terça-feira, 11 de novembro de 2014

Senhora Mangaratiba - Nossa Senhora

Senhora que Guia, tirando as Dores, sendo nosso Perpétuo Socorro, abrindo o Desterro, Desatando os nós, que nos leva a alcançar as Graças, rogai por nós que recorremos a Vós!


Ah! Minha velha Senhora que tanto amo, que me buscou de lugares tão distantes, me fez fincar raízes e frutificar por aqui... já são tantos os pequenos mangaratibenses que deixarei para te amar... que mais nada impedirá de me eternizar em você!

Para você, velha Senhora linda e sofrida um retrato colorido em forma de canção...

Paisagem da Janela - Milton Nascimento

Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um voo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal
Mensageiro natural de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava desse temporal
Você não escutou
Você não quer acreditar
Mas isso é tão normal
Você não quer acreditar
E eu apenas era
Cavaleiro marginal lavado em ribeirão
Cavaleiro negro que viveu mistérios
Cavaleiro e senhor de casa e árvores
Sem querer descanso nem dominical
Cavaleiro marginal banhado em ribeirão
Conheci as torres e os cemitérios
Conheci os homens e os seus velórios
Quando olhava da janela lateral
Do quarto de dormir
Você não quer acreditar
Mas isso tão normal
Você não quer acreditar
Mas isso tão normal
Um cavaleiro marginal
Banhado em ribeirão
Você não quer acreditar


4 comentários:

  1. Linda homenagem !!! N.sra. da Guia proteja nossa Mangaratiba... Que assim seja.... Amém...

    ResponderExcluir
  2. DE FATO EU NÃO QUERO ACREDITAR !
    MAS ONDE JA SE VIU UMA ANIVERSARIANTE COM UMA HISTÓRIA NA HISTÓRIA, RECEBER COMO PRESENTE O DESCASO DESSA MULAMBADA DOS CAPIXABAS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito mais que descaso... é a total incapacidade de gestão. Isto beira a demência mesmo. E guarde o que escrevo... Podem ter "aumentado" o patrimônio deles, podem até não saber onde enfiar esmeraldas, que isso não significa que saberão viver bem pelo resto da vida.
      Ou ninguém lembra que o patrimônio que antes tinham adquirido pelos herdeiros e agregados do prefeito pai, foi dilapidado da mesma forma como estamos sendo "mal administrado" agora?

      Viverão esta opulência, mas logo estarão no ostracismo, com inúmeros processos nas costas, tendo que pagar advogados, brigar entre eles mesmos, cada um querendo esbanjar aquilo que ganharam fácil... e olhem, não adianta ir dar "agrado" aos antepassados nas igrejas que frequentam, pois não há lei maior do que a do retorno, ação e reação, ou o nome que quisermos dar....

      Me lembro de uma situação que pode servir de exemplo para tudo isso...
      Lembram do comandante que comandou a invasão do Carandiru? Lembram como os anos passaram e o infeliz foi morrer pelas mãos da amante, como um velho tolo e solitário? Com aquelas 111 almas perdidas pesando nas costas? Foi deputado, foi absolvido quando julgaram o recurso, passaram os anos e morreu como um babão... e a acusada? Foi absolvida, assim como ele o foi!!!!
      E assim é a vida.... não podemos é deixar que tudo isso fique a espera da Lei Divina ou da natureza... temos que contribuir para o efeito da reação desta lei!

      Expurgar, denunciar, informar, repudiar e não permitir que sejamos idiotas novamente e ficarmos a espera de um santo ou salvador da pátria.
      É hora de avaliarmos os programas de governo que nos serão apresentados, votar na casa legislativa, sabendo qual é o papel do vereador e não empurrá-los para os braços do executivo, promover o bom debate de ideias e nunca mais esquecer este período desastroso de nossa história que nos fez retroceder moralmente aos tempos do Brasil colônia e financeiramente aos tempos do extrativismo ou dos piratas!!!!

      Excluir
  3. leila, enganaram eles que aqui não há lei.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!