quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A República e seu mosaico!

 E hoje é dia de "comemorar" a proclamação da República...Êta feriado bom!!!

Bom pelo descanso, bom pelo significado e melhor ainda se compararmos aos dias de hoje... Vários foram os fatores que contribuiram para a crise na monarquia, mas se prestarmos atenção, nenhum deles levou em consideração o descontentamenro do povo, seus problemas e sua vontade.. na verdade, somente a insatisfação dos poderes instituídos levam as "revoluções" por aqui desde os primórdios de nosso povo.
Com isso, podemos perceber um "tantinho" do comportamento de nossa passividade até os dias de hoje.

Vejam, a crise  da Monarquia estava ligada a vários fatores, como o descontentamento da igreja católica com os pitacos de D. Pedro em seus assuntos,  as críticas do exército pela corrupção (êpa!!! olha ela aí) que acontecia na corte e pela censura imposta aos militares que não podiam se manifestar na imprensa, sem autorização do ministro da Guerra.

Assim, o dominó de insatisfações, também atingiu a classe média que se expandia no Brasil, afetando o mercado consumidor, fazendo com que o comércio também quisesse participar  dos assuntos tratados no país. E nesta cadeia de insatisfações, logo chegamos aos jornalistas, artistas, jovens, funcionários públicos e os profissionais liberais. Com a adesão dos comerciantes rurais, que já tinham poder econômico, mas que não tinham poder político, o movimento de proclamação da república, começou a ganhar força país afora.
.
Com  Dom Pedro doente,  tudo ficou mais fácil, pois ele já não tomava mais decisões políticas.

Assim, no dia 15 de novembro de 1889, o  Marechal Deodoro demitiu todos os membros do Conselho de Ministro e o presidente,  com o apoio dos republicanos. Com isso na mesma noite o Marechal assinou o documento de governo provisório.E depois de 67 anos a Monarquia teve fim, com a família imperial e Dom Pedro partindo rumo a Europa e deixando Marechal Deodoro da Fonseca como presidente da República e a partir daí com o direito de voto no país.



Proclamação da República resumo


E este direito tão precioso, até hoje é usado de forma a beneficiar alguns, em detrimento de muitos... a democracia ainda é algo a ser atingido, pois somos aprendizes de cidadãos, com nossos ranços monárquicos, escravagistas e feudais, continuamos a votar de forma mesquinha, indolente e perigosa para o futuro de nossa gente. 

Fazemos parte de um mosaico, construído por municípios ainda sucateados por esta mentalidade de um povo que não se valoriza como capaz de transformar, exigir e participar das decisões que nos afetam diretamente, permitindo que a velha e maldita corrupção, destrua futuros, destrua a dignidade de sua população, que emburrece várias gerações, que amedrontadas por não acreditar em sua capacidade de decisão, aceitam passivamente que direitos sejam negociados como favores, que migalhas sejam distribuídas e que nos usem conforme interesses de ladinos e deturpados representantes que ... são o espelho da maioria!


2 comentários:

  1. MARIA DA PENHA, RODRIGUES15 de nov. de 2012, 19:00:00

    PARABÉNS PELO TEXTO LEILA!!!

    SOU PELA DISCIPLINA DE DIREITO POLÍTICO E SOCIAL NAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS, DO 1º AO 9º ANO E NO ENSINO MÉDIO (NÃO SEI SE AINDA PERMANECE ESSA NOMENCLATURA). TENHO POR CERTO QUE, ASSIM DAMOS UM PONTAPÉ NO "RANÇO" DE IDÉIAS SÓCIO-POLÍTICAS EM NOSSO PAÍS!

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler "notícia de itacuruça" que a cãmara municipal arquivou o pedido de cassação do atual e futuro prefeito evandro, tendo na votação o apoio do JLP, os outros vereadores "MARQUINHO DA ILHA, NELSON BERTINO, JOSÉ CARLOS DA COSTA E DR RUIM não contam porque são sem caráter e sem postura de homem público, infelizmente chegamos ao cúmulo da promotoria investigar e os beneficiados arquivarem a vergonha estampada na cara de quem não tenha um pingo de compromisso com o eleitor que confiou. QUE ESSE ATO SIRVA PARA INOJAR AINDA MAIS ESSA POLÍTICA QUE SE INSTALOU NOS BRAÇOS DA CORRUPÇÃO E DO CRIME ORGANIZADO. NELSINHO BERTINO, MARQUINHO DA ILHA, JOSÉ CARLOS COSTA E DR RUIM, "A VERGONHA DE 2012". O QUE PODEMOS ESPERAR DE UM PREFEITO QUE NÃO SE APRESENTA NOS 181 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE MANGARATIBA, É O FIM DE UMA HISTÓRIA QUE JÁ TEVE ÓTIMOS REPRESENTANTES. DEIXOU CLARO SEU VALOR PELA EDUCAÇÃO !!!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!