segunda-feira, 2 de novembro de 2015

E vamos que vamos, trabalhando sem parar!

Anos e anos... sem nada e quando se faz, mesmo sendo obrigação e o correto, temos os críticos do contra...
Se passamos seis meses vasculhando tudo que não promove a igualdade de oportunidades, a falta de regulamentação em tantas áreas do serviço público, desagradando aos que se valiam disso para vantagens pessoais, ou para facilidades que retiram o direito daqueles que muitas vezes enfrentam dificuldades enormes pelo distanciamento do serviço público,  vejo o posicionamento do contra sem o menor argumento e motivos para que isso aconteça.... ou melhor, até sabemos o motivo, mas é doentio!!!

Não tem concurso por longos e tenebrosos anos!!! Oba, vamos gritar para que o concurso venha...
Vamos ter concurso!!!! Oba, vamos gritar que o concurso é uma fraude...
Nossa população precisa ter oportunidade para concorrer às vagas do concurso! Oba, vamos gritar que estamos abandonados à própria sorte!
Nossa população terá a oportunidade para concorrer às vagas do concurso, vamos organizar um cursinho! Oba, vamos reclamar que houve mais candidatos do que vagas!!!!
Temos fila de espera para vagas nos CEIMs por três ou quatro anos!!!  Oba, vamos reclamar da injustiça...
Temos regulamentação para inscrições de vagas nos CEIMs! Oba, vamos reclamar que é complicado ir ao Centro de Mangaratiba e estão pedindo muitos documentos.
Não temos processos licitatórios confiáveis! Oba, vamos somente apontar isso!!!
Temos licitações em todas as áreas do serviço público, amplamente divulgadas! Oba, vamos reclamar que ficamos sem a continuidade dos serviços para que o processo licitatório ocorra dentro das Leis!!!
...
Enfim, nada, absolutamente nada abrirá a mente daqueles que independente de suas escolhas políticas, não conseguem unir  esforços para que possamos fazer de Mangaratiba, um lugar melhor de se viver.
O posicionamento não deve ser político, no sentido partidário... mas, deve ser político no sentido maior e pleno que é a participação social em causas que nos são comuns!
Quando vejo a crítica, sempre peço ao crítico que me dê sugestões de como deveria ter sido feito... e nunca ninguém responde!!!
Críticas é o que se quer quando se é gestor!!! Porém, devem vir acompanhadas de um ponto de vista que sugira alguma forma de ação para que possamos corrigir os erros.
Tudo isso é saudável... tudo isso é necessário para que se possa ter um olhar mais próximo dos anseios de todos, afinal, temos que exigir que os serviços sejam aprimorados e que satisfaçam a maioria. Nunca conseguiremos um governo que agrade a todos, muito menos em uma comunidade que ainda é aprendiz da vivência democrática.
Mas, devemos combater as difamações, as mentiras, as distorções e não mais permitir que sejamos induzidos ao imediatismo que mata qualquer resultado positivo para a sociedade.
 Fico bem chateada quando alguém escreve que “outro alguém sofre perseguições”... Poxa! Na área da educação, que é a que posso atestar, não existe isso! Em um ano tão difícil como esse que está se encerrando, perder energia com perseguições seria no mínimo perda de tempo e tempo, é o que não temos! Queremos concretizar realizações... queremos completar o diagnóstico do que encontramos, queremos fazer do ano de 2016, o ano dos acertos, planejando como alfabetizar os não alfabetizados que encontramos em todas as séries do ensino fundamental... Queremos capacitar profissionais da rede, não só professores, como os inspetores, merendeiras e monitores do nosso transporte escolar e os gestores das UEs. São tantas e tantas ações que se fazem urgentes e que precisam ter a participação de todos.
E as ferramentas que podem levar a almejarmos a qualidade no ensino? Merenda de qualidade... material de expediente, material de limpeza, obras de adequação de nossas UEs abandonadas por anos e anos, sendo maquiada todo esse tempo sem que ninguém se importasse com isso!!! E para modificar este quadro, precisamos organizar, licitar, trocar equipes, aprender a assimilar  o ponto de vista dos envolvidos, sejam eles os profissionais ou os usuários do serviços públicos.

Mas, independente de tudo isso, o que nos faz saber que está valendo a pena, é a motivação dos profissionais da SME em normatizar, diagnosticar, poder opinar e realizar algo que antes nunca lhes foi permitido sonhar! É perceber muitos professores interagindo e respondendo com apoio e dedicação. Isso é compreensão e mudança de conceitos.

Bom, depois de tantos meses de afastamento de meu blog, percebo que enquanto Mangaratiba, não se colocar consciente de que devemos quebrar o elo com a polarização de lado A ou lado B... e por vezes até o lado C... e tocarmos juntos no que estiver correto, criticar com honestidade o que não for correto, teremos sempre os oportunistas e os semeadores do atraso que só beneficiam a eles mesmos!

12 comentários:

  1. Perfeito! Nada à acrescentar como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Nada à acrescentar como sempre!

    ResponderExcluir
  3. vindo de quem vem, se desperça no vento .... não acredito mais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dispersa... ai ai ai! Fico mais tranquila em saber que possivelmente você não é da educação...mas, caso seja, fico aliviada de não estar atendendo suas expectativas...

      Excluir
  4. se estás de fato tão preocupada com SME, pq não compareceu na luta dos professores qdo estes foram à prefeitura e foram lacrados na sala de espera ? é só um desabafo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito preocupada mesmo. E assim como vários ex secretários que hoje estão na luta e em momentos anteriores não estavam em movimentos nas ruas, eu continuo lutando por nossa educação, cuidando de modificar o conceito para que entendam que a SME está a serviço dos alunos...

      Excluir
  5. então, fale por vc ! ESQUEÇA OS OUTROS... não tente justificar..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ???? Eu estou falando por mim e respondendo a vc que questionou... Preciso explicar mais? Ou vc não entendeu a resposta?
      Isso é diferente de justificar... captou?
      Todos estão lutando, cada qual em sua posição! Está mais claro? Antes eu estava nas ruas e agora estou atuando... gostem ou não e fazendo aquilo que me cabe...

      Excluir
    2. Cada um em uma posição é o que queremos e todos fazendo alguma coisa. Pode ser nas trincheiras ou na frente da tropa. Entendi muito bem seu posicionamento e concordo.

      Excluir
    3. leila, quero te perguntar uma coisa.
      você acredita mesmo no governo? eu acredito na crise, acredito que o prefeito tem que fazer um bom governo para ele ter chance de se eleger, mas está difícil demais sem informações.
      você tem como explicar o porque de tantos caciques e tão poucos índios no governo?

      Excluir
  6. A CRÍTICA TEM QUE SER VERDADEIRA E NÃO OPORTUNA PARA SE ALCANÇAR UM EMPREGO COMO....... MUITOS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos devem trabalhar... poxa... ainda mais alguém, que pela ótica do comentarista, até que esperou muito, pois enquanto vocês nada faziam eu já atuava... faz é tempo!

      Excluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!