sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O perfil do corrupto

Manifestações públicas em várias cidades exigem o fim do voto secreto no Congresso; o direito de o CNJ investigar e punir juízes; a vigência da Ficha Limpa nas eleições de 2012; e o combate à corrupção na política.

Por que há tanta corrupção no Brasil? Temos leis, sistema judiciário, polícias e mídia atenta. Prevalece, entretanto, a impunidade – a mãe dos corruptos. Você conhece um notório corrupto brasileiro? Foi processado e está na cadeia?

O corrupto não se admite como tal. Esperto, age movido pela ambição de dinheiro. Não é propriamente um ladrão. Antes, trata-se de um requintado chantagista, desses de conversa frouxa, sorriso amável, salamaleques gentis. Anzol sem isca peixe não belisca.

O corrupto não se expõe; extorque. Considera a comissão um direito; a porcentagem, pagamento por serviços; o desvio, forma de apropriar-se do que lhe pertence; o caixa dois, investimento eleitoral. Bobos aqueles que fazem tráfico de influência sem tirar proveito.

Há vários tipos de corruptos. O corrupto oficial se vale da função pública para extrair vantagens a si, à família e aos amigos. Troca a placa do carro, embarca a mulher com passagem custeada pelo erário, usa cartão de crédito debitável no orçamento do Estado, faz gastos e obriga o contribuinte a pagar. Considera natural o superfaturamento, a ausência de licitação, a concorrência com cartas marcadas.

Sua lógica é corrupta: "Se não aproveito, outro sai no lucro em meu lugar". Seu único temor é ser apanhado em flagrante. Não se envergonha de se olhar no espelho, apenas teme ver o nome estampado nos jornais e a cara na TV.

O corrupto não tem escrúpulo em dar ou receber caixas de uísque no Natal, presentes caros de fornecedores ou patrocinar férias de juízes. Afrouxam-no com agrados e, assim, ele relaxa a burocracia que retém as verbas públicas.

Há o corrupto privado. Jamais menciona quantias, tão somente insinua. É o rei da metáfora. Nunca é direto. Fala em circunlóquios, seguro de que o interlocutor sabe ler nas entrelinhas.

O corrupto “franciscano” pratica o toma lá, dá cá. Seu lema: "quem não chora, não mama". Não ostenta riquezas, não viaja ao exterior, faz-se de pobretão para melhor encobrir a maracutaia. É o primeiro a indignar-se quando o assunto é a corrupção.

O corrupto exibido gasta o que não ganha, constrói mansões, enche o pasto de bois, convencido de que puxa-saquismo é amizade e sorriso cúmplice, cegueira.

O corrupto cúmplice assiste ao vídeo da deputada embolsando propina escusa e ainda finge não acreditar no que vê. E a absolve para, mais tarde, ser também absolvido.

O corrupto previdente fica de olho na Copa do Mundo, em 2014, e nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Sabe que os jogos Pan-americanos no Rio, em 2007, orçados em R$ 800 milhões, consumiram R$ 4 bilhões.

O corrupto não sorri, agrada; não cumprimenta, estende a mão; não elogia, incensa; não possui valores, apenas saldo bancário. De tal modo se corrompe que nem mais percebe que é um corrupto. Julga-se um negocista bem-sucedido.

Melífluo, o corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos.

Enquanto os corruptos brasileiros não vão para a cadeia, ao menos nós, eleitores, ano que vem podemos impedi-los de serem eleitos para funções públicas.

Autor: Frei Betto

6 comentários:

  1. Infelizmente a corrupção virou profissão e vive de mãos dadas, "principalmenmte" com a política, tornando-se sistematica pelos arredores do brasil à fora, chegando livremente nos contratos obscuros de mangaratiba, desde as ambulancias dos "sanguesugas" até o crime propriamente dito, e caminha inofensivamente pelos vaz em diante. De uns tempos remotos para cá, mangaratiba nunca mais foi a mesma, pois descobriram que a politica é a melhor profissão do mundo, onde se juntam poderes, dinheiro, fama, "respeito" e com patrimonios acima de qualquer jatinho. Que chegue logo a era ELIANA CALMOM.

    ResponderExcluir
  2. E O HISTÓRICO TRABALHISTA DOS NOSSOS POLITICOS, QUE TAL AVALIARMOS A RFICHA DE CONTIBUIÇÃO DO EXECUTIVO, SECRETARIADO E VEREADORES ? OU SERÁ SERÁ QUE SEMPRE VIVERAM ÁS CUSTA DA POLITICA. AQUI EM MURIQUI TEM MUITOS.

    ResponderExcluir
  3. MAS A CORRUPÇÃO NEM SEMPRE É FINANCEIRA E PODE SER DE INFLUÊNCIA, HAJA VISTA A CASA DO DESEMBARGADOR NA PRAIA DA RIBEIRA, AFRONTANDO TODOS PODERES, AS SECRETARIAS, PRINCIPALMENTE A DO MEIO AMBIENTE, AS LEGISLAÇÕES VIGENTES E REVOGADAS, OS PARECERES JURÍDICOS, OS PARECERES OMISSOS, AS CONDENAÇÕES LOCAIS, AS CONDENAÇÕES SOCIAIS, INCLUSIVE EU QUE MORANDO EM FRENTE TENHO QUE ACORDAR COM O RETRATO DO BRASIL E DO PODER TODOS OS DIAS. ELIANA CALMON JÁ !!!

    ResponderExcluir
  4. Toda forma de burla tem como base ou início o "corromper". Se corrompe com dinheiro, com opressão, com descaso, com omissão, com influência e contam com a passividade e informação mal captada pela sociedade.

    Ou mudamos a abordagem e a forma de atingir a compreensão das pessoas, ou nunca colheremos direitos da cidadania.

    ResponderExcluir
  5. faço deste vídeo as minhas palavras,kkkkkkk
    http://www.youtube.com/watch?v=Nz8TIk3HwAA

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!