domingo, 23 de dezembro de 2012

O evento em Muriqui - agregando novos conceitos?


Ontem, participei da chegada de Papai Noel em Muriqui, um evento de iniciativa do vereador André Banana, e que contou com apoio e presença do Prefeito Capixaba, o vice Dr. Ruy e muitos dos vereadores do próximos 4 anos.... Até aí, tudo como sempre,  com chegada do Papai Noel de helicóptero, muito lanche, bastante diversão para a garotada, muito sorvete e Guaracamp... e as lembrancinhas. Em um determinado momento, até achei legal, o "discurso" de uma senhora que distribuia as lembrancinhas, que lembrava que o momento era de confraternização, de partilha e que deveria ser também lembrado o conceito de "honestidade", já que algumas crianças, que já haviam recebido seus mimos, tentavam apagar de suas mãozinhas o carimbo deixado por papai Noel....

Até aí....tudo bem, pois até banheiros químicos foram colocados no campo, MAS.....  e sempre teremos um MAS.... FALTOU ALGO, indispensável para um evento desta natureza, realizado por pessoas que são formadores de opinião e representam nossa gente.

Os eventos revelam em seus acontecimentos criatividade, costumes, tradições, valores já vividos antigamente, expressões populares artísticas e culturais. E isto não faltou, pois até um pouco da história recente de Mangaratiba, foi apresentada a garotada, com a foto gigantesca do Banana pai e do Capixaba pai.

Deste modo, estes eventos, agregam à população conhecimento, lazer e identificação pessoal, contribuindo para a formação intelectual e humana.
 O organizador do evento poderia  utilizar ferramentas de comunicação extremamente importantes para tornar o evento uma atividade que demonstraria a inovação, renovação e o interesse real de atenção a cidadania, desenvolvimento e respeito ao nosso meio ambiente.

Não encontrei um só coletor de lixo em toda área do evento, que ao final, deve ter dado trabalho para quem os recolheu. Era lixo para todo lado!!! Sujeira que se avolumou por debaixo dos pés de crianças e adultos...E o córrego que um dia pesquei pitu, ontem recebeu mais uma tonelada de copos plásticos que misturados ao cocô que desce da cachoeira, desembocará em nossa praia já tão imprópria para banho...


Ah! Mas, não adiantaria nada, pois o povo não iria respeitar, dirão alguns que distante de nossos anseios, ainda não aprenderam que queremos mudança comportamental e conceitual de nossos representantes.

Portanto, os eventos são de grande importância para a sociedade, pois podem contribuir para o amadurecimento do ser humano, além de fortalecer a identidade pessoal ou social.

 Somos uma matéria em constante mutação. Tudo está ao nosso redor e ocorre ao mesmo tempo, na mesma hora, no mesmo minuto e neste segundo. Por tudo isso, o contexto de muita coisa se altera. A forma como participamos em sociedade, por exemplo. Precisa haver  engajamento, influência, percepção de valores e muita ousadia para inovar.

2 comentários:

  1. Leila....As críticas são sempre construtivas e .....tenho fé que o amadurecimento virá.

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa questão das latas de lixo em locais públicos me incomodam um pouco em Mangaratiba. Você quase não acha lixeira. O que mais se vê são comerciantes jogando caixas e restos de suas mercadorias pelo chão, pois nem para eles não se acha latões ou caçambas. Às vezes chupo um picolé ou como algo, vou procurar uma lata de lixo rodo, rodo e nada. Detesto jogar papel no chão, então, quando dá, levo para casa e ponho em minha lixeira. Mas quando a coisa é melequenta, jogo em um cantinho muito a contra gosto.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!