terça-feira, 30 de julho de 2013

Caramba!!!


Foram duas longas semanas sem escrever no blog.  Não sei se por conta da correria ou por conta do "espanto" que sinto todos os dias com as loucuras destes tempos malucos.

E como meu universo, ou melhor, onde me exercito como pessoa que vive em sociedade é Mangaratiba, até mesmo o que acontece de forma mais ampla, fora das fronteiras do município de mata verdejantes, me afetam no cotidiano...

Tivemos a visita do Papa, que foi muito legal, especialmente para nós, os católicos. Foram dias de renovação espiritual, de esperança acesa, de convivência pacífica e livre de mazelas pessoais. E como acredito em milagres, e milagres podem ser grandiosos ou sutis, podem ser como avalanche ou mais  constantemente como pequenas filigranas sobre nossas vidas, a vinda do Papa contribuiu com esta certeza em minha vivência.

Vejam, quantas cagadas governamentais foram à tona nesta semana? Campo da Fé alagado e o dono do terreno beneficiado com a grana nossa de cada dia, sendo revelado a população. O tema Amarildo sendo motivo de tanta manifestações, coisa que já não indignava a população, que massificada e complacente se acostumou as inversões de valores sobre a vida de seu próximo. E as manifestações na rua do Cabral? Tudo de bom!!!!!

Mas, voltando ao Papa.... mesmo com toda nossa adesão ao bom chamado, mesmo com muitos encantados com o vigor físico e mental do Pontífice, temos que pisar no chão e perceber que as amebas sociais ainda farão muito estragos em sociedade. Aqui mesmo em Mangaratiba, uma ameba que se diz Pastor cristão, continua a tirar o sossego  da população que mora no entorno de sua "igreja" não regularizada,  "igreja" localizada em obra embargada pela prefeitura,  que tira o "capeta" com uma simbologia de tiros, que se diz amigo de milicianos. Este mesmo "sujeito", ofende a nossa cidadania, nossos direitos, ao gritar que o Papa vai andar de Papamóvel por debaixo da saia das religiosas, que ele não atenderá a fiscalização da prefeitura e que tudo pode em nome de DEUS! Caramba!!!!

Poxa! E não para por aí.... tantos descasos com nossa gente que vem vivendo aos tropeções... nem precisamos ser especialistas em ciências sociais para perceber que algo está muito errado em nossa terrinha amada. Muita contradição ao mesmo tempo, muitas amebas.... uma educação morta, que faz propaganda de capacitação para seus funcionários... capacitação com palestras motivacionais? Caramba!!!!

Capacitar é prover de recursos. Motivar, sim! Mas, motivação é muito mais que um enrolation... motivamos com remuneração, condições de trabalho, regras de conduta, relacionamentos interpessoais e formação técnica. Enfim, determinar o perfil para as funções e adequar seu pessoal ao que se quer.... mas, o que se quer é que se torna o problema por aqui. Caramba!!!!

E o turismo? Se dizem festeiros e fazem um estrago na única festa legítima da cultura de Mangaratiba... esqueceram de contar para o Sr. Eventos que ele não passa de uma ferramenta do Turismo e que o mínimo que se pode esperar é que faça sua parte adequadamente com a qualidade que se espera de um gestor. Ainda espero muito do Sr. Turismo, mas vamos ver se ele consegue tirar do município esta mentalidade de ...eventos! Turismo deve ser o carro chefe, os eventos estão à serviço de todas as pastas de gestão do município, ou não? Caramba!!!!

E tome, doideira em nossos dias comuns... insegurança, ah... onde anda nossa segurança?  Passeando no Portobelo, acompanhando o retiro do Cabral que está tão chocado com as manifestações... Cachoeiras e todas as nossas comunidades mais carentes, abandonadas e servindo de resort para os carinhas que por aqui chegaram... Caramba!!!!

E são tantos os descaminhos para nossa gente... buracos que desmamam ao completarem seis meses de vida, mas que já dão filhotes em outros pontos... merendinhas vencidas e estocadas... vale refeição para dietas bimestrais, transporte digno de serem chamados de pau de arara... comércio de tempos da colonização do faroeste americano... Caramba!!!!

E o resultado do IDH será propaganda nos próximos dias...podem ter certeza disso. 

Bom, hoje, só queria retornar as postagens. Misturei tudo, pois o silêncio me faz mal e ando silenciosa demais... engasgada demais, entupida demais.... e assim, fiz meu samba do crioulo doido... vou melhorar! E olhem que nem reclamei ainda  do meio ambiente e saúde!!!!


OBS: para meus leitores que gostam de imprimir minhas postagens e especularem sobre o que escrevo e que é muito complicado decifrar, vou dar uma ajuda... fica mais barato e mais rápido, perguntarem diretamente a mim... pode ser que vejam a luz!!!


sexta-feira, 12 de julho de 2013

O que diria para meu partido e os demais!


Hoje, acordei com os olhos para os partidos políticos... atrasado este olhar, dirão alguns. Acho que não, só externei isto mais tarde, depois de me remoer, de refletir, de sentir vontade de devolver o mesmo que recebemos deles.

Fico aqui ouvindo as explicações dos políticos, leio as famigeradas posições de militantes, o acirrado embate entre esquerda e direita, o discurso idêntico entre um e outro, onde os militantes repetem os discursos antigos e demagogos.

Então, em meus devaneios, pensei em dizer em rede nacional o que pensa uma militante de um município sem mídia, sem rádio local, sem emissora de televisão local que é obrigada a ler jornais de merda que enchem nossos olhos de induções aos erros conceituais de nossa cidadania.

Diria a eles que infelizmente, os partidos políticos, todos sem exceção, são um câncer difícil de se combater. São todos células deformadas que um dia tiveram a intenção de promover a ordem ideológica, mas que desgraçadamente se reproduziram com defeitos... Que o sonho de organização de uma população se desfaz quando participamos da militância partidária, pois somos jogados na base de uma pirâmide torta, recebendo insumos que não são nossas causas e que temos que defender.

Dizer que não queremos verticalização de ações e de ideias. Afirmar que é tempo de mudanças e que doutrinas estagnadas não sustentam as bases de uma sociedade. Quero participar por ser meu direito, mas quero respeito para termos credibilidade em partilhar nossas ações e ideais. Que as decisões forjadas em nossos núcleos regionais, desdizem o discurso doutrinário e ideológico. Que gritar contra a direita ou contra a esquerda para a população do país, mas se agruparem em bandos com partidos de diferentes correntes, só nos leva ao desgaste e a vergonha ideológica.

Ou gritem contra e ajam em todo o país desta forma, ou modifiquem o discurso e agreguem os valores que encontrarem nos demais em todas as ocasiões. Sem ranços, sem medo de transformar de fato nosso país.

Não queremos mais sermos conduzidos, queremos mesmo é conduzir os representantes políticos. Que a fidelidade partidária machuca, na medida em que sua voz não é ouvida de fato e acabamos buscando ideologias em pessoas e não no partido ao qual nos filiamos. Chega de massacre da população!!! Chega de maldade contra uma juventude que tem como espelho velhas raposas que aderem ao pragmatismo de conveniência em nome de alçarem destaque na política. E nós???? Só queremos desta vida nossos direitos... começando pelos básicos, até chegarmos aos mais longínquos desejos de cidadania plena, quando não mais pensaremos em saneamento básico, segurança, mobilidade urbana, saúde, educação e moradia. Estaremos desejando e buscando somente o conforto das questões mais humanitárias, como o desejo de não mais termos que discutir cotas, homossexualidade, condições das mulheres, racismo, religiosidade.

Queremos vida partidária plena, coerente e dinâmica. Queremos direitos iguais entre nossos candidatos. Queremos respeito no interior ou na metrópole.

Queremos ideologias vivas e mutantes se necessário for...mas, chega de induções ao erro, as justificativas decadentes em um país que já não mais se sente representado por políticos...



quarta-feira, 3 de julho de 2013

Caso de Polícia 3 - Mangaratiba Saúde

Em 2010, postei dois casos distintos, onde as vítimas eram crianças, que da vida, naquele momento, só necessitavam o direito que lhes é garantido, de um atendimento de qualidade no lugar em que vivem.

Reclamei muito, esperneei e me senti muito humilhada como cidadã deste município...
No primeiro caso, a menina, teve a sorte de conseguir uma transferência e foi salva pela competência dos médicos que a receberam no Hospital Miguel Couto.

Caso de Polícia, clique aqui, foi relatado em março de 2010, esperneei, chorei, xinguei e desabafei... esperei firmemente que não acontecessem casos como esse.

Caso de Polícia 2, clique aqui, foi relatado em Outubro de 2010 e neste,  fiquei mais constrangida ainda, pois o caso  inclusive foi levado para a Câmara, e como tudo em Mangaratiba, não passou de um circo armado para uma pequena platéia que também não obteve a resposta e nem  o empenho em se dar uma satisfação exemplar para a população...


No primeiro caso, um comentarista, pergunta o que estava faltando para a família entrar com uma ação contra o Hospital ou Prefeitura.... reparem quem foi o comentarista.... vão até lá e leiam!!!!

No segundo, um anônimo que se percebe, trabalha no Hospital e sugere que a responsabilidade da morte da criança, era da família desestruturada.... inversão total de valores e responsabilidades!!!

Agora, passados três anos, outra família chora a dor de perder uma criança... 
Vou publicar somente o depoimento do pai da Jovem mãe que perdeu sua filha, sem fotos, sem apelação...

"DO INFERNO PARA O CÉU

Meu nome é Mauro Guedes morador de Muriqui, na Rua Ceará 33, há 16 anos.
Aos Fatos: Minha filha Renata Siqueira Guedes, moradora de Itacuruçá vinha fazendo o pré-natal no posto da mesma localidade de posse de todos os exames solicitados pelo médico incluindo a ultra onde constava que o bebe estava em perfeitas condições. No dia 29/06/13 (sábado) entrou em trabalho de parto já sangrando, onde sua mãe e seu companheiro imediatamente a conduziram para o hospital Vitor de Souza Breve em Mangaratiba, ao chegarem ela foi levada para a sala de maternidade próxima ao berçário ficou lá por algumas horas tendo contrações sua mãe bateu na porta e perguntou a médica se estava tudo bem pois ela dizia que estava sangrando muito, então perguntei a médica se não era melhor que fizesse cesária, disse que era assim mesmo. Conforme o relato da minha filha ela implorava para que a médica fizesse a cesariana e a médica falando ao celular respondia para que a mesma se calasse com apoio de uma enfermeira , após quarenta minutos falando ao celular médica resolveu fazer a cesariana. Neste momento houve uma correria tremenda no hospital, o anestesista passou correndo por sua mãe e começaram a procurar os instrumentos necessários para a realização do ato cirúrgico minha filha lúcida ouviu a médica falar em alto e bom tom “olha a merda antes tivesse feito o que esta menina pediu” neste momento ela retira a criança e pede um saco plástico para colocar a menina dentro, logo após a médica chama sua mãe perante uma série de funcionários que para ela pareciam ter participado da cirurgia e a comunica que o neném tinha falecido sem ter o mínimo de sensibilidade e respeito humano para dar tal notícia. Sua mãe um atestado de óbito assinado pela médica onde diz que não havia dilatação necessária e que minha neta teve uma parada cardíaca. Por volta das duas horas da manhã a médica vai embora sendo que pelo que fiquei sabendo seu plantão terminava as oito da manhã.
Fui ver minha neta, numa sala dentro de uma caixa de papelão já morta.
Não podemos permitir isto. Pois o tempo que fiquei la ouvi vários comentários dizendo que e fato corriqueiro. E funcionários falando, que não podem expressar sua opinião pois sofrem represálias."

E neste intervalo...quantos casos estranhos aconteceram e que não foram objeto de comoção...que ficaram no silêncio da dor de uma família, ou na passividade de quem acredita ou quer acreditar que isto faz parte...e que a Saúde em todo país é imunda mesmo?

Sabe, penso que a responsabilidade nesses casos é do profissional. Mal formado, de índole mesquinha que acredita que os anos passados em um curso elitista, os fazem mais cultos, superiores e melhores que os outros seres humanos. Ao  governo cabe a exemplar punição, a tolerância zero com estes profissionais, fornecer condições de trabalho adequada, fiscalizar, gerar mecanismos preventivos que possam evitar estas condutas, acender um alerta e dar a devida atenção as queixas que são feitas na Ouvidoria. Enfim, dar satisfações a população que os fez gestores e concedeu a eles o privilégio de serem guardiões dos serviços públicos. 

Dr. Ruy, deu este primeiro passo, ao dar satisfação a população... espero que não pare por aí. E isto deveria acontecer com as demais áreas, como a Educação que a todo momento nos faz tão infelizes também.

Se fôssemos ouvidos, no primeiro Caso de Polícia, já teriam revisto a rotina do Hospital e Postos de Saúde e hoje, não estaríamos chorando por crianças que antes mesmo de nascer, tem seu direito a vida digna, roubado por gente que deveria ser expurgada do convívio da sociedade.

E é por estas e outras, que estarei na rua novamente, gritando por dias melhores para todos nós!