quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Marina Silva é nós! É 40!

Texto de um jovem militante do PDT, sobre Marina Silva.


 Com a palavra, Rudolph Hasan:




Intolerância, Preconceitos e Conservadorismo
É de espantar as recentes críticas que tem aparecido nas redes sociais a Marina Silva, chega a ser assombroso o teor das opiniões que circulam na rede, mas por um lado, e somente por esse lado, é positivo o que está ocorrendo, por demonstrar com clareza e sem escaramuças, o quanto nossa sociedade ainda é MACHISTA, RACISTA E INTOLERANTE!
Marina Silva desde que iniciou o processo de formação da Rede Sustentabilidade, junto a vários agentes da sociedade, demonstrou claramente a partir dos Estatutos do Partido, sua intenção de transformar a política tradicional, jogando pra escanteio o velho modelo político. Através de vários mecanismos de participação popular, a Rede vêm propondo uma ampliação dos espaços de participação, o que na minha opinião, amplifica o caminho para a tão sonhada “Democracia Participativa e Direta”, mesmo que ainda sob a forma da institucionalidade (que ao meu ver não será superada de hoje para amanhã).
Tal proposta da Rede, faz tremer os velhos adeptos das tradicionais e mal fadadas práticas políticas, fisiológicos convictos e pragmáticos de gabinetes, praticantes dos acordões de corredor e dos mais espúrios negócios do “poder”. Nessa perspectiva, e visto a alta popularidade de Marina, inicia-se uma campanha extremamente suja contra essa mulher, que em primeira instância visa impedir o fortalecimento de um modelo participativo e mais democrático de se fazer política, como também, retardar a ascensão ao Planalto de um SÍMBOLO daquilo que as oligarquias e a cultura conservadora brasileira mais oprimiu por séculos: A mulher, o pobre, o índio, o negro e o religioso adepto do credo “não oficial”.
É lamentável ver indivíduos que se dizem afinados com a “esquerda”, tecerem críticas tão perversas contra a menina dos seringais. Dizem os oportunistas que ela “não presta” por ter amizade com a herdeira do Banco Itaú e com empresário dono da Natura, mas não observam a mesma medida quanto as relações do PT com Odebrech, Camargo Corrêa, OAS, Banco Bradesco, Maluf, Fernando Collor, Sarney, Calheiros...devo continuar? Outra crítica que tem sido feito a Marina Silva justamente por grupos ditos de “esquerda”, diz respeito a opção religiosa da moça, que é Protestante. Falam os sabiás, que Marina é “fundamentalista”, “contra o aborto” e “casamento Gay”. As perversas afirmações falaciosas só evidenciam o tamanho de nossa intolerância religiosa. Marina Silva sempre afirmou separar suas convicções religiosas da sua atuação institucional e ainda em 2010 foi mais avançada do que qualquer um dos candidatos ao propor um grande debate nacional sobre os temas, abrindo esses “tabus” e colocando na mesa de cada brasileiro esses temas tratados ainda com muitos dedos. Aos desavisados, nos quadros da Rede Sustentabilidade, inclusive em esferas de direção de executivas, existem indivíduos das mais variadas orientações sexuais, como transexuais que ocupam cargos de destaque, diferente da maioria dos demais partidos.
Ainda sob as críticas provenientes dos partidos que compõe o governo, observa-se a prepotência estrutural da narrativa anti-Marina, quando pauta a candidata como perigosa por comungar de uma doutrina religiosa, e absolve das mesmas críticas Dilma, pelo simples fato de ser ateia, jogando pra baixo do tapete qualquer crítica relativa ao alinhamento da mesma a IURD, Garotinho e CNBB. Dilma pode, Marina não? Nesse aspecto, se revela justamente o grande fracasso do PT, que se baseou na tratativa da “governabilidade”, sentou com “Deus” e o “Diabo”, abraçou Pezão, Garotinhos e Malufs e não diferenciou-se, perdeu sua marca e coerência no achismo de que o povo na hora “H” iria na lógica do “menos pior”, optando por Dilma em detrimento a Aécio, até que Marina voltou ao cenário.
Da parte da “direita”, a crítica a Marina recai justamente por seus longos anos de PT, CUT e militância ambientalista. No período em que esteve no ministério do meio ambiente, pedidos e mais pedidos de licenças ambientais para construção de barragens ou exploração de terras virgens, se amontoavam nas prateleiras do setor de protocolo, sendo em sua maioria indeferidos pela ministra. Os ruralistas acusam Marina de travar o “desenvolvimento” do País com um discurso “verde”, mas comungam do mesmo medo dos governistas em perder espaço de influência na política nacional, com uma possível implantação de um modelo democrático e participativo de gestão, que de fato permita o avançar do tão combatido “poder popular”. Não digo aqui que Marina será arauto de uma “revolução”, nada disso, mas sem dúvida suas propostas podem representar um ponto de corte na política brasileira, trazendo avanços significativos e potencializando as vozes que emergem das ruas.
No fundo no fundo, fica nítido pra mim que a maioria dessas críticas, elencadas tanto pela “exquerda” quanto pela “direita”, tem como arcabouço os velhos preconceitos que reproduzimos todos os dias. Para as elites conservadoras, sejam elas as burocráticas ou as endinheiradas, a eleição de uma mulher índia, vista inclusive por muitos como negra, de cabelo duro, que só foi alfabetizar-se na adolescência, de formação política marxista e que professa uma religião que nos dias de hoje é maioria na “cozinha da casa grande”, representa simbolicamente a subversão dos valores mais atrasados, por tanto tempo tão defendidos e por elas sustentados.
Que venham as críticas...vejamos se da casa grande ou dos capitães do mato...

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Educação que chora...mais um pouco!


Continuando a chorar...

"Sou professora e trabalho em uma das maiores escolas do município. Estamos passando por uma situação tão difícil e que nunca passamos em outros governos. Fico intrigada de não ver estes relatos neste blog que dizem ser frequentado por professores, será que todos estão cegos? Será que só minha escola tem problemas graves? Só vejo professor se mobilizando por melhoria de salários! E para melhores condições de trabalho? Falta tudo que se relaciona a material escolar, falta material de limpeza (o problema do papel higiênico é grave pois as crianças vão ao banheiro e no retorno o cheiro de fezes pode ser sentido dentro da sala, isso é covardia! ) Eu levo o meu papel para o meu uso! Algum vereador já teve a curiosidade de visitar os banheiros das escolas dos distritos em que foram eleitos? Muitos não tem portas, vasos sem tampa e muita sujeira! Diretores de escola sem motivação que recebem funcionários enviados por motivos políticos (muitas vezes sem ter o que fazer ou incapazes de fazer o que lhes é atribuído). Existem professores que não tem a mínima condição de dar aula e ficam vagando como zumbis pelos pátios. E a Diretora porque não devolve este funcionário? Porque não tem autonomia para isso! Ou porque quem indicou foi o Marido da Cristine. Faltam funcionários se um lado e sobram do outro! Inspetores e merendeiras batem cabeça e fingem que trabalham. Diretoras nomeadas afugentam alunos do período noturno ao afirmar que eles só vem para comer. Como uma diretora pode falar isso para um aluno? Resultado: o ensino noturno de adultos acabou (a Diretora é amiga do prefeito). Será que alguém do magistério leu esta postagem? Não sei o que fazer! "

 OBS: Comentário feito na postagem "Educação que chora".


Agora, mais um pouco de lamento... acidente com ônibus escolar no dia 18/08, segunda feira.
Alguém foi a público explicar os motivos deste acidente? Alguém cobrou explicações sobre este acidente?
Alguém se indignou com este acidente? 
Transporte escolar é coisa séria e deve ser feito com garantias de que nossas crianças estão aos cuidados de profissionais competentes, sejam eles motoristas, ou responsáveis pela administração deste transporte que requer todo empenho com revisões e vistorias. Não esquecendo do preparo de monitores para agir nestas situações também.
Não podemos esquecer que nossa tranquilidade depende em muito da segurança que nos transmitem quando algo desta natureza é esclarecido a população.
Várias são as reclamações em outros blogs e redes sociais sobre os receios da população quanto a este transporte... 


 OBS: Este pneu não está um tanto gasto?


Chega de chorar, não é mesmo?

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Eduardo Campos, tinha coragem pra mudar o Brasil!

Existem situações que nos tiram no primeiro momento a capacidade de raciocinar. Situações dolorosas que misturam sentimentos, sensações, desesperança, tristeza e desencanto, levando a absoluta falta de raciocínio.

Para mim, não foi diferente... e neste momento, só posso escrever sobre o tanto que me marcará este episódio horroroso que foi a morte de Eduardo Campos. 

Não consigo dissociar esta morte da vida em sociedade e em nossas motivações políticas... triste demais, incompreensível demais...

Um homem que não precisaria estar neste avião, caso estivesse comodamente como governador de Pernambuco. Um homem em sua plenitude de vida que poderia, para alguns, esperar para alçar voos maiores, mas que decidiu aderir ao movimento vindo das ruas que pedia e exigia mudanças em nosso país e em nossa política.

Um homem que estava enfrentando as críticas tolas e medíocres daqueles que sempre querem diminuir as opções alheias com escárnio e conceitos velhos, ultrapassados e que só refletem o quanto precisávamos de um choque de coragem pra mudar o Brasil!


Hoje, não é hora de especular os rumos desta chapa e desta coligação.... hoje, agora, é hora de lamentar a perda de um homem de valor, capaz e que tem uma estrada de vida política, baseada nos bons aprendizados familiares... não é assim que tanto cobramos das famílias? Bons conceitos particulares e sociais? 

Eduardo me encantou faz tempo... Eduardo me encantou antes de nascer com a vida do avô Miguel Arraes! E de toda a família que leva com categoria a política em todos os sentidos.

A vida não é acaso, a vida não é feita de episódios casuais...estes momentos devem servir para reflexões maiores, para atitudes e para avaliações pessoais...

Eduardo Campos, seus assessores, não podem ter saído desta vida como quem a perdeu... Eduardo Campos é vitória da dignidade e da vontade de fazer certo!

"Não desistam do Brasil!"
Foi o que ele pediu ontem no Jornal Nacional!

Seu avô o trouxe para a política, seu avô o buscou no mesmo dia em que faleceu em 2005. Juntos continuam a fazer parte de nossa história e de exemplos para toda a sociedade!


terça-feira, 12 de agosto de 2014

Educação que chora...

Era uma vez ...

Em lugar não muito distante, havia um grupo de pessoas que se deslocava diariamente em uma tarefa ingrata para eles e para quem se destinava seus trabalhos e tarefas.

Todos os dias lá ia aquela turba, em sua maioria mulheres, labutar e cumprir sua jornada... já de manhã, sentiam o peso desta responsabilidade nos ombros e se lamentavam, outros, para estímulo próprio, se convenciam de que o que faziam era gratificante e positivo, que não havia missão maior do que partilhar conhecimentos e que tudo pelo que passavam, não era nada tão penoso se considerassem o prêmio de ver florescer em cada um de seus pupilos o questionamento e seus valores serem lapidados como os mais belos diamantes.

Após horas e horas de repetição, gritos e mais gritos, calor ou frio intenso, se desdobrarem para ter um mínimo de material e as tristes e revoltantes manifestações de insatisfação daqueles que infelizmente, não sabem o quanto perdem em machucar tão profundamente sua dignidade, eles voltam para suas casas e cansados e perdidos, não sabem mais como serem ...professores!!!!

E em um momento de lucidez, percebem com todos os sentidos apurados que falta algo... mas, o que seria?

E eu digo: Falta respeito! Falta coragem! Falta vontade! E não vai ser esperneando e exercendo suas funções com tanto desânimo ou ilusão que conseguirão valorizar a mais bonita de todas as profissões!

É conversando entre vocês, é fazendo o mea culpa de sua passividade, é buscando o mínimo de coerência entre vocês que este horror explícito vai acabar e ser varrido de nossa educação.

Pensem que já é hora de tirar do meio de vocês uma ou duas representações para o legislativo...mas, não é aquela representação que se apresenta como opção e sim aquela que é incentivada por vocês, escolhida por vocês para que venha se candidatar e não aceitem que se faça jogo de barganha na luta e comece o bla bla bla de sempre. Puxem do meio de vocês esta representação!

Façam um ou dois candidatos capazes, compromissados com o problema e nada mais justo que seja alguém que padece e luta com e para vocês.

Falta somente dois anos e meio e no ano que vem vocês já devem ter os nomes que vocês gostariam de ver na Câmara, que sejam de fato  parceiros de lutas e não um ou uma oportunista que se comprometerá somente com a causa do seu bolso. Pessoa que lute por condições de trabalho, valorização salarial, infraestrutura, capacitação REAL e que faça barulho a favor da educação.

Que conheça a comunidade, que tenha como meta o desenvolvimento da sociedade e que possa chamar e ser atendido por vocês.

Debatam, gritem, discutam, encorajem-se.... mas, por favor, saiam desse marasmo humilhante!