Menino Jesus adormece nos meus braços
e eu levo-o ao colo para casa.
.............................................................................
Ele mora comigo na minha casa a meio do outeiro.
Ele é a Eterna Criança, o deus que faltava.
Ele é o humano que é natural,
Ele é o divino que sorri e que brinca.
E por isso é que eu sei com toda a certeza
Que ele é o Menino Jesus verdadeiro.

E a criança tão humana que é divina
É esta minha quotidiana vida de poeta,
E é porque ele anda sempre comigo que eu sou poeta sempre,
E que o meu mínimo olhar
Me enche de sensação,
E o mais pequeno som, seja do que for,
Parece falar comigo.

A Criança Nova que habita onde vivo
Dá-me uma mão a mim
E a outra a tudo que existe
E assim vamos os três pelo caminho que houver,
Saltando e cantando e rindo
E gozando o nosso segredo comum
Que é o de saber por toda a parte
Que não há mistério no mundo
E que tudo vale a pena.

A Criança Eterna acompanha-me sempre.
A direção do meu olhar é o seu dedo apontando.
O meu ouvido atento alegremente a todos os sons
São as cócegas que ele me faz, brincando, nas orelhas.

Damo-nos tão bem um com o outro
Na companhia de tudo
Que nunca pensamos um no outro,
Mas vivemos juntos e dois
Com um acordo íntimo
Como a mão direita e a esquerda.

Ao anoitecer brincamos as cinco pedrinhas
No degrau da porta de casa,
Graves como convém a um deus e a um poeta,
E como se cada pedra
Fosse todo um universo
E fosse por isso um grande perigo para ela
Deixá-la cair no chão.

Depois eu conto-lhe histórias das cousas só dos homens
E ele sorri, porque tudo é incrível.
Ri dos reis e dos que não são reis,
E tem pena de ouvir falar das guerras,
E dos comércios, e dos navios
Que ficam fumo no ar dos altos-mares.
Porque ele sabe que tudo isso falta àquela verdade
Que uma flor tem ao florescer
E que anda com a luz do sol
A variar os montes e os vales,
E a fazer doer nos olhos os muros caiados.

Depois ele adormece e eu deito-o.
Levo-o ao colo para dentro de casa
E deito-o, despindo-o lentamente
E como seguindo um ritual muito limpo
E todo materno até ele estar nu.

Ele dorme dentro da minha alma
E às vezes acorda de noite
E brinca com os meus sonhos.
Vira uns de pernas para o ar,
Põe uns em cima dos outros
E bate as palmas sozinho
Sorrindo para o meu sono.
......................................................................
Quando eu morrer, filhinho,
Seja eu a criança, o mais pequeno.
Pega-me tu ao colo
E leva-me para dentro da tua casa.
Despe o meu ser cansado e humano
E deita-me na tua cama.
E conta-me histórias, caso eu acorde,
Para eu tornar a adormecer.
E dá-me sonhos teus para eu brincar
Até que nasça qualquer dia
Que tu sabes qual é.
.....................................................................
Esta é a história do meu Menino Jesus.
Por que razão que se perceba
Não há de ser ela mais verdadeira
Que tudo quanto os filósofos pensam
E tudo quanto as religiões ensinam?


Projeto importante

Projeto pode permitir a entidades ingressarem com ação civil pública
Sex, 07 de Outubro de 2011 12:35

Fonte: Assessoria (retirado do site da AMARRIBO)

As ações civis públicas contra atos de improbidade administrativa poderão ser propostas por qualquer entidade da sociedade, como sindicatos e organizações. É o que propõe o projeto de lei apresentado pelo senador Pedro Taques (PDT), permitindo assim maior participação da sociedade no processo democrático.

Hoje as ações civis públicas nessa área são propostas apenas pelo Ministério Público Federal (MPF) ou Ministério Público Estadual (MPE), dependendo de onde o dano foi causado. A população em geral pode fazer uma denúncia nos órgãos ministeriais, transformando a demanda em uma ação civil pública ou não.

Conforme o Projeto de Lei, será alterada a lei 8.429 de 2 de julho de 1992, a chamada Lei da Improbidade Administrativa, a fim de possibilitar a utilização da ações civil pública para a defesa do interesse à probidade administrativa. A proposta é que seja alterado o artigo 17º da Lei de Improbidade, legitimando entes da sociedade como autores das ações.

Caso aprovado, também estarão aptos a serem autores de ações civis públicas, conforme o artigo 5º da da Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985, além do Ministério Público, União, Estados e Municípios autarquia, empresa pública, fundação, sociedade de economia mista ou por associação que esteja constituída há pelo menos um ano.

O senador Pedro Taques defende que a que a ação civil pública deve ser reconhecida como instrumento processual adequado para o exercício do controle popular sobre atos dos poderes públicos, tanto no que se refere à reparação do dano causado ao erário por improbidade, quando para a aplicação das sanções decorrentes da conduta irregular perante a administração pública. "Vamos devolver o poder aos seus detentores, ou seja, ao cidadão, que assim terá mais participação no processo democrático", disse o senador.

Conforme a Constituição, ao ato de improbidade administrativa é aquele que viola os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que devem nortear a atuação de todo administrador e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta indireta.

Oriundo do Ministério Público Federal, o senador Pedro Taques tem como uma de suas bandeiras de mandato a forte atuação nos mecanismos que possibilitem o aperfeiçoamento do controle contra a corrupção e da defesa do patrimônio público e da moralidade. "Certo de estarmos colaborando com o aprimoramento da legislação aplicável à defesa da probidade administrativa em nosso país, contamos com a aprovação desta matéria", pediu o senador em seu projeto.

Reforma das praças Mangaratiba


Partilho informações, mas não faço manipulações.....reclamo, mas publico quando fazem...

Não consigo ser diferente do que sou, portanto, lá vai a notícia do Diário do Vale sobre as reformas nas pracinhas que tanto reclamamos e que são necessárias para as crianças do município que pouco ou nenhum lazer dispõem para seu desenvolvimento.




Mangaratiba

A secretaria de Obras de Mangaratiba começou a reforma de todos os parques infantis e praças espalhadas pelo município. Hoje (10), uma equipe da Secretaria de Obras começou os trabalhos no parque da Praça Robert Simões, no Centro. Servidores estão instalando barras e grades de contenção. O local ainda receberá pintura, manutenção dos brinquedos, limpeza e reparos na iluminação.

O coordenador de Parques e Jardins, Luiz Colégio, diz que as obras de manutenção não param por aí. "Já estamos com o material para a reforma do parque e dos bancos da praça em frente ao Colégio João Paulo II, na Praia do Saco, e começaremos ainda esta semana. Na próxima segunda-feira, estaremos no bairro Axixá e em Conceição de Jacareí. No primeiro vamos reformar e pintar a quadra e o parque infantil, Em Conceição vamos realizar muitas melhorias para oferecer para a comunidade local um espaço de lazer em excelentes condições", conclui.

Reforma completa

Os locais estão recebendo uma reforma completa com melhorias na manutenção dos brinquedos, pintura, instalação e troca de bancos quebrados, instalação de grades, limpeza e iluminação.

Para o secretário da pasta, Humberto Vaz, a manutenção e a reforma dos parques e praças são de extrema importância. "Com essas reformas devolvemos para as famílias da cidade a tranquilidade de ter novamente uma área de lazer segura", afirmou.

Vários locais já foram contemplados com as melhorias, como é o caso de Itacuruçá. Na praça em frente à estação ferroviária, a secretaria fez uma reforma geral, com reparos e pintura no parque e nos bancos da praça. A Praça Padre Luiz Quatroppanni, em frente à Igreja Nossa Senhora de Sant'ana, recebeu bancos de concreto novos. A santinha do distrito também foi reformada. Já em Muriqui, o Parque do Caica, do morro São Sebastião, foi reformado, assim como a santinha do distrito.

Na praça do skate, o parque já foi entregue à população. Na pista de skate, as reformas começam ainda esta semana. A Praça Maria Luiza Bertino, na Rua Vereador Eduardo Bertino, recebeu reforma geral, pintura e troca de iluminação. Em Ibicuí, a praça em frente à praia recebeu bancos novos. No primeiro distrito, o calçadão no terminal de ônibus na Rua Vereador Célio Lopes recebeu bancos novos.


sábado, 8 de outubro de 2011

Esta é para você...pequena Castro!

Pinte a vida, colorindo tudo em que você se envolver..... pinte muito, derrame sempre cores ...







Segure as letras, descubra o jogo bonito que elas nos presenteiam, devore todas elas com calma e sinta o gostinho...




E quando precisar.... estou sempre contigo....

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Deixei passar batido! Dia do Prefeito 06 de Outubro



Falha nossa! Ontem estava com tantos problemas, com meu dia a dia de cidadã, que acabei deixando passar uma data tão importante.
Logo de manhã enfrentei uma fila medonha para um atendimento no hospital, mas antes, havia passado no posto de saúde próximo a minha casa e não consegui atendimento, já que não era o "dia" de criança passar mal. A falha é minha que não o avisei de que só é permitido passar mal às terças...

Bom, depois desta via crucis e a dor de cabeça que senti por ficar ouvindo tantos como eu se lamentando no hospital pela demora no atendimento, pela apreensão em estarmos todos amontoados, esperando o atendimento, vendo a turma da limpeza passando seu paninho de chão, coletando lixeiras sem luvas, segurando maçanetas, passando com os saquinhos de lixos no meio de todos os pacientes que tossiam, respiravam e se contaminavam na espera dolorosa de um atendimento que quando acontece, nos transmite a incerteza se fomos atendidos decentemente... e me desculpe prefeito, seu dia mais uma vez passou batido....

Dali, segui para a farmácia, mas infelizmente, não consegui os remédios que foram receitados... estava em falta.... e meus pensamentos foram direcionados em como "arranjar" dinheiro para comprá-los... e mais uma vez, seu dia passou batido.

Mas, voltando à via crucis, fui esperar o ônibus para me lavar rápido para casa, pois muitas tarefas ainda me esperavam, eu trabalho duro e não posso me dar ao luxo de sentir a brisa do mar de Mangaratiba. E fiquei esperando, esperando... até que uma sucata chegou e consegui, com a graça de Deus, chegar em casa, pois aproveitei a viagem para orar, pedindo a Deus que o cheiro de queimado que enchia nossa viagem, não nos impedisse de chegar em Muriqui. Aproveitei também para falar com meu Amigo, Jesus, e pedir uma força para os desempregados e os subempregados do nosso município, e mais uma vez, seu dia passou batido.


E neste corre corre, consegui ainda mandar minha criança para escola. Ela não queria ir e eu insisti, pois o futuro dela, só depende da educação que recebe. E matar aula, não é admissível aqui em casa. Então corri para lá e para cá o dia todo, tentando conciliar meus afazeres e as dificuldades que ainda estavam por vir. Acho que venci esta batalha, pois entre filas de hospital, trabalho, transporte e ruas esburacadas, com vazamento de água e alguns bueiros entupidos, ainda arrumei tempo de levar as demais crianças à pracinha. Não deu para ficar muito tempo, já que não havia um só brinquedo disponível, pois estavam interditados e eu havia me esquecido, afinal, já faz tempo... uns seis meses. E novamente, esqueci do seu dia!


E chegou à hora de pegar minha criança na escola.... orgulhosa, perguntei como foi seu dia e disse que ela deveria estar contente por não faltar e ter tido a oportunidade de aprender. Mas, tive que engolir a resposta revoltada dela. Sua professora havia faltado.... e novamente esqueci de seu dia!

Bom, hoje lembrei! Atrasado, mas lembrado! E deixo aqui uma mensagem;

Gostaria de não ter esquecido seu dia, gostaria de poder postar uma mensagem de parceria e incentivo, mas estou tão cansada com esta luta constante, em sobreviver diante de tantos problemas comuns, que talvez o senhor não conheça, que não dá para escrever nada mais que este desabafo.

A fé continua, mas a esperança começa a morrer lentamente em todos nós que vivemos um dia tão comum, como o meu!

Mas, hoje é dia de Nossa Senhora do Rosário e neste dia não esqueci do prefeito.

Afinal, somente com a proteção e a intercessão de Nossa Senhora, conseguiremos seguir com fé, força, certeza e discernimento em reconhecer quando erramos e buscar constantemente os acertos.
Afinal, a fila anda!


terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis


Hoje é o dia do Santinho ecologista, o homem que viveu o amor em toda a plenitude. Nosso primeiro ecologista que abandona uma juventude completamente mundana e dedica-se a vida religiosa e ativa. Enquanto os demais religiosos de sua época, se trancavam em mosteiros, São Francisco pregava por ruas, cidades e onde o amor se fazia necessário. Seguiu à risca os princípios dos primeiros discípulos de Cristo. Pregações itinerantes, sem segundas intenções.

Ele e Santa Clara, são os mais atuantes exemplos de participação religiosa nos problemas sociais que agiam impulsionados pelo amor ao semelhante. Sua visão positiva da natureza e do homem, foi moderna e suficientemente inspirada em harmonia do homem com seu meio ambiente. Assim, quando não se falava em preservação ambiental, a intuição que se adquire na fé, impregnou a sociedade e abre lentamente os olhos de ver de gerações futuras.
João Paulo II disse que o amor entre Francisco, Clara e Jesus era um mistério a ser considerado na contemplação. Cada um já tinha descoberto Jesus Cristo, mas O descobriram ainda melhor um no outro.

Assim como Tereza de Ávila e São João da Cruz, que também descobrem plenamente Jesus no amor e na inteligência um do outro, Francisco e Clara tornam-se exemplos que transcendem a habitual forma de amar entre homens e mulheres.

Hoje a natureza agradece a sabedoria intuitiva deste Amor pleno.

E vamos a uma das mais belas orações que conheço:

Oração da paz - Oração de S. Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Muito prazer! Eu sou Leila e vocês?

O significado do nome Leila:

"Árabe, significa negra como a noite, independente e determinada, trabalha ardentemente para conseguir o que deseja. Por isso, sabe dar valor ao que possui e não tolera desperdícios. Tende a ser feliz na maturidade, depois de muitas paixões."


Bom, ainda agora, uma amiga me telefonou e contou que novamente aconteceu a doideira de a chamarem de Leila. Ela acha que não foi de má fé, mas eu....penso de outra forma. Mas, o que foi mais legal é que ela fez justamente o que já havia me dito que faria. Que toda vez que isto acontecesse, ela iria assumir sua condição de "Leila".


Assim, aos Leilas e Leilos de Mangaratiba, informo que do grupo que topou agir assim, ela foi a primeira. Espero que os seis "Leilos" iniciais, que afirmaram que assim o fariam, paguem o chopp da primeira Leila assumida aqui em Mangaratiba.

Vamos ver onde isto vai parar....