domingo, 1 de março de 2015

Mangaratiba - Ano letivo ou ano retido?


Sabe aquele slogan da Rede Globo que diz: "Educação, a gente vê por aqui." ?
Pois é .... em Mangaratiba é Educação, a gente não tem por aqui!!!!

O ano que passou conseguiu ser pior do que o ano de 2013 e este que se iniciou, já suplantou em todos os sentidos  o ano inteiro de 2014 em termos de desorganização, falta de recursos e de desrespeito aos profissionais, alunos e comunidade escolar em geral.

Fico aqui sem entender os "profissionais" lotados na SME que se submetem a praticar este descaso em nome de um governo desprezível como esse, que vem se matando e destruindo a carreira de algumas destas pessoas.

Iniciamos o ano com demissões de profissionais que não tem culpa da falta de capacidade e do desleixo de seus gestores que não executam  as leis que regem o município e nem acatam o Plano de Carreiras do Magistério. Em nome de uma "suposta" interpretação da decisão do MP de que o governo deveria demitir os funcionários contratados ( em todas as áreas) e que realizasse o concurso público, também para todas as áreas, exonerou os profissionais da educação sem que recebessem seus resíduos salariais e a seguir, realiza um Processo seletivo simplificado, com o mesmo desleixo com que realizam todas as ações deste governo, burlando assim, mais uma vez, as regras que exigem que se faça no município o tão esperado concurso público.

Assim, ganharam um mês sem gastos com o pessoal da educação, deixaram unidades escolares a deriva, creches com pessoal mínimo e profissionais exaustos que não poderiam de forma alguma realizar um trabalho ao menos suportável. Vieram as contratações, vieram os problemas com pessoal sendo lotado a moda da casa, ou seja, sem o menor critério que acolhesse o bem estar do profissional e as necessidades das unidades  em que foram lotados. Passado o primeiro mês e as insatisfações vieram à tona!!! Cadê o salário destes profissionais?
Segundo relatos das meninas da educação, eles só verão a cor do suado provento, ao final de Março!!!

E se isso tudo não fosse suficiente, para completar o saco de maldades, as escolas estão sem coordenador pedagógico, sem material, sem mesmo o toner de impressoras para que possam se virar nos trinta e oferecerem o mínimo do mínimo para executarem suas aulas. Pensam que acabou? 
Nada disso!!!

Para atender a inclusão, o mediador escolar surge,  devido ao crescimento das chamadas “crianças em situação de inclusão”. Com isso, as escolas se veem às voltas com uma nova demanda: Como incluir esses “novos” alunos? No processo de construção dessa resposta, o “mediador” aparece como um possível instrumento, mas logo se torna imprescindível nas salas de aula.
E em Mangaratiba, este ano, em pleno mês de Março, estamos com crianças ainda fora das salas de aula por não termos a figura do mediador em inúmeras unidades escolares.

Se tudo isso não bastasse, ainda ouvimos frases do tipo, "deem um jeitinho" quando se cobra ações concretas por parte da SME!

Se mesmo assim, alguém não se indignar, conto para vocês que apesar do tal processo seletivo ter acontecido, ainda estão acontecendo as dobras por debaixo dos panos para os efetivos que não participaram do processo seletivo, os tempos extras para os escolhidos... e a velha Mangaratiba vai se degradando dia após dia!

Nossas escolas caindo aos pedaços, nossas escolas super lotadas, nossas escolas fingindo educar...

Está na hora de não mais reter a educação! Está na hora de valorização dos profissionais e isso, só irá acontecer quando os profissionais SE valorizarem de fato. Percebendo que devem ser capacitados, pois a prova de que nossa educação está retida, foi a reprovação de inúmeros profissionais que por anos estiveram em sala de aula em nossa Mangaratiba.
Está na hora de iniciar o ano das "lições" (ano letivo) com respeito a nossas crianças e profissionais.

E para isso acontecer, vocês profissionais da educação, não podem mais permitir que sejam humilhados e aviltados em seus direitos e condições de trabalho!

Parem se preciso for! Parem, nós agradeceremos!


22 comentários:

  1. Façam como em Itaguaí e façam greve! Já já a globo vem por aqui e o prefeito resolve na marra o que deveria ser sua obrigação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão faltando nessa foto três funcionárias que contribuíram mais do que ninguém para o fracasso da Educação em Mangaratiba são:
      Cristini, Monalisa e Janaina do p bela vista!

      Excluir
  2. Eu paro na hora! Sou uma dessas que já não aguenta mais tanto desrespeito.

    ResponderExcluir
  3. Sobre a Morte do Diretor Luiz Matos:
    O boato no Hospital hoje era grande sobre o tratamento que o Dr. Garrido (pessoa arrogante, má, grossa, prepotente, que humilha os funcionários, grita com os pacientes, fuma dentro do hospital, anda para cima e para baixo com carro e gasolina da prefeitura, que aparece em posto de saúde embriagado em com lata de cerveja na mão) havia dispensado ao sempre elegante, carinhoso, sorridente e que ajudava a todos independente da raça, cor, sexo ou ideologia política. Na última sexta feira o Dr. Garrido, o protegido do prefeito por ser seu ex - cunhado, tratou o Luis Matos aos gritos na frente de todo mundo! Disse que ele era um diretor de merda e que estaria exonerado! Humilhou o Luis na frente de sua equipe. O luis foi para casa e morrei na madrugada! Quem foi o responsável? Dr. Sergio Garrido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E ninguém faz nada contra esse povo do mal!!!!!!! Só Jesus por nós!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. vamos nos unir e parar igual a Itaguaí! Somos importantes e somos tratadas como pessoas sem valor para sociedade! Vamos mostrar para esse prefeito que não somos massa de manobra e que só servimos para fazer reuniãozinha para seus candidatos a Deputado Indio da Costa e Iranildo Campos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos é chutar o pau da barraca! Com seriedade e vontade de fazer o melhor.

      Excluir
  5. Como parar se a massa é contratada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ainda não perceberam que vocês é que justamente são a massa que também pode parar a educação?
      Antes a desculpa era que não podiam parar por serem "contratadas" devendo favores, agora é que podem ser mandados embora... caiam na real, eles não podem contratar sem ser pelo processo seletivo simplificado! Se mandarem embora, vão ter que fazer outro e vocês passam novamente!

      Excluir
    2. Os vereadores estão todos comprados, a CPI não dará em nada!

      Excluir
    3. A hora em os diretores de escolas entenderem que devem deixar de ser marionetes da SME e sim representantes da comunidade, defensores e responsáveis pelo funcionamento das escolas com dignidade.... A hora em que os professores entenderem que nderpependem da PMM e sim a Prefeitura que depende deles... E que pararem... exigirem respeito e mudanças, no coletivo, tudo vai melhorar.
      A sociedade é responsável pelo que está acontecendo na Educação de Mangaratiba.
      Coragem!!!!!
      Se articulem pelas redes socialis... monte grupos afins. ... pratiquem a cidadania.
      Faço. Faça!

      Excluir
  6. Temos professores indo para a cozinha; diretores indo para a cozinha; professores que precisam de orientação, mas estão sem coordenadores em ano de IDEB; crianças com deficiências em casa, pois não têm mediadores; profissionais que já, já estarão desestimulados, pois não receberam seus salários; professores que se capacitaram em cursos de alfabetização, dando aula para a Educação Infantil ou em outras turmas; salas de aulas em potência máxima de aquecimento; material que ainda não chegou; sem hora para planejamento... Caramba! Damos um passo para a frente e dois para trás!!
    Muitos profissionais estão segurando as pontas para que nossas crianças não fiquem sem atendimento, mas até quando eles vão aguentar eu não sei!
    E fico admirada como ainda existem pessoas com "medo" de expor as mazelas que estamos passando. É por conta de "medo" que o nosso município está do jeito que está. Até com o dinheiro da nossa aposentadoria o governo resolveu brincar de não pagar.
    Estou zangada! E não me mandem calar a boca!! Se os colegas resolverem parar, vou para a rua bater panelas. Nos fizeram parar com o estado de greve em 2013, com a promessa do concurso! Cadê? Até hoje nada!!!
    Um governo que não prioriza a Educação, não tem o meu respeito!!
    Elizabeth

    ResponderExcluir
  7. A morte do Luis Mato precisa ser esclarecida
    esse Garrido eh e sempre foi o bandido da história !

    ResponderExcluir
  8. A Educação de Mangaratiba pede socorro! Precisamos nos mobilizar urgente! Professores recém contratados para a função exercendo outra. Isso pode Arnaldo?

    ResponderExcluir
  9. eles estão perdidos e sem saída. vão fazer como ratos acuados, vão atacar, mas como os ratos, vão esganiçar até morrer e isso não demora. Não deixem que o ano letivo se perca, mais um e em piores condições. Sou mãe de aluno e concordo que parem.

    ResponderExcluir
  10. Amanha haverá nova votação na câmara sobre os valores desviados da Previ pelo atual prefeito que retem o dinheiro dos funcionários e não repassa ha mais de um ano! Aos funcionários estatutários como eu: estejam presentes para saber quais são os veteadores que votam com o funcionário e quais votam contra nossa classe!

    ResponderExcluir
  11. ... e vem 2016 com ANDREIA e seus mesmos ... e toma papudo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi a filha da Andreia que conseguiu um emprego no governo do estado com salário de r$ 25.000.00?

      Excluir
  12. Rodrigo Bondim e Banana seus safados, vocês não são dignos de morarem em Mangaratiba!
    Vocês vão pagar nas urnas pelas safadezas com a população!!!
    CORRUPTOS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Chega a ser cômico, o secretario Sidnei, municiado de muitas falcatruas do capixaba nas mãos Consegue todas as secretarias. Faz constantimente chantagens ao prefeito Cachaceiros!!!

    ResponderExcluir
  14. sorte dele, q pega o prefeito sempre embriagado e zennnnnn !

    ResponderExcluir
  15. Há novo zum, zum, zum dobre novo processo seletivo para educação. .. ao mesmo tempo o zum zum zum está relacionado a contratação de pessoas que não passaram na última prova.... Será?

    ResponderExcluir
  16. Desde que me lembro da Educação deste município que NUNCA vi tanta falta de valorização. O que a SME pensa? Meyre, o que você está fazendo com nosso municipio? Não adianta dizer que é a Monalisa ou a Ctistine... Você é a Secretária.
    As escolas estão regredindo. ..
    saudoso tempo de implantação de salas de leitura. ... salas de informáticas. .. coordenadores pedagógicos. .. Artes, Educação Física para os anos iniciais... professores mediadotes para os deficientes... profesdores de apoio para as turmas de 1anos... turmas não multisseriadas... 1.3 da carga horária do professor para estudos e planejamentos... formações continuadas e assistência séria e precisa por parte da SME...
    Cadê? GATO COMEU. ..
    Acorde diretores de escolas... organizem a comunidade. .. defendam os direitos dos alunos... ddeixem de ser MARIONETES DA MEYRE.
    Vocês, diretores, sendo coniventes. .. São os próprios culpados. Tudo o que acontece em sua escola vc é o responsável. VOCÊ.
    NAO ADIANTEA JUSTIFICAR. Faça a diferença. Ou você morre de medo de ser exonerado?
    Quero ouvir falar da mudanças que você foi capaz de proporcionar para o bem da educação porque até agora não aconteceu NADA.
    Como é que pode um grupo tão pequeno mandar em tantos outros?
    Cadê o Conselho Municipal? Cadê os Conselhos das escolas? Cadê o Sindicato?Cadê a oposição partidária? Vergonhosa a situação.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!